Segredos do Mundo Bater perna – Origem e significado da expressão idiomática

Bater perna – Origem e significado da expressão idiomática

Bater perna é uma expressão idiomática e coloquial que dentro a linguagem é caracterizada por valores conotativos que dão sentido à sentença. Essa matéria Bater perna – Origem e significado da expressão idiomática foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Em muitas lugares do Brasil é muito comum ouvir a expressão “bater pernas” em frases como: ‘já vai bater perna por ai?’ ou ainda ‘vamos bater perna hoje?’. Mas você sabe o que isso significa? Em suma, essa expressão coloquial quer dizer andar a esmo, caminhar por aí sem destino certo ou até mesmo dar um rolê.

No entanto, a origem dessa expressão ainda é desconhecida. Para esclarecer, ela pode ter surgido a partir da observação sobre o ato de caminhar, ou seja, quando alguém caminha movimenta as pernas, mas não as bate literalmente. Por outro lado, uma versão também cogitada, é que o ditado surgiu devido a uma possível analogia com o movimento dos pássaros de ‘bater as asas’. Ou seja, como os humanos se locomovem com os membros inferiores, a expressão ficou definida simplesmente em ‘bater perna’, para representar esta ação.

Todavia, sendo um recurso linguístico avançado, as expressões idiomáticas como ‘bater perna’ não podem ser confundidas com ditados populares. Pois, a característica principal dos ditados populares é que eles são frases curtas e de efeito, que passam um ensinamento ou advertência.

Por que ‘bater perna’ é uma expressão idiomática?

Bater perna: origem e significado da expressão idiomática

Bater perna: origem e significado da expressão idiomática

Segredos do Mundo
Fonte: Pixabay

As expressões idiomáticas e coloquiais são comuns em diversos idiomas. No entanto, cada expressão se diferencia pelo contexto social, cultura, localização e até mesmo pelo tempo. Por este motivo, a grande maioria delas não possui uma tradução literal, e são transmitidas por meio da linguagem através das gerações.

Dessa forma, a sua interpretação deve levar em conta o sentido geral, ao invés de cada elemento que compõe a sentença. Muitas vezes, essas expressões não podem ser traduzidas e só podem ser compreendidas dentro do contexto em que foram utilizadas.

Além disso, expressões idiomáticas como ‘bater perna’ são utilizadas em diversos lugares, seja em diálogos, meios de comunicação, livros, músicas, filmes, entre outros.

Portanto, essas expressões são utilizadas para além de situações específicas, e ademais, são uma parte muito importante da comunicação escrita e falada, tanto na linguagem formal, quanto na coloquial.

Agora que você conhece o verdadeiro significado de ‘bater perna’, leia também: O que são gírias? Características, tipos e exemplos

Fonte: Só Português

Fotos: Pixabay

Essa matéria Bater perna – Origem e significado da expressão idiomática foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas