Segredos do Mundo AM e PM – Origem, significado e o que representam

AM e PM – Origem, significado e o que representam

No relógio de 12 horas, AM é a abreviatura de ante meridiem, ou seja, antes do meio-dia e PM significa post meridiem, após o meio-dia. Essa matéria AM e PM – Origem, significado e o que representam foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Para entender o que significa AM e PM precisamos relembrar um pouco a história. A humanidade começou a ‘medir’ o tempo há cerca de cinco ou seis mil anos. Além disso, o homem mede sistematicamente o tempo por hora há cerca de dois séculos e tudo isso equivale a menos de 1% da história humana.

Dessa forma, antes da era moderna, não havia razão óbvia para duvidar da utilidade da posição do sol no céu para saber a “hora” do dia. Mas essa realidade foi modificada com a invenção do relógio, que pode contar o tempo em 12 ou 24 horas.

O relógio de 12 horas é mais comum em países que tem o inglês como idioma principal. Ele divide o dia em duas metades iguais – ante meridiem e pós-meridiem ou seja AM e PM. Em seguida, essas metades são divididas em doze partes, ou “horas”, cada uma.

AM – também escrito “am” ou “a.m” – é a abreviatura de ante meridiem, uma frase em latim que significa “antes do meio-dia”. PM – também soletrado “pm” ou “p.m” – é a abreviatura de post meridiem, que significa simplesmente “depois do meio-dia”.

Como resultado, AM e PM estão associados à marcação de 12 horas, ao contrário do relógio internacional de 24 horas. O sistema de 12 horas cresceu principalmente no norte da Europa e se espalhou globalmente a partir daí através do Império Britânico.

Enquanto isso, o sistema de 24 horas prevaleceu em quase todos os outros lugares e acabou se tornando o padrão global de cronometragem, deixando a convenção AM e PM para alguns países que já estavam acostumados com ela, como o Reino Unido e os Estados Unidos, por exemplo.

Sistema de 12 horas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

Como lido acima, AM descreve as primeiras 12 horas do dia, ocorrendo da meia-noite ao meio-dia, enquanto PM descreve as últimas 12 horas, do meio-dia à meia-noite. Nessa convenção bipartida, o dia gira em torno do número doze. Seus primeiros usuários pensaram que o sistema de 12 horas resultaria num relógio mais limpo e econômico: em vez de marcar todas as 24 horas, ele exibiria a metade, e os ponteiros poderiam simplesmente girar ao redor do círculo duas vezes por dia, e não uma única vez.

Além disso, em um relógio de 12 horas, o número 12 não é realmente 12, isto é, ele funciona como zero. Em vez disso, usamos 12 porque o conceito de “zero” – um valor não numérico – ainda não havia sido inventado quando os antigos relógios de sol segmentaram o dia pela primeira vez em ambos os lados do sol mais alto.

Como surgiram as abreviaturas AM e PM?

AM e PM: origem, significado e o que representam

AM e PM: origem, significado e o que representam

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

A terminologia AM e PM foram introduzidas nos séculos 16 e 17, respectivamente. A abreviatura surgiu como parte de um movimento mais amplo para estabelecer um plano de tempo com o qual todos pudessem concordar.

Os termos AM e PM apareceram primeiro no norte da Europa, pouco antes do início da revolução industrial. Os agricultores, há muito sintonizados com a orientação natural do sol, abandonaram seus campos para encontrar trabalho em áreas urbanas.

Dessa forma, os camponeses deixaram suas tradições para trás para se tornarem trabalhadores assalariados na cidade. Em outras palavras eles trocaram a calmaria do campo, por uma rotina num mundo acelerado de turnos de trabalho estruturados e cartões de ponto para marcar as horas trabalhadas.

Foi então, que pela primeira vez na história, contar o tempo de forma individual estava se tornando uma necessidade para os trabalhadores das fábricas. De repente, surgiu uma razão para saber, não apenas se era de manhã ou à tarde, mas que fração da manhã ou da tarde era. Por este motivo, muitos empregadores implantaram relógios gigantes nos saguões das fábricas para orientar os empregados.

Todavia, a transformação não estaria completa até a ‘era de ouro do relógio de pulso‘ – o século XX. Seria o centenário mais controlado pelo tempo que a humanidade já viu. Hoje, dificilmente questionamos os relógios onipresentes e horários que governam as nossas vidas, mas este sistema temporal deixou de ser uma novidade histórica, ainda há pouco tempo.

Gostou deste conteúdo? Então, clique para ler também: Calendários antigos – Primeiros sistemas de contagem do tempo

Fontes: Escola educação, Significados, Diferença, Significado fácil

Fotos: Pixabay

Essa matéria AM e PM – Origem, significado e o que representam foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas