Hora 7 Mestre Ensinador: conheça o fantoche que estrela um dos virais mais estranhos da atualidade

Mestre Ensinador: conheça o fantoche que estrela um dos virais mais estranhos da atualidade

Personagem esquisito criado por artista brasileiro deixou muita gente nostálgica no TikTok e foi visto dezenas de milhões de vezes

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Resumindo a Notícia

  • Um personagem muito estranho criado por um brasileiro se tornou viral improvável no TikTok
  • O fantoche, conhecido como Mestre Ensinador (ou Tibúrcio), alegrou até estrangeiros
  • Segundo os comentários, muitos acharam as produções nostálgicas e agradáveis
  • O artista Jhonatan, do MS, afirma que Tibúrcio pertencia à falecida avó dele
Esse estranho boneco se tornou uma estrela viral

Esse estranho boneco se tornou uma estrela viral

Reprodução/TikTok/@mestreensinador1

Um fantoche formado por um pedaço de pano e um estranho chapéu verde flutua no ar. Embalando o voo giratório esquisito do personagem, músicas de Raul Seixas, Enya e trilhas sonoras originais. O boneco não é a mascote da Copa do Catar, e sim um gnomo chamado Mestre Ensinador (também conhecido como Tibúrcio), estrela dos vídeos do TikTok do artista plástico Jhonatan Oliveira, 29 anos.

A gravação que tornou Tibúrcio um meme improvável foi publicada em 17 de novembro, e já passou dos 12 milhões de visualizações.

Há uma estética muito bizarra nos vídeos do canal dele, praticamente todos estrelados por Tibúrcio. Também fez muita gente pensar na razão do sucesso meteórico das produções de Jhonathan.

Parte do motivo parece estar clara já nos comentários, que mostram que os vídeos do personagem são "relaxantes" e "agradáveis", além de lembrarem muito as brincadeiras de infância.

"Esse vídeo passa uma sensação tão boa e confortável", disse o autor de um dos comentários. Quando alguém perguntou qual era o significado por trás do meme, recebeu a resposta que parece estar na cabeça de todos: "É você quando bebê, todos nós quando éramos bebês".

Mesmo o público internacional concorda com essa conexão entre a memória e os vídeos do Mestre Ensinador. "This is literally me as a baby" ("Este é literalmente eu quando era bebê", em português), comentou uma jovem moradora dos Estados Unidos.

VALE SEU CLIQUE: Estes são os 50 maiores momentos da história da internet

Ao mesmo tempo, muitos passaram a fazer vídeos de reação aos voos de Tibúrcio ou mesmo imitá-lo.

A temática parece bem clara: uma conexão entre a inocência estranha do personagem e a vivência de infância, hoje aparentemente perdida entre um mundo virtual cada vez mais intrincado. No Reddit, alguns até pediram um tutorial para fabricar um Tibúrcio.

Após o sucesso gigantesco de sua criação, o artista — que mora em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul — explicou o conceito por trás do gnomo, que estrela vídeos no canal dele desde 2020.

Em um dos comentários, Jhonatan explica que o boneco pertencia à avó dele, já falecida, e por isso gosta tanto do personagem. Há três anos, ele refez o corpo do boneco e passou a usá-lo nas produções. Em novembro, o mundo conheceu os voos de ensinamento de Tibúrcio.

Hoje, ele afirma que se sente muito feliz em levar alguma alegria e boas lembranças ao público do TikTok. Além disso, mostra seu outro trabalho de pintor de murais, como esse abaixo.

LEIA ABAIXO: Como estão hoje as crianças que viraram memes da internet? Veja

Últimas