Segredos do Mundo Cansaço – Principais causas e doenças associadas

Cansaço – Principais causas e doenças associadas

A exaustão pode ser um sinal de problema grave na saúde. Diversas doenças têm a fadiga como sintoma e podem explicar essa condição. Essa matéria Cansaço – Principais causas e doenças associadas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você se sente sempre cansado? Certamente, a maioria de nós sabe o que é estar cansado, especialmente quando estamos doentes, com uma gripe ou resfriado, por exemplo. Dessa forma, as doenças podem ser uma das causas do cansaço. No entanto, quando você sofre de constante falta de energia e fadiga contínua, pode ser hora de buscar ajuda médica.

Além do cansaço, ainda existe a fadiga que é um cansaço persistente, constante e limitante. A fadiga acarreta um esgotamento inexplicável, persistente e recorrente. Ou seja, ela é semelhante a como você se sente quando está gripado ou quando não dorme muito. Por isso, quem sofre de fadiga crônica pode acordar pela manhã com a sensação de não ter dormido. Ou ainda pode não conseguir trabalhar e não ser produtivo em casa, pois estará exausto demais até mesmo para administrar as tarefas domésticas.

Todavia, na maioria dos casos, há uma razão para o cansaço. Entre as mais comuns estão rinite alérgica, anemia, depressão, fibromialgia, bem como doença renal crônica, doença hepática entre outras condições de saúde. Neste artigo, confira algumas causas comuns de cansaço e fadiga que estão relacionadas a algumas doenças.

Doenças que têm cansaço como sintoma

Anemia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A fadiga causada pela anemia é o resultado da falta de glóbulos vermelhos, que levam o oxigênio dos pulmões para os tecidos e as células. Dessa forma, quem tem anemia pode se sentir fraco e com falta de ar. A anemia pode ser causada por deficiência de ferro ou vitamina, perda de sangue, sangramento interno ou doença crônica, como artrite reumatoide, câncer ou insuficiência renal.

Sintomas

Os sintomas da anemia incluem: sensação de cansaço o tempo todo, fraqueza extrema, dificuldade em dormir, falta de concentração, taquicardia, dores no peito e dor de cabeça.

Diagnóstico

Uma avaliação completa para anemia inclui um exame físico e exames de sangue, incluindo um hemograma completo, para verificar os níveis de glóbulos vermelhos e a hemoglobina no sangue. Por conseguinte, também é padrão verificar se há perda de sangue nas fezes.

Tratamento

Para esclarecer, a anemia não é uma doença; é um sintoma de que algo mais está acontecendo em seu corpo que precisa ser resolvido. Portanto, o tratamento varia de acordo com a causa da anemia, que pode ser tão simples quanto comer mais alimentos ricos em ferro.

Apneia do sono

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Esse problema de perturbação do sono pode ser o motivo de você acordar cansado. Os sintomas da apneia do sono incluem breves interrupções da respiração durante o sono. No tipo mais comum, a apneia obstrutiva do sono, as vias aéreas superiores fecham ou colapsam por 10 segundos ou mais, o que impede que o cérebro entre em estágios mais profundos do sono, como o estágio REM. Como resultado, alguém com apneia obstrutiva do sono pode parar de respirar dezenas ou até centenas de vezes por noite, segundo especialistas.

Sintomas

A apneia do sono costuma ser sinalizada por ronco e geralmente é seguida por cansaço no dia seguinte. A apneia do sono pode causar doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e derrame.

Diagnóstico

Busque ajuda de um especialista do sono para realizar um estudo do sono em casa ou em um laboratório. Isso envolve um pernoite em uma clínica onde você será submetido a uma polissonografia, isto é, um teste indolor que monitorará seus padrões de sono, alterações respiratórias e atividade cerebral.

Tratamento

No tratamento para apneia do sono, pode ser prescrito um dispositivo que faz pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou seja, uma máscara que se ajusta sobre o nariz e boca e sopra ar nas vias respiratórias enquanto você dorme.

Diabetes tipo 2

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Os dados mais atualizados do Atlas de Diabetes da IDF mostram que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo. O açúcar, também chamado de glicose, é o combustível que mantém seu corpo funcionando. Ou seja, isso significa problemas para pessoas com diabetes tipo 2 que não conseguem usar a glicose adequadamente, fazendo com que ela se acumule no sangue. Desse modo, sem energia suficiente para manter o corpo funcionando normalmente, as pessoas com diabetes geralmente percebem a fadiga como um dos primeiros sinais de alerta.

