Guerra entre gangues de macacos para o trânsito na Tailândia

Conflito envolvendo milhares de primatas assusta até quem estava acostumado com esses conflitos

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

audima
O conflito piorou na cidade por causa da continuidade da pandemia
Reprodução/YouTube/The Nation Thailand

A Tailândia registra uma nova guerra de macacos. Os embates entre símios foram uma das primeiras e mais assustadoras consequências da quarentena do país: sem a comida farta de turistas, os animais começaram a atacar quem passava em vilas e prédios e brigavam entre si.

Nos últimos meses, pouco havia sido dito sobre esses conflitos, concentrados principalmente  em Lopburi, uma cidade que era o paraíso para quem gosta de observar os macacos rhesus em ação. Mas eles estão de volta!

Falando assim, é difícil imaginar a escala desses embates, que ocorrem a qualquer momento e qualquer lugar da cidade. Um desses conflitos chegou a parar o trânsito no último domingo (25).

O jornal The Nation Thailand descreve a guerra como o conflito travado entre três gangues, tão violento que motoristas tiveram que parar e esperar. Elas têm até nomes: "o grupo Phra Prang Sam Yod, o do mercado e o do lote do Banco de Poupança do Governo".

Segundo o jornal, ainda não se sabe exatamente o motivo da briga, mas é possível entendê-la como a intensificação das rixas iniciados com a pandemia.

Com menos comida e atenção de milhares de turistas, os rhesus novamente se tornaram primatas de pavio curto e disposição renovada pra brigas longas.

Mesmo Wisrut Suwanphak, responsável por algumas das filmagens mais intensas de conflitos na região, afirmou que "nunca tinha visto algo assim". O jornalista disse que essa parecia "uma briga de gângsteres que vemos em filmes".

Ele também observou que as buzinas e gritos dos motoristas locais pareceram intensificar o problema e deixar os macacos ainda mais nervosos. A luta só acabou quando um dos líderes admitiu a derrota e resolver tirar o time de campo.

LEIA ABAIXO: Macacos tomam cidade da Tailândia e moradores estão acuados

Ir para versão mobile