Hora 7 Mergulhadora profissional ensina a evitar ataques de tubarão: 'Aja como um predador'

Mergulhadora profissional ensina a evitar ataques de tubarão: 'Aja como um predador'

A profissional deu dicas por meio de diversos vídeos no TikTok

  • Hora 7 | Do R7

A especialista tem dez anos de experiência com o animal

A especialista tem dez anos de experiência com o animal

Reprodução/TikTok/@mermaid.kayleigh

Uma mergulhadora profissional tem viralizado no TikTok com vídeos que mostram como evitar sofrer um ataque de tubarão. Kayleigh Grant é criadora do Kaimana Ocean Safari, no Havaí, que é uma espécie de safári no mar, e lida com os animais há dez anos.

A especialista aproveitou sua experiência e seu conhecimento para ajudar as pessoas a lidarem com os predadores, caso elas acabem dando de cara com um dos reis do mar.

Um tubarão é imprevisível, segundo a mergulhadora

Um tubarão é imprevisível, segundo a mergulhadora

Reprodução/TikTok/@mermaid.kayleigh

Grant destaca a importância de agir como um predador e não como uma presa. A presa normalmente foge e espirra água. Por isso, ela indica que seja feito contato visual com o animal.

"O que você realmente deve fazer não é mergulhar nem virar, e sim encarar o animal e fazer contato visual", explica ela.

@mermaid.kayleigh *I am a trained professional do not attempt* #makingeyecontact is the number one rule when #sharkdiving!  That is not to say this #shark would have come in for a bite.. likely just investigating. But you can see that turning around intimidated this #tigershark. Sometimes that’s all it takes & you don’t need to touch! #savesharks #predator #hawaii #ocean #sharkdive #sharkdiver ♬ Fallen down - Slowed - 「Incørrect」

Apesar de explicar e mostrar o método de tocar no tubarão, ela sugere que outras técnicas sejam usadas primeiro. "Esse tubarão estava nadando em minha direção, mas, assim que viro meu corpo, encaro o animal e faço contato visual. Ele decide se desligar e nadar. Fazer contato visual é mais intimidante e é o que outros predadores fazem", afirma.

Grant foi questionada por um internauta sobre o que ela faria caso o tubarão se aproximasse com a boca aberta.

"Essa é uma situação tão rara que só tenho um vídeo que posso mostrar. Quando o tubarão chega, vou redirecioná-lo. Ele decide abrir a boca, então eu removo minha mão dessa área e a coloco em uma área diferente do tubarão", mostra ela em uma segunda gravação.

Kayleigh reforça que animais selvagens são muito imprevisíveis e, por isso, as pessoas não devem nadar com tubarões sem estarem acompanhadas de um profissional qualificado. 

"Mostramos esses vídeos caso você esteja nessa rara situação de emergência sozinho. Queremos que todos fiquem seguros com os tubarões", ressalta Grant.

A mergulhadora ainda lembra que os tubarões não são atraídos pelo sangue dos seres humanos. "Quando você mergulha profissionalmente, você definitivamente entra no oceano com muitos cortes e arranhões, e eu estive perto de tubarões enquanto sangrava um pouco, e não há reação. Nós não cheiramos nem temos o gosto da fonte de alimento natural deles, que é o peixe", esclarece ela.

E agora, você acredita que seria capaz de encarar o rei dos mares?

@mermaid.kayleigh Replying to @scarletsworld_ although we try really hard to show #sharks aren’t man eating monsters, they are still #wild animals & apex #predators so it’s important to only go with a trained professional when #sharkdiving 麗 a trained #sharkdiver will have a lot of experience to handle situations like this that are so rare. Opening their mouth is a very rare approach. I AM A TRAINED PROFESSIONAL DO NOT ATTEMPT!! #hawaii #sharkdive #tigershark #ocean ♬ оригинальный звук - 'abd al-Hakim

ABAIXO: Tubarão sorrateiro nada em águas rasas de praia movimentada e assustar banhistas

Últimas