Sintomas

Além de sentir cansaço o tempo todo, outros sinais de diabetes incluem sede excessiva, micção frequente, fome, perda de peso, bem como irritabilidade, infecções por fungos e visão turva.

Diagnóstico

Existem dois testes principais para diabetes. O teste mais comum mostra o nível médio de açúcar no sangue ao longo de alguns meses. Logo, o teste de glicose plasmática em jejum mede o nível de glicose no sangue após um jejum de 8 horas.

Tratamento

O médico irá avaliar e orientar como controlar os sintomas por meio de mudanças na dieta, medicamentos orais e injeção de insulina.

Depressão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A depressão ou ‘mal do século’ é uma doença grave que afeta a maneira como dormimos, comemos e nos sentimos com relação a nós mesmos e aos outros. Porém, sem tratamento adequado, os sintomas da depressão podem durar semanas, meses ou até anos.

Sintomas

Nem todas as pessoas enfrentam a depressão da mesma maneira. Mas, comumente, a depressão pode causar diminuição da energia e consequentemente cansaço extremo, mudanças nos padrões de sono e alimentação, problemas de memória e concentração e sentimentos de desesperança, inutilidade e negatividade.

Diagnóstico

Não há exames ou testes capazes de diagnosticar a depressão. Contudo, se você tiver cinco ou mais dos sintomas listados por mais de duas semanas, ou se eles interferirem em sua vida, consulte um médico ou profissional de saúde mental.

Tratamento

A maioria das pessoas que lutam contra a depressão conseguem curar a doença através de uma combinação de psicoterapia e medicação.

Fadiga crônica

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Essa doença causa um grande cansaço que surge rapidamente. Pessoas que sofrem da Síndrome da Fadiga Crônica se sentem muito cansadas para continuar com suas atividades normais e se exaurem facilmente com pouco esforço.

Sintomas

Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, bem como fraqueza, gânglios linfáticos sensíveis e incapacidade de concentração.

Diagnóstico

Como esta síndrome possui causa ainda desconhecida, o médico deve descartar outras condições com sintomas semelhantes, como lúpus e esclerose múltipla por exemplo, antes de fazer o diagnóstico.

Tratamento

Ainda não existe uma cura medicinal aprovada para a fadiga crônica. Autocuidado, antidepressivos e acompanhamento psicológico podem ajudar quem sofre desta condição.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Quando os hormônios da tireoide estão desequilibrados, qualquer atividade por mais simples que seja pode deixá-lo extremamente cansado. Nesse sentido, a glândula tireoide que fica na frente do pescoço, produz hormônios que controlam o metabolismo. O excesso de hormônio tireoidiano (hipertireoidismo) acelera o metabolismo. Por outro lado, quando há diminuição do hormônio (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento.

Sintomas

O hipertireoidismo causa fadiga muscular e fraqueza. Por isso, exercícios como andar de bicicleta ou subir escadas tornam-se mais difíceis. Outros sintomas da tireoide incluem perda de peso inexplicável, sensação de calor o tempo todo, aumento da frequência cardíaca, fluxos menstruais mais curtos e menos frequentes e aumento da sede. Dessa maneira, o hipertireoidismo é mais comumente diagnosticado em mulheres entre 20 e 30 anos, mas também pode ocorrer em mulheres e homens com idade mais avançada.

Já o hipotireoidismo causa fadiga, incapacidade de concentração e dor muscular, mesmo com pouca atividade. Além disso, outros sintomas incluem ganho de peso devido à retenção de água, sensação de frio o tempo todo (mesmo em climas mais quentes), fluxos menstruais mais intensos e frequentes e prisão de ventre. O hipotireoidismo é mais comum em mulheres com mais de 50 anos.

Diagnóstico

A doença da tireoide pode ser detectada com um exame de sangue.

Tratamento

Por fim, os tratamentos para doenças da tireoide variam, mas podem incluir medicamentos, cirurgia ou iodo radioativo.

Então, se você gostou desse conteúdo saiba mais sobre esta doença associada ao cansaço: Depressão, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cura

Fontes: Tua Saúde, Amafresp, Hcor

Fotos: Pexels

Essa matéria Cansaço – Principais causas e doenças associadas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas