Blizzard – Origem, história, sucesso e jogos da empresa de games

A Blizzard surgiu timidamente, revolucionou o mercado e acabou se tornando uma referência quando o assunto são jogos online. Essa matéria Blizzard – Origem, história, sucesso e jogos da empresa de games foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Atualmente a Blizzard é considerada uma das maiores empresas mundiais quando o assunto é entretenimento digital. Isso porque, até mesmo que não joga já ouviu falar sobre os games Diablo, World of Warcraft e Starcraft. Entretanto o começo não teve tanto sucesso.

Primeiramente, a história da Blizzard começou em 1991. Michael Morhaime, Frank Pearde e Allen Adham tinham acabado de se formar e decidiram abrir sua empresa. Focados em desenvolver games, a empresa nova nasceu em fevereiro de 1991, chamava-se Silicon & Synapse.

A princípio, a Silicon & Synapse, também conhecida como S&S, fazia apenas conversões de jogos entre os sistemas operacionais existentes. Além disso, a famosa Interplay era seu principal cliente. E foi por causa da experiência obtida ao trabalhar com ela, que a S&S decidiu desenvolver seus próprios jogos.

O começo da Blizzard

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Equipe da Silicon & Synapse – IGN Brasil

A priori ninguém fazia ideia do quanto a S&S, futura Blizzard, iria revolucionar a indústria de jogos para computador. Seus primeiros projetos foram The Lost Vikings, iniciado em 1992, e Rock n’ Roll Racing, iniciado em 1993. Como os dois jogos foram já desenvolvidos para funcionar em dois sistemas diferentes, seus lançamentos demoraram cerca de dois anos.

O trio de empresários que esperavam vender em torno de 60 mil cópias foram surpreendidos com mais de 240 mil vendas. Posteriormente, em 1993, a empresa levou o prêmio de melhor produtora de software para casa. E isso seria só o começo do sucesso.

Devido a fama adquirida, a empresa Davidson & Associates, que era especializada em jogos infantis, acabou comprando a Silicon & Synapse. Primeiramente, a tentativa foi de mudar o nome da empresa para Chaos Studios, mas problemas legais fizeram com que ela passasse a se chamar Blizzard Entertaiment.

Jogos antigos – Melhores games do passado para aproveitar a nostalgia

×

A chegada do sucesso

Blizzard - Conheça a história da empresa responsável por grandes games

Blizzard - Conheça a história da empresa responsável por grandes games

Segredos do Mundo
Jogos Overwatch, World of Warcraft, Starcraft e Heroes of Storm – Blizzard

Por fim, com o apoio financeiro da David & Associates, a Blizzard conseguiu dar prosseguimento na criação de Warcraft. No ano anterior o jogo sofreu diversas ameaças de ser cancelado. Contudo, em 1994 conseguiram lançá-lo para ser jogado em computadores. Posteriormente, o game recebeu excelentes críticas da imprensa e conseguiu vender mais de 100 mil cópias.

No ano seguinte, o jogo ganhou uma sequência: Warcraft II. Surpreendentemente, em um ano eles atingiram a marca de dois milhões de cópias vendidas. Em resumo, a Blizzard acabava de entrar para o seleto grupo das grandes desenvolvedoras de games.

Em 1996, um estúdio menor estava desenvolvendo um jogo chamado Diablo. A Davidson & Associates também comprou a empresa que foi então rebatizada de Blizzard North. E ao final do ano lançou o jogo, considerado um dos maiores de todos os tempos.

Outros lançamentos

Blizzard - Conheça a história da empresa responsável por grandes games

Blizzard - Conheça a história da empresa responsável por grandes games

Segredos do Mundo
Personagens dos jogos da empresa – O vicio

No mesmo ano do lançamento de Diablo, a Blizzard também liberou a Battle.net, uma rede criada para jogos online. Mais uma vez a empresa fazia mudanças incríveis no mercado, inegavelmente alterando a forma dos jogadores de interagirem um com o outro.

Além disso, dois anos depois, em 1998, StarCraft foi lançado. Nesse período a empresa já estava mais do que consolidada no mercado e conseguiu vender em torno de 5 milhões de cópias. Posteriormente novas sequências dos jogos foram lançados. E cada vez mais a Blizzard ia batendo seus próprios recordes e ganhando premiações.

Contudo, em meio a tantos sucessos, a empresa decidiu abandonar o desenvolvimento de jogos para console. Nesse meio tempo, eles acabaram trabalhando apenas com algumas outras adaptações. Entretanto, a Blizzard estava apenas escolhendo seu novo modelo de games.

A mudança de jogo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: World of Warcraft

Em resumo, essa mudança veio no período em que Tibia e Ultima Online faziam muito sucesso entre os jogadores. Foi em 2004 que a Blizzard resolveu criar um novo jogo: World of Warcraft. Um RPG online com milhares de jogadores conectados pelo mundo inteiro. Então WoW ainda veio com uma engine gráfica 3D impecável e um universo imenso de jogo. Ou seja, uma total novidade para a época.

Por fim, completando o sucesso que o jogo com certeza faria, ele também tinha uma jogabilidade intuitiva e bem simples. Além disso, WoW foi considerado completamente revolucionário para o mercado, influenciando totalmente a indústria de jogos. Até os dias atuais, não só World of Warcraft, como todos os outros jogos da Blizzard são um completo sucesso.

Todos os jogos da Blizzard

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Amazon

Primeiramente é necessário deixar claro que os jogos listados abaixo são apenas de quando a empresa se tornou oficialmente Blizzard Entertaiment. Em segundo lugar, todas as expansões dos jogos também aparecem nessa extensa lista.

Dragon’s Eye de Shanghai II  – 1994 Blackthorne – 1994 The Death and Return of Superman – 1994 Orcs & Humans de WarCraft  – 1994 The Losts Vikings II – 1995 Justice League Task Force – 1995 Tides of Darkness de WarCraft II  – 1995 Beyond the Dark Portal de WarCraft II  – 1996 Diablo – 1996 StarCraft – 1998 Brood War de StarCraft  – 1998 Battle.net Edition de WarCraft II  – 1999 Diablo II – 2000 Lord Of Destruction de Diablo II – 2001 Reign of Chaos de WarCraft III  – 2002 The Frozen Throne de WarCraft III – 2003 World of Warcraft – 2004 The Burning Crusade de World of Warcraft  – 2007 Wrath of the Lich King de World of Warcraft – 2008 Wings of Liberty de StarCraft II – 2010 Cataclysm de World of Warcraft  – 2010 Diablo III – 2012 Mists of Pandaria de World of Warcraft – 2012 Heart of the Swarm de StarCraft II – 2013 Hearthstone: Heroes of Warcraft – 2014 Reaper of Souls de Diablo III – 2014 Warlords of Draenor deWorld of Warcraft – 2014 Heroes of the Storm – 2015 Legacy of the Void de Starcraft II – 2015 Overwatch – 2016 Legion de Word of Warcraft – 2016 Battle for Azeroth de World of Warcraft – 2018

Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: Melhores jogos de Playstation 4 – 10 títulos essenciais da geração

Imagens: Oficinadanet, Blizzardnews, Amazon, Wordofwarcraft, Ovicio, Ign

Fontes: Techtudo, Blizzardoficial, Blizzardoficial

Essa matéria Blizzard – Origem, história, sucesso e jogos da empresa de games foi criada pelo site Segredos do Mundo.