Hora 7 Pelicano foge de parque, voa 160 km, encontra o irmão e retorna

Pelicano foge de parque, voa 160 km, encontra o irmão e retorna

Ave gigante com histórico de fuga escapou de novo de zoológico e encantou observadores da vida selvagem

  • Hora 7 | Filipe Siqueira, do R7

Imagem meramente ilustrativa dos irmãos fujões

Imagem meramente ilustrativa dos irmãos fujões

Pixabay

A direção de um zoológico irlandês afirmou que um pelicano-branco (Pelecanus onocrotalus) escapou e foi encontrado a 160 km de distância, na quinta-feira (12). Mas, ao invés de lamentar a fuga da ave, os administradores se mostraram totalmente tranquilos com a fuga.

O motivo é que o animal já fez isso antes: para encontrar o irmão, que também vive no parque, e gosta de explorar áreas selvagens da mesma forma.

O animal saiu do Fota Wildlife Park, em Cork, e foi visto em Wexford, a mesma rota anterior de uma fuga que empreendeu em 2018.

"Ele [o pelicano] está no parque desde 2012 e já o fez [fugiu] antes. Em 2018. Ele acha que Wexford é um ótimo lugar para ficar", afirmou Sean McKeown, diretor do parque, em entrevista à rádio local RTE.

"Ele volta para nós regularmente e nós o alimentamos", completou Sean, confiando que a ave é caseira.

NÃO PERCA: Ave albina não acasala há 4 anos por não ser reconhecida por machos

A história dos dois irmãos é um tanto complexa. Ambos vivem no parque, mas a fuga de um deles geralmente puxa a escapada do outro, para a mesma área.

Da vez passada, um deles fugiu primeiro e foi seguido pelo irmão alguns dias depois, até ambos voltarem como uma família feliz.

Avistamento incomum

Dessa vez, o animal foi avistado primeiramente por moradores locais e um fotógrafo de vida selvagem, em Wexford — sozinho, por enquanto.

A visão da ave — que chega a ter uma envergadura de até 2,8 m — causou muito choque, uma vez que pelicanos selvagens nunca foram vistos no país.

Como apenas um dos irmãos fugiu até o momento, espera-se que uma das duas coisas aconteça: a) o segundo irmão fuja, os dois se divirtam no lago e depois retornem, b) o fujão vá embora de vez, e encontre grupos maiores de pelicanos, em países como Grécia e Romênia.

Se esses países parecem longe da Irlanda, saiba que um único voo de pelicano pode cobrir cerca de 500 km.

LEIA ABAIXO: Girafas, ursos e cachorros: Pelicanos já tentaram comer de tudo

Últimas