Segredos do Mundo 1º de Abril – Origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo

1º de Abril – Origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo

O Dia da Mentira, comemorado no início de abril é marcado por piadas, brincadeiras e truques em muitos países. Saiba como surgiu essa tradição. Essa matéria 1º de Abril – Origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O Dia da Mentira, tradicionalmente comemorado em 1º de abril, é celebrado com piadas e pegadinhas em muitos países ao redor do mundo. Neste dia, as pessoas tradicionalmente brincam umas com as outras e se divertem tentando fazer outras pessoas acreditarem em coisas que não são verdadeiras.

Para esclarecer, embora as evidências históricas sejam ambíguas, a maioria acredita que quando o calendário gregoriano foi adotado no final dos anos 1500, o ano novo foi transferido de 1º de abril para 1º de janeiro. Aqueles que mantiveram a velha tradição e a antiga data foram considerados “tolos”, e, portanto, a associação.

Posteriormente, a tradição se espalhou por vários países. Na Escócia, por exemplo, a tradição tornou-se um evento de dois dias, começando com a “caça ao gowk” (gowk é uma palavra para pássaro cuco, um símbolo para tolo), onde as pessoas trocavam recados falsos e seguido pelo Dia de Tailie, que envolvia pegadinhas como prender caudas falsas ou placas de “chute-me” nos traseiros das pessoas. Continue lendo para descobrir como o dia das brincadeiras e piadas é comemorado em todo o mundo.

Tradições do 1º de Abril ao redor do mundo

1º de Abril: conheça a origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo

1º de Abril: conheça a origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

No Reino Unido, o dia 1º de abril é marcado por piadas e truques até o meio-dia. Ou seja, depois do meio-dia, é considerado azar pregar peças e disseminar mentiras.

Na França, Bélgica, Holanda, Itália e lugares que têm influência da cultura francesa como Canadá e Suíça, a tradição do 1º de abril é conhecida como o ‘Peixe de Abril’. Dessa forma, uma brincadeira comum é tentar colar um peixe de papel nas costas da vítima sem ser notado.

Na Inglaterra, alguns jornais, canais de TV e empresas conhecidas publicam notícias falsas para enganar as pessoas no dia 1º de abril. Um dos primeiros exemplos disso foi em 1957, quando um programa da BBC, transmitiu uma reportagem sobre ‘macarrão crescendo nas árvores’. Em 2008, a BBC conseguiu enganar seu público novamente com a reportagem ‘Milagres da Evolução’.

A pegadinha mostrava pinguins especiais que haviam recuperado a capacidade de voar, além disso dois grandes jornais do Reino Unido, The Daily Telegraph e o O Daily Mirror replicou a ‘fake news’ em suas primeiras páginas.

Já nos Estados Unidos, a tradição do Dia da Mentira também enganou muita gente em 1º de abril de 1998. Neste dia a rede americana de hambúrgueres Burger King anunciou que havia criado um hambúrguer para canhotos.

O anúncio do ‘novo produto’ explicava que todos os ingredientes foram girados 180 graus para que os canhotos pudessem pegá-los e comer mais facilidade. Um dia depois, o Burger King admitiu que o anúncio tinha sido uma farsa, mas disse que milhares de clientes foram a restaurantes nos Estados Unidos pedindo um hambúrguer para canhotos.

Origem da data no Brasil

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O dia 1º de abril tornou-se popular no Brasil após uma publicação satírica que surgiu em Minas Gerais, chamada ‘A Mentira’. Nesse sentido, o jornal era dedicado a histórias sensacionalistas sobre a “vida efêmera”. O ‘A Mentira’ lançou sua primeira manchete em 1º de abril de 1828, anunciando a morte de Dom Pedro, imperador do Brasil.

O periódico durou por alguns anos, mas acabou enfrentando dificuldades financeiras. Apropriadamente, em seu último número datado de 14 de setembro de 1894, A Mentira comunicou a todos os seus credores onde eles poderiam ir para receber o dinheiro que lhes era devido. O único problema era que isso também era uma brincadeira e o local do endereço publicado não existia.

A partir deste fato, todo dia 1º de abril os brasileiros pregam peças e ‘trolam‘ os amigos nesta data.

Se você curtiu saber sobre o Dia da Mentira, clique e leia: 20 piadas ruins mais engraçadas de todos dos tempos

Fontes: O Povo, Calendarr, Mundo Educação, Escola Kids

Fotos: Pinterest

Essa matéria 1º de Abril – Origem do Dia da Mentira no Brasil e no mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas