Hora 7 Memes podem aliviar o estresse da pandemia de Covid-19, diz estudo

Memes podem aliviar o estresse da pandemia de Covid-19, diz estudo

Pesquisa com 800 pessoas revelou que imagens engraçadas causam respostas positivas de humor

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Resumindo a Notícia

  • Um estudo psicológico revelou que ver memes pode ajudar a lidar com a pandemia de covid-19
  • A pesquisa com 800 pessoas mensurou respostas emocionais a certos tipos de imagem
  • Memes fofos e com animais foram considerados mais eficazes
  • Estudos posteriores devem ser feitos para analisar resultados a longo prazo
Esse rosto representa a alegria em tempos de pandemia global

Esse rosto representa a alegria em tempos de pandemia global

Reprodução/Know Your Meme

Um estudo concluiu que os memes sobre a pandemia global de Covid-19 podem realmente ajudar a lidar com o estresse gerado por ela.

A pesquisa foi feita pela professora Jessica Gall Myrick, da Universidade Estadual da Pensilvânia, e envolveu 800 participantes. A conclusão é que pessoas que tiveram mais acesso a memes ficaram mais relaxadas e menos ansiosas com relação aos problemas emocionais causados pela pandemia.

"À medida que a pandemia continuava se arrastando, tornou-se cada vez mais interessante para mim ver como as pessoas estavam usando as mídias sociais, e memes em particular, como uma forma de pensar sobre ela", disse a pesquisadora no estudo de oito páginas publicado no periódico Psychology of Popular Media.

A metodologia do estudo não levou em conta os possíveis efeitos no longo prazo, pois envolveu um tempo muito pequeno de avaliação, mas os resultados foram animadores.

A professora selecionou candidatos através de um sistema online e mostrou a eles vários tipos de memes relacionados à Covid-19. Depois, fez perguntas acerca de níveis de estresse e ansiedade, somadas a questões específicas sobre os efeitos dos memes, e as comparou com um questionário aplicado anteriormente, que mediu emoções similares.

Uma tabela ajudou a mensurar os efeitos no humor dos participantes e a conclusão da professora foi que que o estudo "demonstra que os memes têm o potencial de influenciar nossos estados psicológicos e, em alguns casos, [...] nossa capacidade de lidar com o estresse".

Segundo o estudo, memes com animais e "criaturas mais jovens" causaram efeitos mais positivos no humor dos participantes. Entretanto, no caso específico da Covid-19, memes com adultos foram considerados mais eficazes, talvez por envolver ameaças à saúde (a professora não soube informar, uma vez que a questão fugia ao escopo do estudo).

"Pesquisas adicionais são necessárias para entender como o uso da mídia, de forma mais ampla, pode levar a níveis de estresse mais baixos", afirmou a professora.

Mesmo assim, é possível concluir preliminarmente que "ver memes gerou níveis mais elevados de emoções positivas".

LEIA ABAIXO: Pessoas estão usando máscaras muito bizarras contra o coronavírus

Últimas