Hora 7 Influência de Hollywood e casa rosa: Bruna Barbie faz sucesso no TikTok com 'rotina de boneca'

Influência de Hollywood e casa rosa: Bruna Barbie faz sucesso no TikTok com 'rotina de boneca'

Conversamos com Bruna Peres sobre a fama na rede social, a cor rosa e as expectativas pelo filme da Barbie, que estreia em 2023

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Resumindo a Notícia
  • Bruna Barbie, que mora em uma casa rosa, é uma das maiores infuenciadoras do Brasil

  • Ela revela que foi apelidada de Barbie ainda na escola, por gostar da cor rosa

  • A influenciadora tem perfis em redes sociais desde 2006

  • 'O segredo é prender a atenção das pessoas', conta ela

Tudo na casa de Bruna Barbie é rosa

Tudo na casa de Bruna Barbie é rosa

Reprodução/Instagram/@brunabarbieoficial

Em uma casa totalmente rosa, mora uma das maiores influenciadoras brasileiras do TikTok. Natural de Curitiba (PR), Bruna Peres sempre foi tão fascinada pela cor que, ainda em idade escolar, recebeu o apelido de “Bruna Barbie”, o que a tornou conhecida até fora do país. Hoje, tem quase 19 milhões de seguidores no TikTok, 2,7 milhões no YouTube e outros 434.000 no Instagram.

A identificação de Bruna com a boneca não surgiu da noite para o dia. Entrevistá-la é perceber que esse não é um amor de ocasião, mas algo que faz parte dela. “Posso ser a 'Bruna Barbie' em todo lugar: na gravação de um programa de TV, numa reunião de negócios, no shopping, com a família”, diz ela, mostrando que a alcunha não se deve apenas a uma personagem passageira para fazer sucesso na internet.

Tal amor veio cedo e, aos poucos, se integrou à rotina dela. “Eu gosto da Barbie desde criança, que foi quando tive a minha primeira boneca. Achava ela tão linda, tão elegante. Na adolescência, resolvi ser uma patricinha assumida, usando tudo rosa”, conta Bruna.

Recentemente, a influenciadora foi notícia até em portais internacionais, após gastar mais de R$ 500.000 para construir a casa da Barbie, inteira na cor rosa, um trabalho que durou três anos.

@brunabarbieoficial

My Pink Barbie House 

♬ Barbie Girl - Aqua

O plano foi posto em prática após Bruna ganhar um terreno da família, no litoral do Paraná — a localização exata ela não informa por segurança. Hoje, além de moradia, a casa é cenário para quase todos os vídeos e fotos da influenciadora, onde a realidade se funde com o limiar de fantasia da vida de muitos influenciadores.

Veterana das redes sociais

A fantasia também se aplica à idade, que Bruna também não revela — e brinca, dizendo que tem 63, a mesma idade da boneca da Mattel. Mas a jornada de sucesso dá algumas pistas. Ela conta que começou a ganhar alguma popularidade em 2006, na plataforma Vibeflog, uma das redes sociais de fotos precursoras do Instagram. A maioria dessas redes, a exemplo do Fotolog e Flogão, permitia publicar apenas uma foto por dia, e a principal medida do sucesso era receber comentários de um público cativo.

Em 2009, Bruna foi para o Orkut, onde criou cinco perfis e, a essa altura, já tinha seguidores exigentes a ponto de pedirem a criação de um canal no YouTube. Na época, nem havia no Brasil o que se conhece hoje como youtubers.

Então, quando chegou ao TikTok, Bruna já era uma veterana das redes sociais, embora ainda não fosse influenciadora profissional. “A intenção nunca foi ser uma Barbie influenciadora, as coisas aconteceram naturalmente", diz ela.

Com o sucesso das postagens, Bruna percebeu que inspirava meninas, a ponto de algumas dizerem frases como: ''Hoje eu estou tão Bruna Barbie''. Em não muito tempo, marcas começaram a procurá-la para fazer a divulgação de produtos. “Quando me dei conta, aquilo já era uma profissão”, afirma Bruna.

