Hora 7 O Rei dos Ratos é real: homem acha roedores presos pela cauda

O Rei dos Ratos é real: homem acha roedores presos pela cauda

Fenômeno assustador é mistério para ciência e sinal de fome ou praga iminente no folclore europeu

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Resumindo a Notícia

  • Um homem achou cinco ratos presos pela cauda em uma plantação inundada
  • O fenômeno assustador é chamado de 'Rei dos Ratos' e é um mistério para a ciência
  • No folclore europeu, é considerado presságio de uma praga iminente
  • Por muito tempo, esteve associado à peste negra, que assolou o continente

Reprodução/Instagram/@__ ALIBULAT__RASULOV __

Em muitas dessas listas de páginas bizarras da Wikipédia, uma delas é presença garantida: o fenômeno conhecido como Rei dos Ratos. Na página em português, a descrição é a seguinte:

Rei dos ratos é um termo que determina quando um certo número de ratos ficam presos uns aos outros pela cauda, colados por sangue, sujeira, gelo, excrementos ou simplesmente enlaçados. Supõe-se que os roedores unidos dessa forma cresçam ao mesmo tempo, experimentando uma calcificação nos ossos da cauda que acaba fundindo os animais para sempre. O número de ratos do fenômeno varia, sendo 32 o maior número de ratos fundidos já encontrado. (...) No folclore europeu, os reis dos ratos são associados a várias superstições e eram frequentemente vistos como um mau presságio, particularmente associados a pragas.

E eis que um deles apareceu, dessa vez em uma plantação de melancias inundada por uma enchente, na Rússia.

Os cinco ratos presos pela cauda foram gravados no dia 21 de agosto por Alibulat Rasulov, na região de Stavropol, no sudoeste do país.

No vídeo, os animais parecem desesperados para se soltar e irem embora, cada um para uma direção.

Mas, diferente da versão folclórica do fenômeno, as caudas dos animais ainda não estavam totalmente calcificadas e Alibulat conseguiu libertá-los, e mesmo exaustos foram embora.

Um segundo vídeo mostrou que os roedores estavam presos no caule de uma melancia e foram tirados de lá pela testemunha, que os desembaraçou em cima de uma superfície branca.

O Rei dos Ratos ainda é considerado um mistério para cientistas, que não sabem como exatamente os animais ficam com as caudas amarradas.

Alibulat deu um palpite: ele acha que foi a mãe dos animais que os prendeu, para impedir que eles se afogassem na água da enchente.

Fenômeno estranho

A história desse fenômeno é bem antiga: o mais velho relato de um rei dos ratos é datado de 1564. Por muito tempo, a ocorrência deles esteve associado à peste negra, já que os roedores eram vetores da doença.

O maior rei dos ratos possui 32 animais e é exibido em um museu de Altemburgo, na Alemanha, país com maior ocorrência do fenômeno — o que também é um mistério.

O escasseamento da aparição deles fez cientistas suspeitarem que ele é mais comum entre o rato-preto (Rattus rattus) que entre o rato-marrom (Rattus norvegicus), hoje dominante entre os roedores consideradas pragas urbanas.

LEIA ABAIXO: Rato 'do tamanho de gato' é visto em porão e apavora moradores

Últimas