Hora 7 Médicos esquecem tesoura no estômago de paciente e cirurgia bem-sucedida termina em morte

Médicos esquecem tesoura no estômago de paciente e cirurgia bem-sucedida termina em morte

Trio de cirurgiões venezuelanos desleixados foi preso, mas liberado dias depois. Parentes da vítima pedem investigação

  • Hora 7 | Do R7

Radiografia mostrou instrumento cirúrgico esquecido

Radiografia mostrou instrumento cirúrgico esquecido

Reprodução/Twitter/@Tarek William Saab

Um paciente morreu após médicos desleixados esquecerem uma tesoura cirúrgica dentro do estômago dele. Ivan Chavez, 59 anos, foi operado de uma uma inflamação intestinal por três médicos do Hospital Universitário de Maracaibo, na Venezuela.

Inicialmente, a operação no dia 20 de março foi considerada um sucesso. Por três dias, o paciente ficou no hospital para se recuperar, mas seu estômago permanecia sem funcionar.

Após um exame de raio-X, os médicos notaram a tesoura esquecida no estômago.

Uma segunda operação foi feita e retirou a tesoura, mas Ivan acabou morrendo cinco dias depois.

Com a suspeita de que a culpa fora do objeto esquecido, o Ministério Pùblico do país ordenou a prisão dos três médicos — Luis Gómez, Gerardo Núñez e Evert Colina — em 1º de abril.

No dia 7, o trio foi liberado, após o colegiado local de médicos alegar que é difícil estabelecer a presença da tesoura como a causa da morte do paciente.

"Até agora, não há nenhuma investigação ou certeza científica que possa culpar diretamente os colegas, atribuindo a causa da morte ao objeto cirúrgico", afirmou o Comezu (Colegiado Médico de Zulia, estado onde fica Maracaibo), em nota oficial.

Os parentes de Ivan, por sua vez, dizem que o médicos foram negligentes com o paciente. Eles afirmam que só foram notificados da morte de Ivan duas horas após o ocorrido.

LEIA ABAIXO: Imagem chocante mostra médico retirando verme do olho de paciente

Últimas