Segredos do Mundo Atum azul – Características do peixe gigante do Oceano Atlântico

Atum azul – Características do peixe gigante do Oceano Atlântico

O Atum azul é um peixe gigante, veloz e conhecido por migrações de longa distância entre áreas de alimentação e desova no Oceano Atlântico. Essa matéria Atum azul – Características do peixe gigante do Oceano Atlântico foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O atum azul é um dos maiores e mais rápidos peixes do mundo. Ele é encontrado em todo o Oceano Atlântico, bem como no Mediterrâneo e no Mar Negro. Além disso, é um peixe que pode viver até 40 anos, atingir tamanhos gigantescos.

O atum azul também é uma iguaria muito procurada para sushi e sashimi em várias partes do mundo, e sobretudo, na Ásia. Dessa forma, um único peixe já chegou a ser vendido por mais de 1 milhão de dólares. Impulsionados por preços tão altos, os pescadores usam técnicas ainda mais refinadas para capturar atum.

Esse peixe costuma ser capturado através de uma ampla gama de métodos de pesca, desde a pesca com linha e armadilhas tradicionais até a pesca com redes em alto mar. Como resultado, esses peixes estão desaparecendo. Embora o atum forneça alimento e sustento para as pessoas, eles são mais do que frutos do mar. Em outras palavras, o atum azul é um dos principais predadores da cadeia alimentar marinha, mantendo o equilíbrio no meio marinho. Continue lendo para saber mais.

Características do atum azul

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

O atum azul do Atlântico é o maior membro da família Scombridae (que inclui as espécies albacoras, bonitos, cavalas, atuns). Eles são um dos maiores peixes ósseos e podem atingir comprimentos de até 3 metros, embora sejam mais comumente encontrados de 0,5 a 2 m de comprimento. O peso dos adultos varia de 136 a 680 kg. Ademais, eles podem mergulhar a uma profundidade de até 914 m, e são conhecidos por nadar longas distâncias, pois são uma espécie altamente migratória.

As barbatanas raiadas do atum encontrado no Atlântico são de cores azul escuro a preto em sua superfície dorsal (superior) e prateadas ventralmente (embaixo). Eles são geralmente, encontrados em rochedos do Atlântico. Isto é, em lugares homeotérmicos e, portanto, capazes de termorregular mantendo a temperatura corporal mais alta do que a da água, razão pela qual eles estão bem adaptados a águas mais frias. Eles desovam em mar aberto em áreas muito grandes.

A alimentação do atum azul inclui peixes menores, como cavala, peixes voadores e tainha, bem como lulas, enguias e crustáceos.

Pesca comercial e ameaça de extinção

Atum azul: conheça o peixe gigante do Oceano Atlântico

Atum azul: conheça o peixe gigante do Oceano Atlântico

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Como lido acima, o atum é uma parte importante do grande ecossistema marinho. Desse modo, numerosas espécies vulneráveis ​​viajam com cardumes de atum, incluindo tubarões, tartarugas e aves marinhas. Esses animais podem ser apanhados em operações de pesca, um desafio de conservação denominado captura acessória. Por este motivo, medidas foram tomadas no final do século 20 para evitar que um grande número de golfinhos fosse morto pelas redes usadas para capturar atum nos oceanos do mundo.

Embora o atum seja importante para o oceano, esses peixes também são uma importante fonte de empregos e segurança alimentar para milhões de pessoas. A maior parte do atum é capturada por meio de uma prática chamada de pesca de cerco, que é uma grande rede usada para cercar um cardume de atum. Este tipo de pesca tem como alvo espécies de atum como o gaiado, peixes que são principalmente processados ​​e enlatados para saladas e sanduíches.

Além disso, a situação do atum azul do Oceano Atlântico piorou muito em 2010, quando o derramamento de óleo no Golfo do México contaminou o local de desova. Os cientistas estimam que o vazamento matou 20% dos filhotes de atum na área. Por outro lado, o estoque desse peixe em todo o mundo caiu mais de 80% desde 1970.

Como resultado, ambientalistas de todo o planeta emplacaram diversas campanhas para conscientizar sobre a pesca e consumo desse peixe. Por fim, os especialistas, acreditam que essa espécie não sobreviverá se algo não for feito para frear a captura e o consumo do atum azul.

Clique e conheça também o Peixe marlim: O que é? Principais características da espécie popular

Fontes: Pensamento Verde, Mar sem fim, Na onda 

Fotos: Pinterest

Essa matéria Atum azul – Características do peixe gigante do Oceano Atlântico foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas