Resumindo a Notícia
- Uma receita bizarra que ganhou fama recente no TikTok chamou a atenção de autoridades
- Nos vídeos, pessoas cozinham frango com xarope para tosse
- Um comunicado do governo dos EUA alertou que ferver remédios é perigoso
- O aviso oficial acabou por gerar uma nova onda de atenção pela receita insana
Receita bizarra nasceu como piada em redes sociais antes de acender o alarme de autoridades
Reprodução/YouTube/TheBluntTakeNos submundos de conteúdos virais estranhos de redes sociais, algo se destacou recentemente: pessoas que cozinhavam frangos com xarope de tosse. O que parecia apenas um conteúdo esquisito até demais para fazer sucesso se popularizou após a FDA — agência federal dos Estados Unidos que regulamenta alimentos e remédios — emitir um alerta para ninguém fazer frangos dessa forma.
"As tendências da mídia social e a pressão dos colegas podem ser uma combinação perigosa para seus filhos e seus amigos, especialmente quando envolvem o uso indevido de medicamentos", diz o comunicado, divulgado no site oficial da instituição, no dia 15.
O que era uma forma de prevenir comportamentos perigosos, acabou por impulsionar a receita insana e tornou o frango com xarope uma tendência recente em redes sociais — no Twitter e TikTok o termo "NyQuil chicken" ("NyQuil" é o nome do xarope e "chicken" é frango em inglês) foi mencionado milhares de vezes na última semana.
Nos vídeos do tipo, pessoas cozinham pedaços de frango mergulhados em doses generosas do xarope NyQuil — indicado para aliviar tosse, resfriado e gripe. No final, a carne ainda fica com aspecto azulado, por causa do remédio.
O aviso das autoridades sanitárias norte-americanas ressalta que, mesmo se o frango não for ingerido, é perigoso ferver qualquer tipo de medicamento.
Após a receita bizarra fazer sucesso, o TikTok passou a filtrar o termo nas pesquisas e exibir um aviso sobre os perigos de tendências estranhas na rede social para quem buscasse vídeos do tipo.
Uma investigação do BuzzFeed News revelou que o frango com xarope é uma piada do fórum 4chan pelo menos desde 2017, antes de reverberar como um viral no Reddit e ser tema de diversos vídeos do YouTube.
Abaixo, é possível ver um tuíte feito na época, em claro tom de paródia.
Como muitas das tendências bizarras de redes sociais, o frango com xarope nasceu como um tipo de meme horrorizante, recebeu milhares de reações e cobertura jornalística posterior, o que tornou a receita largamente conhecida. A receita até gerou paródias, como o "macarrão NyQuil".
Talvez seja a persistência de vídeos desse tipo ao longo dos últimos anos o motivo do aviso da FDA, uma agência que dificilmente se pronuncia sobre casos como esse — como a ideia de comer carne podre para ficar drogado.
Diferentemente dos repugnantes "nachos tables", nenhum vídeo que mostra alguém comendo a mistura ganhou fama — se tal registro existiu, foi deletado sumariamente por administradores do TikTok.
Como essa receita repugnante sobreviveu até hoje, é fácil apostar que daqui a alguns anos ganhe um pouco mais de atenção e seja tema de mais uma rodada de alarme de autoridades de saúde.
LEIA ABAIXO: Crimes na cozinha! Pratos bizarros que vão te fazer perder a fome