Fora do ambiente online, Bruna se formou em direito, assim como Elle Woods, personagem principal de Legalmente Loira (2001) e uma conhecida fã da cor rosa. Mas ela não pretende exercer a profissão, apesar da correria da vida de personalidade da internet.

“Minha rotina é uma loucura, porque cada dia faço algo novo, sempre estou viajando, não paro, mas eu amo. Sem dúvidas, ser influenciadora é mais agitado do que ser uma advogada, e muito mais divertido, né?!”, aponta ela.

@brunabarbieoficial I'm in love with my pink car!I'm a Barbie girl!#barbie #barbiegirl #doll #pink #pinkcar ♬ Barbie Girl - Aqua

Além da advogada Elle Woods, Bruna revela que foi fortemente influenciada por outras personagens famosas de Hollywood, icônicas em um filão de comédias adolescentes que fizeram sucesso nas últimas décadas.

“Me inspirei também nas patricinhas dos filmes americanos, como, por exemplo, Legalmente Loira (2001), Meninas Malvadas (2004) e As Patricinhas de Beverly Hills (1995), e aí começaram os apelidos de 'Barbie', aí ficou 'Bruna Barbie', que hoje uso como nome artístico”, revela a influenciadora.

Uma Barbie diferente

Nos últimos anos, tornou-se comum associar o nome “Barbie” às chamadas “Barbies humanas” — mulheres que fazem toda sorte de intervenção médica e cirurgias plásticas para se tornarem quase plásticas e irreconhecíveis. 

A mais famosa delas, a ucraniana Valeria Lukyanova, foi responsável por iniciar uma corrente estética de rostos que nem parecem humanos, caindo em uma versão própria do Vale da Estranheza. Hoje, tal visual esquisito foi assumido de forma efêmera por filtros do Instagram. A própria Valeria, em 2020, disse estar arrependida de ser uma Barbie humana.

Bruna cuida da própria imagem, mas diz que é uma “garota Barbie real, natural”. A relação com a boneca é voltada ao estilo, e não uma transformação completa e assustadora do corpo.

“Mas sou supervaidosa, sempre vou à clinicas de estética pra fazer massagem modeladora e outros procedimentos não invasivos”, conta ela, acrescentando que também faz malhação e cuida da alimentação.

Boneca na tela grande

Para uma Barbie, 2023 provavelmente será um ano de ainda mais sucesso. É quando deve estrear o filme Barbie, estrelado por Margot Robbie, como a personagem principal, e Ryan Gosling, no papel de Ken. Em épocas normais, um filme sobre uma boneca provavelmente passaria batido, mas a estranheza dessa produção conseguiu chamar a atenção até de gente que não se interessa por brinquedos.

A direção é de Greta Gerwing, aclamada por Lady Bird (2017) e Adoráveis Mulheres (2019). Os figurinos parecem esquisitos e até a sinopse no site IMDb não é nada normal:

No mundo mágico das Barbies, 'Barbieland', uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa como as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no 'mundo real', onde descobre que a beleza está no interior de cada um

Bruna Barbie avalia que Margot Robbie será uma Barbie perfeita, e diz que já está acompanhando todos os detalhes liberados sobre o longa, prevendo que será maravilhoso — antes de se declarar suspeita para comentar. 

“Estou MEGA-ansiosa, esse filme vai ser O FILME desta geração! Creio que escolheram bem a atriz, a Margot Robbie é perfeita, tenho certeza que vai ser maravilhoso, e já estou acompanhando todos os spoilers do filme”, completa Bruna.

Sucesso com persistência

Bruna gosta de ressaltar que o glamour da rotina dela é também de muito trabalho. Segundo a influenciadora, não existe fórmula mágica para fazer sucesso nas redes sociais.

“Pense no que você gosta de fazer, no que você é bom, depois defina um nicho que você quer trabalhar. Se não der certo, comece outra vez, se reinvente! Seja persistente, comprometido, e tenha personalidade própria!”, aconselha Bruna Barbie.

Assim, ela conta que conseguiu criar uma audiência e viralizar na internet. “O segredo é prender a atenção das pessoas”, finaliza.

LEIA ABAIXO: Conheça toda a história de Valeria Lukyanova, a 1ª Barbie Humana

Últimas