Segredos do Mundo Cannoli – História, curiosidades e a receita do doce italiano

Cannoli – História, curiosidades e a receita do doce italiano

Cannolo é uma sobremesa italiana em forma de tubo e consiste numa massa recheada com ricota doce, frutas cristalizadas ou chocolate em gotas. Essa matéria Cannoli – História, curiosidades e a receita do doce italiano foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente você já pensou que o tiramisu é a sobremesa italiana mais famosa. Todavia, um doce siciliano se popularizou em várias partes do mundo: o cannoli (plural) ou cannolo, no singular. Este doce que se acredita ter vindo das regiões de Palmero e Messina, significa “pequeno tubo” em siciliano. Os cannoli variam de tamanho indo do “cannulicchi”, um canudo do tamanho de um dedo, até porções do tamanho de um punho normalmente encontradas em Palermo.

A fabricação de cannoli é bastante relevante na Sicília e para os padeiros, a qualidade e os padrões de sua padaria podem ser avaliados exclusivamente com base na qualidade de seu cannoli. Como um forte símbolo que representa a herança italiana, o cannoli tem uma história única e rica, possivelmente remontando à presença dos mouros na Sicília.

História do Cannoli

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Assim como outros doces, o cannoli era tipicamente associados aos ritos cristãos anuais. Por exemplo, o Cassata é um bolo de ricota no formato de disco do sol, era feito para celebrar a Páscoa e a renovação da primavera. Além disso, outro doce de creme de ricota com uma cereja caramelada no topo, chamado Minne di Sant ‘Aita, foi servido no dia do festival de fevereiro em Catania, comemorando o martírio de Santa Ágata (cujos seios foram decepados após ela ter recusado as investidas de um homem).

No entanto, a história do cannoli não possui influências italianas em sua totalidade. Ou seja, a origem do doce é reflexo da variedade de culturas e povos que, ao longo dos séculos, habitaram a Sicília. Como um alimento básico da culinária siciliana, muitas pessoas acreditam que o cannoli se originou na Sicília em Piana Degli Albanesi, mas esta sobremesa tradicional pode possivelmente ser rastreada durante o domínio árabe da ilha, também conhecido como Emirado da Sicília.

Possíveis origens

Dessa forma, existem duas histórias sobre a origem do cannoli. A primeira ocorre no harém de um príncipe árabe dentro de seu castelo durante o domínio árabe da ilha. Como resultado, muitas concubinas do príncipe passavam o tempo preparando refeições deliciosas e sobremesas deliciosas, entre elas um doce em forma de cilindro cheio de ricota, amêndoas e mel.

Já, a segunda história remonta a um convento, fora do castelo, onde freiras elaboravam um novo tipo de massa feita de uma concha chamada “escória” com recheio de ricota, açúcar, chocolate e amêndoas para celebrar o Carnevale (Carnaval), que é uma festa que acontece em toda a Itália antes do início da Quaresma.

Sejam concubinas ou freiras, os historiadores acreditam que ambas as lendas têm suas verdades e que a criação dos cannoli ocorreu na cidade de Caltanissetta ou nos arredores, entre 827 e 1091. Ademais, os historiadores acreditam que esta deliciosa sobremesa foi criada por mulheres.

Receita tradicional de cannoli

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A receita tradicional de cannoli consiste em uma casca em forma de tubo de massa folhada frita, recheada com ricota doce e cremosa, frutas cristalizadas e gotas de chocolate. O sabor cremoso e levemente picante da ricota é suavizado pelo açúcar e pelo chocolate, enquanto o crocante da casca leve frita traz à tona uma incrível combinação de sabores e texturas.

Por outro lado, italianos que imigraram para o continente americano no início dos anos 1900 fizeram adaptações à receita original do cannoli devido à disponibilidade limitada de certos ingredientes como ricota de leite de ovelha. Então, o queijo mascarpone foi usado em seu lugar. Hoje, existem muitas variações da receita tradicional de cannoli, incluindo chocolate, morango e caramelo de noz-pecã.

Como fazer esta sobremesa em casa?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Ingredientes

Massa
Farinha de trigo sem fermento
Açúcar granulado
Sal
Manteiga sem sal
Ovos
Óleo vegetal

Recheio
1 quilo de queijo ricota com leite integral
2/3 xícara de açúcar granulado
Raspas de ½ laranja média
½ colher de chá de essência de baunilha
1 ½ colher de sopa de raspas de gengibre
¼ xícara de gotas de chocolate meio amargo
8 conchas de cannoli médias ou mini conchas de cannoli

Coberturas extras:
Pistache picado, nozes, chocolate derretido ou açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Cannoli: história, curiosidades e receita do doce italiano

Cannoli: história, curiosidades e receita do doce italiano

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Massa

Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes da massa em uma tigela e bata bem.
Em segundo lugar, amasse rapidamente até formar uma pasta semelhante à massa de pizza.
Depois, deixe descansar por 30 minutos
Corte a massa em círculos pequenos usando um cortador de massa ou um garfo.
Por fim, modele as conchas do cannoli e leve para fritar.

Recheio

Em primeiro lugar, se for usar ricota fresca ou ricota com soro de leite, é importante coar da ricota. Para isso, coloque uma toalha de papel sobre a ricota ainda no recipiente. Vire a ricota e o recipiente de cabeça para baixo e coloque em uma peneira por 30 minutos. Descarte o excesso de soro.
Posteriormente, despeje a ricota coada, açúcar, raspas de laranja e a essência de baunilha na batedeira ou liquidificador. Misture em velocidade média-alta por 2 minutos. A mistura deve ficar um pouco mais fofa do que no início.

Adicione o gengibre cristalizado e as gotas de chocolate e misture bem.
Leve à geladeira em um recipiente hermético pelo menos 2 horas antes de moldar em conchas.
Use um saco de confeitar com uma ponta de confeitar um pouco menor que a abertura das cascas dos cannoli. Encha o saco de confeitar com o recheio.
Encha uma ponta da casca do cannoli, vire a casca e preencha a outra ponta. Se desejar, mergulhe as pontas em pistache picado ou nozes ou suas outras coberturas favoritas.
Se desejar, polvilhe os cannoli com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Então, gostou de saber mais sobre esse doce italiano? Pois, clique e confira também: Pizza – 12 curiosidades sobre esse prato tão famoso

Fontes: Simonde, Descobrindo a Sicília, Cannoli do Calimano, BBC

Fotos: Pinterest

Essa matéria Cannoli – História, curiosidades e a receita do doce italiano foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas