Hora 7 Nem vespas gigantes escapam da voracidade dessa planta carnívora

Nem vespas gigantes escapam da voracidade dessa planta carnívora

Fotógrafo alemão registra as táticas das dioneias para caçar insetos de todos os tamanhos, sempre com muita habilidade

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

É hora do jantar

É hora do jantar

Reprodução/YouTube/ViralHog

Vespas são um dos insetos mais temidos de todos. Não são apenas parasitários, mas também gigantes. Algumas das espécies são ainda especializadas em matar abelhas para comer mel, uma iguaria muito apreciada. Até tarântulas temem algumas espécies.

Mas a dioneia, uma famosa espécie de planta carnívora, sabe muito bem lidar com essas vespas. Com armadilhas muito bem desenvolvidas, elas atraem as vespas e as consomem.

Em setembro passado, o fotógrafo alemão Lothar Lenz registrou em detalhes o embate entre dioneias e vespas gigantes no jardim dele, em Dohr, na Alemanha.

Várias horas de gravação renderam esse vídeo extraordinário, que mostra uma dança de predação entre as duas espécies.

A dioneia (Dionaea muscipula, também conhecida como apanha-moscas) atrai insetos com folhas que ficam muito vermelhas quando expostas ao sol, e um líquido excretado muito chamativo.

Ao ser tocada em uma frequência maior que duas vezes em 20 segundos, a folha se fecha e prende o inseto lá dentro. Como possui pontas parecidas com garras, é ainda possível ver o inseto preso lá dentro.

O movimento é um dos mais rápidos do reino vegetal, mas o funcionamento exato ainda não é totalmente compreendido por especialistas.

"É precisamente o fechamento rápido das folhas de dioneia que impressiona", afirma Lothar.

Ele ainda ressalta que para algumas pessoas pode ser muito satisfatório ver vespas presas em armadilhas naturais.

"Muitas pessoas frequentemente incomodadas ou alérgicas à vespas, talvez sintam satisfação pela dioneia e o trabalho dela", complementa ele.

LEIA ABAIXO: Vespas assassinas podem dominar os EUA muito rápido, diz estudo

Últimas