Hora 7 Garotinha apresenta sintomas terríveis ao ter contato com 'planta mortal'

Garotinha apresenta sintomas terríveis ao ter contato com 'planta mortal'

A cicuta venenosa afeta o sistema nervoso, provoca náuseas, vômitos, dores musculares, convulsões, coma, entre outros sintomas

  • Hora 7 | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Uma garotinha de 6 anos ficou extremamente mal ao cheirar a flor de uma planta.
  • No entanto, tratava-se de um dos vegetais mais venenosos do continente americano.
  • O simples contato com a cicuta, como é conhecida, gerou uma terrível reação alérgica.
  • Além de provocar náuseas, vômitos, dores musculares, convulsões, entre outros sintomas.
Garotinha de 6 anos teve contato com uma das 'plantas mais mortais da América'

Garotinha de 6 anos teve contato com uma das 'plantas mais mortais da América'

Montagem/R7, com Facebook/Chavana Neuweg

Uma garotinha com apenas 6 anos de idade ficou extremamente mal ao cheirar a flor de uma planta semelhante a uma erva-daninha. O que a pequena não teve como prever era que o vegetal aparentemente inofensivo se tratava de um dos mais venenosos do continente americano.

O caso veio à tona no Facebook, por meio de postagem feita por Chavana Neuweg, a mãe da criança. "Esta é provavelmente a publicação mais importante que farei aqui", escreveu. "Especialmente porque pode salvar a vida da minha filha."

Segundo Chavana, a menina começou a apresentar erupções cutâneas no rosto. Algo até então corriqueiro, visto que a garotinha "sempre teve alergia a insetos/abelhas/plantas".

Desta vez, no entanto, a reação se espalhou rapidamente. "O olho, a orelha, o rosto inteiro da minha filha ficaram inchados, cobertos pelas erupções e cheios de bolhas", detalhou.

A cicuta venenosa é mais comum no Hemisfério Norte

A cicuta venenosa é mais comum no Hemisfério Norte

Montagem/R7, com Facebook/Chavana Neuweg

Quando a criança passou a ter dificuldade para respirar e a ficar letárgica, os pais a levaram ao médico, momento em que foi administrado a ela um corticoide contra o veneno — embora, de acordo com Chavana, eles ainda não tivessem certeza da causa do processo alérgico.

Vale o clique: Rei cheio de estilo! Leão 'aposta' em penteado com mullet e franja reta

No retorno à casa onde vivem, a menina continuava extremamente abatida. "Ela mal falava e dormia o dia todo", contou a mãe. Foi quando o marido e ela decidiram dar uma volta pela casa e acabaram surpreendidos pela presença de "uma das piores e mais mortais plantas da América" em pleno jardim, a cicuta venenosa (Conium maculatum). "Ela estava crescendo e se espalhando, não só pelo meu jardim, como pelas casas dos meus vizinhos", revelou Chavana. "Esta planta é mortal."

A mãe preocupada ainda detalhou uma série de sintomas provocados pelo contato com a cicuta: "Afeta o sistema nervoso e pode causar paralisias nervosa e muscular, vômitos, náuseas, coma, dores musculares, convulsões, perda de fala, frequência cardíaca rápida e muito mais".

Ela também faz um apelo às pessoas para nunca queimarem essa planta caso a identifiquem por perto: pode fazer com que o veneno se espalhe pelo ar. Quanto à garotinha, ela ainda se recupera do susto.

Apesar de ser uma éspecie mais comumente encontrada no Hemisfério Norte, a cicuta venenosa também habita outra regiões do planeta. Em caso de contato com olhos, boca e rosto, um médico deve ser consultado imediatamente.

Por falar em altos níveis de toxicidade, especialistas encontram 19 serpentes supervenenosas na casa de uma família. Confira!

Últimas