Resumindo a Notícia
- Moradores de Tumbler Ridge, no Canadá, acabaram sem internet no último final de semana.
- Tudo porque uma trupe de castores mastigou um cabo de fibra ótica essencial ao serviço.
- Os reparos foram dificultados pelo fato do solo acima da fiação estar congelado.
- No entanto, o serviço foi reestabelecido na tarde de domingo (25) e a cidade ficou 'on' de novo.
Castores deixaram metade de cidade canadense sem internet após roerem fiação
Montagem/R7, com Facebook/Michael Sauve e CCBY/American Beaver — 4/7/2007Quase metade dos moradores da pequena cidade de Tumbler Ridge, no Canadá, ficou sem internet após castores mastigarem um cabo de fibra ótica durante a contrução de uma barragem (acima à esquerda). O serviço esteve indisponível das 4h da manhã de sábado (24) até às 15h30 do domingo (25) — 0h e 11h30 no horário de Brasília.
Segundo Liz Sauvé, porta-voz da operadora responsável pela fiação, a fita de marcação laranja no canto inferior esquerdo da foto geralmente faz parte das redes subterrâneas da empresa.
"Nossa equipe localizou uma represa próxima e parece que os castores cavaram o subsolo ao longo do riacho para alcançar nosso cabo, que está enterrado a cerca de 1 m de profundidade e protegido por um conduíte de 10 cm de espessura", escreveu Liz em trecho comunicado reproduzido pelo canal CBC.
Vale o clique: Ave estabanada bombardeia para-brisa de caminhão com peixe vivo
"Os castores primeiro mastigaram o conduíte, antes de mastigarem o cabo em vários locais", explica.
Liz acrescentou que os reparos foram bastante desafiadores aos técnicos envolvidos, uma vez que o solo acima da fiação encontrava-se congelado.
Durante a operação, a empresa alertou que o sinal de telefonia móvel também poderia apresentar instabilidade. No entanto, apesar das dificuldades, os danos foram solucinados com sucesso e a cidade de aproximadamente 1.987 habitantes ficou online novamente.
Ainda no Canadá, cidades foram devastadas por chuvas de cocô humano. Entenda abaixo!