Hora 7 Rei solitário! Leão é cercado por alcateia de 20 hienas e passa sufoco

Rei solitário! Leão é cercado por alcateia de 20 hienas e passa sufoco

Nem predadores do topo da cadeia podem vacilar na natureza, como mostra este registro de um leão que sofreu demais

  • Hora 7 | Do R7

O rei passou sufoco demais

O rei passou sufoco demais

Reprodução/YouTube/BBC Earth

Ser rei da savana não é tão simples assim, como esse jovem leão descobriu ao encontrar um grupo de cerca de 20 hienas pela frente.

O flagrante da interação foi tema de um vídeo do canal BBC Earth, gravado em 2018, que viralizou recentemente nas redes sociais Reddit e Twitter.

O animal passa por um curso d'água e o perigo lentamente se aproxima. As hienas se juntam e fazem um cerco extenso ao redor do leão, que pressente o perigo e lida com a situação com rugidos e giros, para tentar demonstrar superioridade.

Mas as hienas percebem que estão em número suficiente para lidar com o felino, de forma que o cerco aperta cada vez mais.

O ataque das hienas claramente é baseado em provocar o adversário e fazê-lo entender que tamanho não é documento ali. Elas rodeiam o predador e, sempre que possível, mordem a região traseira do animal, com cada vez mais força. Pela reação do leão, as dentadas são muito mais doloridas.

(Se você não suporta spoilers, assista ao vídeo antes de prosseguir) O ataque só termina quando um segundo leão chega e faz as hienas perceberem que dois é demais. O final também mostra que rei sozinho não reina.

"Cada vez que ele [o leão] atacava uma [hiena] que se aproximava, outras o atacavam por trás. Ele estava em grande desvantagem numérica e preso em uma situação de vida ou morte", comentou na época Simon Blakeney, que produziu o vídeo.

Segundo a BBC, hienas podem matar leões, embora tal fato possa parecer chocante demais. As vítimas, geralmente, são filhotes ou indivíduos mais velhos.

Segundo o experiente profissional, o leão claramente estava preso em uma "situação de vida e morte".

LEIA ABAIXO: Fotógrafo flagra leão em plena crise existencial à beira de lago

Últimas