Segredos do Mundo Anedonia, o que é? Sintomas, causas e formas de tratamento

Anedonia, o que é? Sintomas, causas e formas de tratamento

A anedonia é caracterizada pela perda de prazer em situações antes agradáveis e um dos principais sintomas que definem a depressão. Essa matéria Anedonia, o que é? Sintomas, causas e formas de tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A anedonia é uma condição caracterizada pela perda do interesse e prazer em realizar atividades antes consideradas agradáveis. De forma geral, a condição causa uma espécie de vazio emocional, ou seja, uma sensação de completa desconexão com o mundo.

A alteração de humor é comum em pessoas que tem a produção de dopamina afetada no organismo. Isso porque o o hormônio está diretamente ligado a essa sensação de prazer no cotidiano.

Além disso, a anedonia também pode surgir como sintoma de outros transtornos psicológicos, como depressão e esquizofrenia, ou abuso de substâncias.

Principais sintomas de anedonia

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Segredos do Mundo
healthline

Entre os principais sinais de adenonia está a perda de interesse por atividades prazerosas. Essas atividades podem incluir um diverso leque de opções, desde sair com os amigos, a ver filmes ou fazer compras, por exemplo.

A anedonia também pode provocar quadros de queda na concentração e na libido do indivíduo. O sono dos pacientes também pode ser afetado, gerando tanto quadros de insônia como de sono excessivo.

A perda de prazer em atividades comuns também pode influenciar diretamente no peso. Assim como no sono, as alterações podem acontecer para os dois extremos. Sendo assim, um paciente com anedonia pode tanto ganhar como perder peso, mesmo que não esteja focando nessa mudança.

Sensação de prazer

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Segredos do Mundo
Konnect Agency

De acordo com estudos neurológicos, a anedonia está diretamente associada ao circuito de recompensa do cérebro. Apesar da dopamina ser conhecida como principal neurotransmissor responsável por essa sensação, existem outras substâncias conhecidas no processo.

Entre elas estão glutamato, GABA, serotonina e opioides. GABA e opioides são importantes para atuar na sensação de recompensa vinda do prazer de consumo. Por outro lado, evidências sugerem que a serotonina promove o prazer ligado a situações de impulsividade e recompensa imediata.

Em pacientes depressivos ou com anedonia, por exemplo, o sistema neuronal capaz de produzir as substâncias sofre alterações diretas. O quadro pode ser desenvolvido tanto por fatores internos, de funcionamento do corpo, como motivado por problemas externos – como dificuldades financeiras ou emocionais.

Causas de anedonia

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Segredos do Mundo
Lori Calabrese MD

A principal causa de origem de quadros de anedonia é o transtorno depressivo maior. Um diagnóstico da condição envolve a presença de cinco, entre nove sintomas conhecidos, sendo que a anedonia é um dos sintomas chave. Em alguns casos, mesmo com tratamento, ela pode permanecer como sintoma residual.

Outras doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson e anorexia nervosa também pode gerar o quadro. Nesses casos, pode haver influência direta nas reduções da expressão de emoções, contato visual e até mesmo forma de se comunicar física e verbalmente.

O abuso de drogas – incluindo ilícitas e medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos – também podem promover anedonia. Os sintomas surgem especialmente em períodos de abstinência, acompanhados de irritabilidade, instabilidade emocional e até mesmo pensamentos suicidas.

O quadro também pode surgir a partir de alguns fatores de riscos conhecidos. Dentre eles, por exemplo, estão a participação em eventos estressantes ou traumáticos, distúrbios alimentares, doenças com grande impacto na qualidade de vida ou histórico familiar de depressão, esquizofrenia e doenças similares.

Tratamento

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Anedoia - o que é, principais sintomas, causas e formas de tratamento

Segredos do Mundo
Better

Apesar de ser possível curar quadros de anedonia, o processo pode ser difícil. Isso porque, para eliminar o quadro, é preciso tratar a sua origem em outros problemas, como a depressão.

A opção mais indicada é a busca por acompanhamento com um terapeuta. Dessa maneira, o profissional poderá fazer uma avaliação do estado psicológico da pessoa e tomar as medidas necessárias. Em alguns casos, esse tratamento pode ser estendido a um psiquiatra, que irá prescrever medicamentos adequados.

É de fundamental importância diagnosticar os sintamos de forma precoce, a fim de determinar os tratamentos mais adequados por um especialista. Isso porque a eficácia de tratamento em quadros de depressão e outras doenças neurológicas depende muito do diagnóstico precoce e acompanhamento frequente.

Fontes: Tua Saúde, Viva Bem, SanarMed, A Psiquiatra

Imagens: talkspace, healthline, Better, Lori Calabrese MD, Konnect Agency

Essa matéria Anedonia, o que é? Sintomas, causas e formas de tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas