Resumindo a Notícia
- Um glutão protagonizou um raro avistamento no Parque Nacional de Yellowstone (EUA).
- Atualmente, apenas seis exemplares da espécie, que nomeia o Wolverine, vivem na região.
- O dono de uma agência de turismo disse que o bicho é tão evasivo quanto um 'pé-grande'.
- Os glutões foram listados como espécie ameaçada entre 2013 e outubro de 2020.
Pai e filha conseguiram um raro registro de glutão, no Parque Nacional de Yellowstone (EUA)
Montagem/R7, com CCBY/William F. Wood — 01/6/2004 e Facebook/Vídeo/Carl A. KempCarl Kemp e a filha Maya, de 9 anos, visitavam o Parque Nacional de Yellowstone (EUA) pela primeira vez quando fizeram um avistamento possivelmente único na vida de ambos: um dos seis glutões que vivem no local vagando pela estrada.
O glutão, conhecido também como carcaju, é um pequeno mamífero solitário do Hemisfério Norte, que alcança em média 14 kg. No entanto, não é à toa que o personagem da Marvel Wolverine deve o nome dele ao animal (em inglês), com agressividade suficiente para matar um urso e roubar presas de alcateias de lobos.
"Foi realmente mágico de ver", declarou Maya, em entrevista ao canal KTVQ. "Papai disse que era como o unicórnio de Yellowstone."
Vale o clique: Lixo, cobras gigantes e escorpiões: dupla de inquilinos transforma casa em pesadelo
Opinião reforçada por MacNeil Lyons, proprietário da agência de turismo que guiou a dupla pela região: "O alcance deles [glutões] normalmente é mais ao norte, e a única criatura mais evasiva seria um pé-grande".
Para se ter uma ideia da raridade do registro, segundo o tabloide Daily Mail, especialistas acreditam que esse tenha sido o oitavo avistamento do tipo em Yellowstone nos últimos 15 anos.
O mamífero foi listado como ameaçado entre 2013 e outubro de 2020. De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a retirada dos glutões da lista é baseada na conclusão de que os fatores que afetam a espécie não são tão significativos quanto anos atrás.
Por falar em registros raros, uma foca foi flagrada com uma enguia dentro do nariz. Confira abaixo!