Cansaço emocional – O que é, sintomas e tratamentos

O cansaço emocional pode ser resultado de uma combinação de fatores e precisa ser tratado para evitar maiores riscos à saúde.

Sabe aqueles dias em que você se sente completamente sem energia? Quando está com a cabeça irritada que não tem forças nem para fazer o que gosta? Se isso está acontecendo em sua vida, você pode estar sofrendo por uma condição mais perigosa do que parece, isto é, cansaço emocional.

A condição de fadiga pode ser tão forte que vem acompanhada de dores físicas. Além disso, mesmo tarefas simples e prazerosas parecem impossíveis de serem completadas. Esses problemas são reflexos de um desgaste provocado pela soma de nossas obrigações e frustrações, mas tem solução.

Vamos conhecer alguns dos sintomas do cansaço emocional e possíveis soluções para o problema.

Sintomas do cansaço emocional
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
Unique Mindcare Cansaço frequente, que não some nem mesmo com o sono; Dificuldade de concentração e memória; Insônia ou sono excessivo; Irritabilidade, ansiedade e instabilidade emocional; Desânimo e falta de prazer em atividades que antes eram prazerosas; Tristeza e angústia; Queda de imunidade; Irritação no estômago; Redução do desejo sexual. Imagens depressivas que só pessoas com depressão irão entender × Causas do cansaço emocional
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
Michigan Health

O cansaço emocional é provocado pela combinação de uma série de fatores, então vamos observar algumas delas.

Desequilíbrio emocional: suas emoções estão desequilibrando seus pensamentos e suas decisões. Além disso, a mudança de humor é frequente, com crises inesperadas e desproporcionais. Do mesmo modo, você tem dificuldades para lidar com as mágoas que estão aparecendo, além de estar sendo afogado pelas próprias frustrações.

Pressão psicológica: seja na vida pessoal, ou na vida profissional, você está sofrendo muita cobrança e pressão. Isso pode ser culpa da ação de outros, ou de sua própria dificuldade de lidar com erros e com a imperfeição de suas tarefas.

Excesso de responsabilidades: mais uma vez, pode ser um problema gerado por sobrecarga de suas próprias decisões ou necessidade de cumprir tarefas obrigatórias. A dificuldade de estabelecer prioridades ou de realizar trabalhos em equipe bem distribuídos pode gerar muito mais responsabilidades do que você consegue suportar.

Dicas para prevenção do cansaço emocional
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
UConn Today Tentar dormir ao menos seis horas por dia, sem ultrapassar nove horas de sono; Beber muita água ao longo do dia; Fazer uma dieta equilibrada e saudável; Buscar atividades relaxantes, como a meditação; Evitar o consumo de álcool ou nicotina; Praticar atividades físicas; Buscar ajuda profissional em psicoterapia. Doenças provocadas pelo cansaço emocional
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
Fight the New Drug

Apesar do nome da condição explorar o lado emocional, os problemas podem se refletir no corpo do paciente. Isso porque quando as emoções não estão em equilíbrio, pode haver o desenvolvimento de dores físicas.

Eventualmente, doenças ainda mais graves podem aparecer. Em resumo, podemos falar de hipertensão arterial, arritmia, gastrite, úlcera, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Nesses casos, as doenças físicas são um reflexo do cansaço emocional. Ou seja, elas só poderão ser curadas caso o o problema seja combatido na raiz do cansaço. Isso porque, segundo estudos da área de Inteligência Emocional, essas doenças são apenas uma forma de expressar o mal funcionamento das emoções.

Consumo de vitaminas
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
Healthline

Para contribuir na alimentação balanceada, intercalar pequenas refeições ao longo do dia é uma opção. Isso porque os níveis de energia ficam equilibrados o dia todo, contribuindo para evitar a fadiga.

Uma forma de garantir esse equilíbrio é consumir vitaminas sintéticas, sob orientação de um profissional. Só para ilustrar, as principais vitaminas contidas em suplementos polivitamínicos são:

Vitamina B12: útil em casos de deficiência de absorção gástrica do nutriente, como durante a anemia perniciosa. Pode ser encontrada em comprimidos, mas também de forma injetável.

Vitamina C: sua função antioxidante colabora para combater a fadiga. Pode ser consumida em gotas, comprimidos, gomas, balas ou pastilhas efervescentes.

Vitamina D: obtida pela exposição à luz do sol, é muito lembrada em casos de doenças autoimunes como importante no combate à fadiga. Pode ser consumida em comprimidos, bem como gotas ou cápsulas.

Ferro: fundamental para tratar a fadiga, já que ajuda no transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Pode ser encontrado em gotas, comprimidos ou cápsulas.

Magnésio: é importante para funções variadas do corpo, como funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), contração muscular. Além disso, também é importante para a função cardiovascular. No entanto, é difícil de ser obtido na alimentação e pode ser encontrado em gotas, comprimidos em cápsulas.

Tratamento do cansaço emocional
Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Cansaço emocional - o que é, sintomas e tratamentos

Segredos do Mundo
Talk Therapy

Na seção de dicas, já foram listadas uma série de ações que podem ser realizadas para tentar prevenir e eliminar o cansaço emocional. A decisão de realizar cada um desses passos, no entanto, pode não ser tão simples se a fadiga for dominante. Nesse sentido, é fundamental que o paciente procure um especialista para acompanhamento.

A terapia cognitiva comportamental ao lado de um profissional especializado vai garantir uma análise precisa e, a posteriormente, a realização de um tratamento gradativo que produza os melhores resultados. O mais indicado, aliás, é que a abordagem seja feita de maneira integral. Ou seja, envolvendo também os ambientes familiares e profissionais do paciente, de maneira interdisciplinar.

Em alguns casos, um médico poderá indicar o uso de medicamentos, como corticoides e antidepressivos.

Fontes: SBIE, Guia da Farmácia, A Mente é Maravilhosa

Imagem de destaque: Utica Phoenix

Essa matéria Cansaço emocional – O que é, sintomas e tratamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.