Hora 7 Estudante cria moto que funciona com gás metano tirado de pântano

Estudante cria moto que funciona com gás metano tirado de pântano

Para andar 20 km com o veículo, o holandês Gijs Schalkx fica 8h colhendo o gás de regiões pantanosas

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

É preciso coletar o combustível e encher o reservatório

É preciso coletar o combustível e encher o reservatório

Reprodução/YouTube/Gijs Schalkx

Um holandês criou uma motocicleta que utiliza metano como combustível. Se o nome não te parece estranho, saiba que é o gás das flatulências, com origem principalmente biológica.

Mas Gijs Schalkx, criador do estranho automóvel, não recolhe o combustível dos gases que solta, mas de emissões de pântanos à beira de estradas próximas de onde mora.

Gijs, um estudante de engenharia, afirma que criou a Sloot Motor — sloot significa "vala", em holandês — porque não quer mais agredir o meio ambiente. A Sloot seria uma forma de usar combustíveis fósseis sem acelerar ainda mais mudanças climáticas.

O estudante fez um furo no motor do veículo para alimentá-lo com o metano, embora a motod ainda utilize gás comum para dar a partida.

E aí vamos ao mais difícil: o longo processo de coletar metano. Para conseguir o metano —  que é produzido naturalmente de forma bem lenta nos pântanos — Gijs criou um dispositivo especial que torna a coleta mais rápida e bombeia o gás para um pequeno reservatório.

Segundo o estudante, é necessário cerca de 8h de coleta de metano para a moto andar cerca de 20 km.

"Oito horas de coleta para uma viagem de 20 quilômetros vão garantir que serão os melhores 20 quilômetros da sua vida, sem preço", afirmou ele ao jornal holandês Algemeen Dagblad.

A ideia do inventor é também fazer o homem repensar a própria relação com a tecnologia, um processo que pode tornar o mundo próximo de inabitável para a espécie humana.

"Por que continuamos nos apegando a essa ideia de progresso pelo crescimento?", questionou Gijs no site oficial dele.

LEIA ABAIXO: TikTok: Modelo solta flatulência gigantesca e deixa a web no chão

Últimas