Segredos do Mundo Bafo de onça – Origem e história dessa expressão tão popular

Bafo de onça – Origem e história dessa expressão tão popular

A expressão popular bafo de onça é usada para nomear uma pessoa não está com o hálito muito agradável. No entanto, também tem outros significados. Essa matéria Bafo de onça – Origem e história dessa expressão tão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A linguagem consiste em qualquer forma de comunicação estabelecida. Dessa forma, surge a expressão popular, que consiste em uma forma simples de comunicação. Ademais, ela se espalha rapidamente pela boca do povo, se tornando algo internalizado pelos falantes, permitindo que eles se entendam. Por exemplo, a expressão popular bafo de onça.

Em suma, a expressão bafo de onça é proveniente do próprio animal. Pois, a onça costuma se sujar bastante ao devorar as suas presas. Assim sendo, ela acaba desenvolvendo um cheiro marcante, forte e ruim, podendo ser percebido de longe. Por isso, esse termo é usado para se referir a alguém que possui um mau hálito.

Por outro lado, essa expressão popular é tão marcante que apresenta até um personagem na Disney. Isto é, João Bafo de onça, é um personagem da Disney, sendo representado por um gato que é inimigo do rato Mickey. Além disso, também possui um programa brasileiro chamado Geração Saúde 2, onde apresenta um episódio de incentivo a higienização dentária. Por fim, até mesmo um bloquinho de carnaval denominado bafo de onça existe.

O que é o bafo de onça?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Vix

A onça é um animal carnívoro que ao se alimentar se lambuza bastante no alimento. Assim sendo, a onça possui um cheiro muito forte e fedido, que pode ser percebida à distância. Por isso, a expressão popular bafo de onça representa o mau hálito. Isto é, é utilizado para descrever algum cheiro ruim vindo da boca de uma pessoa. Em síntese, esse mau hálito pode ser proveniente de falta de higiene dentária ou pelo efeito do álcool.

Origem da expressão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Ecoa

Em teoria, a expressão popular bafo de onça é proveniente apenas do felino. Pois, a onça é um animal carnívoro que se suja muito ao devorar a sua presa. Desse modo, a onça possui um cheiro forte que pode ser percebido à distância. Ademais, a expressão surgiu daí, onde pessoas com mau hálito são comparadas com o bafo de onça.

Personagem da Disney

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Mundo HQ

João Bafo de onça é um dos personagens dos quadrinhos e desenhos animados do Walt Disney. Ademais, ele surgiu antes do Mickey, em uma obra chamada Bootleg Pete, onde incialmente era um vilão urso. Além disso, sua primeira aparição foi no desenho Alice Solves The Puzzle. Em seguida, foi para uma nova animação, o Coelho Oswald. Posteriormente, a Disney foi obrigada a deixar Oswald e criou o Mickey. Então, lançado o desenho Steamboat Willie, lá estava Bafo de Onça, mas agora em forma de gato, pois seria o antagonista do rato Mickey.

Por outro lado, João Bafo de onça não é apenas inimigo do rato Mickey, mas também um ladrão de bancos, e causa problemas para o Pato Donald e Tio Patinhas. Além disso, ele sempre costuma atuar em seus golpes juntamente com um cachorro narigudo chamado Escovinha. Por fim, ele se uniu com vilões como o professor Gavião, os Metralhas e Mancha Negra, por exemplo. E, a sua família corresponde ao seu irmão Little Pete, seus sobrinhos Bafito e Bafildo e sua namorada Tudinha. Entretanto, no desenho da Turma do Pateta, ele é casado com Peg e possui dois filhos, Pete Junior e Matraca.

Bafo de onça: Nunca mais

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Homem Virtual

O “bafo de onça nunca mais” é o quinto episódio da série brasileira denominada de Geração Saúde 2. Em suma, essa série tem o objetivo de dialogar com os jovens, com o intuito de levá-lo a refletir sobre os seus comportamentos. Dessa maneira, levando os jovens a reavaliar seus hábitos, para serem mais responsáveis com sua vida e a do próximo. Logo, nesse episódio específico, o jovem Pedro lida com seus problemas de mau hálito, procurando uma forma para solucionar o seu problema.

Bafo de Onça: Carnaval

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Rota do Samba

O bafo de onça é um conhecido bloco de carnaval do Rio de Janeiro, e desfila na Av. Rio Branco. Ademais, ele foi fundando em 12 de dezembro de 1956, em um botequim do bairro do Catumbi. Em síntese, o fundador Bafo de Onça, o carpinteiro e policial militar Sebastião Maria, formou o bloco eu sozinho, e saiu pelas ruas fantasiado de onça. Além disso, ele bebia bastante, e por isso seu hálito seria o verdadeiro bafo de onça.

Então, você conhecia a história por trás dessa expressão popular tão usada? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Mau Hálito, o que pode causar? Como evitar e tratamento. 

Fontes: Só Português, Significados, Mundo HQ

Imagens: Blog Jack Albernaz, Ecoa, Vix, Homem Virtual, Rota do Samba

Essa matéria Bafo de onça – Origem e história dessa expressão tão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas