Bot, o que é? Funcionamento e exemplos dessa tecnologia

Os bots são mecanismos cada vez mais presentes e discutidos no mundo online. Eles podem tanto facilitar a vida na web como prejudicá-la. Essa matéria Bot, o que é? Funcionamento e exemplos dessa tecnologia foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Atualmente, bot é um termo cada vez mais comum nos diálogos sobre a internet. Apesar disso, a palavra pode se referir a diversas ferramentas. Os bots, então, podem ser definidos como aplicações autônomas que rodam na internet desempenhando uma tarefa já predeterminada. Eles podem tanto trazer benefícios, sendo úteis e inofensivos, como também podem trazer malefícios dessa forma sendo usados de maneira abusiva por criminosos. Portanto, na internet existem tanto bots legítimos quanto aqueles que são usados em ações de cunho malicioso e que podem causar danos e prejuízos para terceiros.

Essa é uma tecnologia que cada vez mais está ganhando relevância e importância por conta dos seus impactos nas redes sociais. Um bot pode ser responsável, por exemplo, por fraudes e até mesmo movimentos capazes de influenciar eleições. Os bots legítimos podem ser, por exemplo, robôs que varrem a internet indexando sites para serviços de busca, como Google e Bing. Eles também podem encontrar o preço mais baixo para um determinado produto com poucos cliques. Já o bot maligno, por exemplo, podem ser robôs que varrem a internet em busca de sites vulneráveis a fim de fazer ataques e invasões posteriormente.

Bot: O que é e como Funcionam?

Bots são, basicamente, programas de computador que são criados para realizar tarefas repetitivas e automatizadas para rodar pela internet. A timeline do Facebook, por exemplo, se não fosse automatizada, para atualizá-la seria necessário que o usuário fossem em cada página, grupo ou amigo para saber das últimas postagens. O mecanismo que alimenta o Feed de Notícias pode ser considerado então um bot, capaz de cumprir inúmeras solicitações em um curto período de tempo. Isso não seria possível se feito manualmente.

O termo “bot” como o nome sugere, surgiu da palavra em inglês “robot” (robô, em português) e se refere às tarefas automatizadas aplicadas em ações na internet. E normalmente também é associada a inteligência artificial e pode interagir simulando a forma de pensar do ser humano. Eles também podem ser encontrados em diversas formas, como robôs, robôs de mecanismos de buscas e chatbots. Confira a definição de cada:

Robô

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Olhar Digital

São os robôs físicos que executam funções manuais. E atualmente grandes indústrias utilizam essa ferramenta em diversos processos, como construção de automóveis até mesmo a robôs aspiradores. A própria robótica em si está ligada à diversas outras áreas como informática, elétrica, eletrônica e mecânica.

Robô de mecanismos de buscas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Olhar Digital

Como já citado anteriormente, os mecanismos de busca utilizam os robôs para definir os softwares que navegam por entre os links encontrados nas páginas da internet. Dessa forma, eles indexam os conteúdos que serão exibidos nas páginas de busca. Sendo assim, essa ferramenta utiliza também diversos critérios para encontrar esses endereços online e definir a estrutura da relevância.

Chatbots

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Olhar Digital

Esses são os mais comumente chamados de bots e que as pessoas mais terão contato no seu cotidiano. O nome vem da junção de “chat” e “robot”, os chatbots, também traduzidos como robôs de conversação. São, como o nome já sugere, ferramentas de comunicação. Ele tem como propósito simular a interação online no chat com um agente de atendimento humano, que automatiza diversos processos.

Se você curte tecnologia, leia também essa matéria: Google Assistente – Como ativar e principais funções disponíveis  

Fontes: TechTudo, Cedrotech e Olhar Digital.

Imagens: Olhar Digital, Wired.

Essa matéria Bot, o que é? Funcionamento e exemplos dessa tecnologia foi criada pelo site Segredos do Mundo.