Segredos do Mundo Açúcar natural – Benefícios e alimentos substitutos para o açúcar

Açúcar natural – Benefícios e alimentos substitutos para o açúcar

Confira opções de açúcares naturais e mais nutritivos que são alternativas saudáveis ao açúcar refinado e aos adoçantes artificiais Essa matéria Açúcar natural – Benefícios e alimentos substitutos para o açúcar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O açúcar se tornou uma parte tão importante de nossa dieta, a ponto de a maioria de nós não perceber a quantidade que consumimos diariamente. Mas você já ouviu falar em açúcar natural e conhece os seus benefícios?

Os tipos de açúcar que consumimos e a quantidade que ingerimos mudaram drasticamente com o tempo. Hoje, obtemos a maior parte de nossos açúcares de duas formas principais: através do açúcar comum refinado ou do xarope de milho com alto teor de frutose.

Mas antes que esses açúcares processados ​​e adoçantes artificiais (comprovadamente prejudiciais à saúde) fossem introduzidos no mercado, os alimentos que possuem adoçantes naturais sempre estiveram a nossa disposição. Alguns dos principais deles você confere abaixo.

Quais os alimentos com açúcar natural que podemos consumir?

Os adoçantes naturais são aqueles que podem conter calorias (dependendo do tipo) e também costumam fornecer alguns nutrientes. Mel, stevia e melaço, por exemplo, contêm componentes benéficos, como enzimas, vitaminas, minerais e carboidratos, que o corpo humano precisa.

Além disso, estes adoçantes naturais proporcionam benefícios à saúde como ajuda a manter a pressão arterial saudável e reduz os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

1. Mel – mais famoso açúcar natural

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar está o mel. O mel é um verdadeiro superalimento e um excelente açúcar natural. Para esclarecer, ele é repleto de enzimas, antioxidantes, ferro, zinco, potássio, cálcio, bem como fósforo, vitamina B6, riboflavina e niacina.

Juntos, esses nutrientes essenciais ajudam a neutralizar os radicais livres enquanto promovem o crescimento de bactérias saudáveis ​​no trato digestivo.

Uma colher de sopa de mel cru tem menos impacto na carga glicêmica do que uma única banana. Dê preferência ao mel encontrado em mercados de produtores locais ou comprados diretamente de apicultores.

Além disso, quanto mais escuro for o mel, mais rico é o sabor e maiores são os benefícios nutricionais.

2. Açúcar de coco

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Em segundo lugar temos o açúcar de coco. A maioria das pessoas já ouviu falar dos benefícios da água de coco, do leite de coco, da farinha de coco, do óleo de coco e, claro, do coco fresco. Agora, mais e mais pessoas estão usando o açúcar de coco como adoçante natural por causa de sua baixa carga glicêmica e rico conteúdo mineral.

Ele contém ferro, zinco, cálcio, potássio, antioxidantes, fósforo e outros fitonutrientes. Dessa forma, o açúcar de coco é extraído da seiva das flores do coco e depois aquecido. Em seguida, por evaporação, obtêm-se o açúcar de coco.

3. Stevia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A Stevia ou estévia é uma planta nativa da América do Sul e tem sido usada por centenas de anos nessa região para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e promover a perda de peso.

O esteviosídeo é o elemento das folhas que o torna mais de 200 vezes mais doce que o açúcar. Ele está disponível em gotas líquidas, pacotes, comprimidos solúveis e misturas de cozimento.Tem zero calorias, zero carboidratos e nenhum efeito colateral.

4. Xarope de ácer ou xarope de bordo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Nativo da América do Norte, o xarope de bordo é um dos melhores substitutos naturais do açúcar porque é uma excelente fonte de manganês e contém cálcio, potássio e zinco. Rico em antioxidantes, este adoçante totalmente natural ajuda a neutralizar os radicais livres e reduzir o dano oxidativo. Escolha xaropes de ácer mais escuros e concentrados, pois eles contêm mais antioxidantes benéficos do que os xaropes mais leves.

5. Vinagre balsâmico

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O vinagre balsâmico é rico em antioxidantes que destroem os radicais livres e a enzima pepsina que ajuda a promover uma digestão saudável e tem um sabor excelente. Ele pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais e feiras livres.

6. Xarope de arroz

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O xarope de arroz integral é feito com o arroz integral que é fermentado com enzimas para quebrar o amido. O líquido é então aquecido até a consistência do xarope. Dessa forma, obtêm-se um xarope doce espesso, de cor âmbar, perfeito para receitas que pedem xarope de milho e outros adoçantes não saudáveis.

O processo fermentado ajuda a quebrar os açúcares em outros que são facilmente digeríveis. Aliás, o processo de fermentação é a chave; alguns xaropes de arroz integral são fermentados com enzimas de cevada, por exemplo, o que significa que contém glúten. Os mais saudáveis não contém glúten.

7. Rapadura

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Se você não consegue viver sem açúcar normal, o açúcar da rapadura é a melhor opção, pois é simplesmente o caldo da cana que foi desidratado, ou seja, ocorre a evaporação da água do caldo da cana orgânico. Possui alto valor nutricional, pois retém grande parte das vitaminas e minerais naturais. Todavia, ao contrário de outros açúcares, não é separado do melaço denso em nutrientes da cana durante o processo de prensagem e secagem. Possui sabor único de caramelo, grão fino e cor dourada.

8. Xilitol – outra opção de açúcar natural

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O xilitol é um adoçante natural produzido a partir de fontes de madeira nobre, principalmente de Bétula e Faia. Por conseguinte, é um substituto do açúcar e, inclusive, uma boa opção para quem tem diabetes, pois o xilitol é metabolizado lentamente pelo corpo. Ou seja, ele não causa hiperglicemia, que pode ocorrer com outros tipos de açúcar.

9. Sucralose

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A Sucralose é um adoçante artificial que muitas pessoas usam como substituto do açúcar branco e mascavo. Como adoçante 600 vezes mais doce, essa solução de baixa caloria costuma ser a favorita entre diabéticos e pessoas em dieta, por exemplo.

Ao usar este adoçante, certifique-se de monitorar a quantidade que está usando. Como a Sucralose é significativamente mais doce do que os açúcares normais, você só precisa de pequenas quantidades ao usar este adoçante.

10. Açúcar Mascavo – açúcar natural mais barato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Por fim, o açúcar mascavo é produzido através da concentração do caldo de cana com extração imediata. Nele, não é adicionado nenhum componente químico para o seu branqueamento e clarificação. Sua cor é devido a coloração da cana, que depende do período do ano em que ela é colhida.

Agora que você conhece diversos alimentos que possuem açúcar natural e seus benefícios, não deixe de ler também: O que acontece no corpo quando você para de comer açúcar?

Fontes: Tua Saúde, Gympass, Huffpost

Fotos: Pinterest

Essa matéria Açúcar natural – Benefícios e alimentos substitutos para o açúcar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas