Segredos do Mundo Aya, o que é? Origem, significado e importância desse símbolo

Aya, o que é? Origem, significado e importância desse símbolo

Aya é um símbolo africano que representa coragem, força, perseverança, resistência, entre outros. E pode ser encontrado estampado em tecidos e cerâmicas. Essa matéria Aya, o que é? Origem, significado e importância desse símbolo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

De origem africana, a Adinkra é formada por um conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, grupo linguístico da África Ocidental. Entre os símbolos Adinkra mais conhecidos temos a Aya, cujo símbolo representa resistência e superação. Hoje, o símbolo Aya é bastante usado em tecidos, logotipos e cerâmica, além de serem incorporadas em pinturas de parede e em outras estruturas arquitetônicas.

Além disso, é comum utilizar a Aya em xilogravuras e serigrafias. Ademais, a forma do símbolo Aya foi desenhada para se parecer com a aparência de uma samambaia. Pois a samambaia é uma planta antiga que consegue crescer e florescer nos mais diversos e improváveis locais. Por isso, é usada para representar a força e perseverança nas mais adversas situações.

No total são 48 símbolos Adinkra, que fazem parte da cultura Akan, que prevalece nos países Costa do Marfim, Togo e Gana. Devido ao seu significado forte, muitas pessoas gostam de fazer tatuagens com esse símbolo africano.

O que significa Aya

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Afro & África

Aya é um símbolo africano pertencente ao Adinkra, cuja simbologia está relacionada à independência, perseverança, autonomia, durabilidade, riquezas de recursos e desafio contra opressão. Quanto a sua tradução é ‘Não tenho medo de você’ ou ‘Sou independente de você’.

Em suma, a Aya é um símbolo de resistência, que é representada por um desenho que lembra uma samambaia, devido sua capacidade de resistir a solos secos e falta de água. Além disso, a samambaia é uma planta que possui uma grande capacidade de se adaptar a condições adversas.

Por fim, o símbolo Aya transmite a ideia de alguém que passou por desafios e no final venceu cada dificuldade. Além da capacidade de florescer, mesmo nos sólidos mais áridos. Pois o símbolo traz a ideia de ousadia e coragem, não importam quais sejam as circunstâncias.

A planta por trás do símbolo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Sítio da Mata

O fato do símbolo  Aya ser representado pela samambaia é devido ela ser delicada, porém resistente e com capacidade de florescer nos mais diversos tipos de ambientes. Portanto, quando uma pessoa usa este símbolo, ela passa a ideia de que sofreu e passou por diversidades, mas que no final prevaleceu. Ademais, a samambaia é uma planta bastante antiga, bem antes da existência dos dinossauros, provavelmente um dos primeiros ser vivos a habitar o planeta.

A simbologia Adinkra

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Dicionário dos Símbolos

Adinkra é um conjunto de símbolos africanos que representam provérbios e aforismos, também é considerado como um objeto de arte. Além disso, o Adinkra constitui um código de conhecimento que se refere às crenças e a história do povo africano. Em suma, os símbolos do Adinkra representam um sistema de valores humanos, tais como família, integridade, tolerância, harmonia, determinação, entre outros. São símbolos de origem ancestral que são transmitidos de geração em geração.

Inicialmente, os símbolos eram usados para enfeitar vestes para cerimônias fúnebres, pois Adinkra significa ‘adeus’. Sendo que os desenhos eram feitos recortando cacos de cabaça e eram carimbados nos tecidos. Posteriormente, o tecido começou a ser usado por líderes espirituais em cerimônias e rituais.

Atualmente, vemos os símbolos Adinkra, como a Aya, estampados em tecidos, estruturas arquitetônicas, em cerâmicas, logotipos e em tatuagens.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Sankofa, o que é? Origem e o que representa para a história

Fontes: Dicionário de Símbolos, Afro & África

Imagens: Red Buble, Sítio da Mata, Pinterest

Essa matéria Aya, o que é? Origem, significado e importância desse símbolo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas