Segredos do Mundo Chato de galochas – Como surgiu e o que significa a expressão

Chato de galochas – Como surgiu e o que significa a expressão

Chato de galochas é uma expressão popular da língua portuguesa que define uma pessoa inconveniente, enfadonha e desagradável. Essa matéria Chato de galochas – Como surgiu e o que significa a expressão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente você já ouviu ou chamou alguém de ‘chato de galochas’. Para quem não sabe o que é uma galocha, trata-se de um tipo de calçado de borracha utilizados geralmente em dias de chuva.

Portanto, como esse calçado causa um certo incômodo, uma possibilidade é que a expressão tenha surgido justamente para descrever como seu uso é chato e desagradável.

No entanto, será que essa é a real origem desse termo? Existe uma outra hipótese mais aceita que você precisa conhecer. Confira a seguir!

Origem do chato de galochas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A expressão “chato de galochas”, muito popular no Brasil, surgiu graças às galochas. Como lido acima, a bota é um acessório que se usa sobre o calçado, evitando que ele seja danificado pela água. Estes calçados, foram amplamente utilizados nas décadas de 50 e 60 no interior do Brasil, onde em muitos lugares ainda não havia calçadas nem ruas pavimentadas. Consequentemente, para evitar que os pés ficasse encharcados de lama, a maioria utilizava esse acessório por ser feita de material impermeável.

Nesse sentido, o chato de galochas era aquela pessoa que entrava nos lugares sem tirar as galochas e como resultado, deixava o piso bastante sujo e cheio de lama. Então, foi exatamente esse fato que motivou os enfurecidos donos de estabelecimentos e sobretudo, as donas de casa, a chamá-los de “chatos de galocha”,

Contudo, com o passar do tempo a expressão passou descrever qualquer pessoa chata, inconveniente e enfadonha. Por fim, ainda hoje, essas botas são tiradas do armário em dias chuvosos e mais do que isso, algumas profissões exigem que seus trabalhadores usem sapatos estilo galocha.

O que é ser chato?

Chato de galochas: como surgiu e o que significa a expressão

Chato de galochas: como surgiu e o que significa a expressão

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

A lista do que torna uma pessoa ‘chato de galochas’ pode ser extensa e inclui desde falta de educação, pessoas que falam muito, entre outros fatores. Alguns especialistas da psicologia explicam que a chatice pode vir de pessoas que falam muito, ouvem pouco e não possuem limites claros. Por exemplo, uma forma de chatice poderia ser alguém que invade a privacidade de outra pessoa ou que faz piada o tempo todo.

Por outro lado, a chatice também pode estar relacionada a comportamentos extremos, como pessoas tímidas ou extrovertidas em excesso. Além disso, nem sempre o chato reconhece que a chatice pode ser um problema. Desse modo, as vezes é necessário buscar ajuda de um profissional para entender se ser chato configura ou não um problema.

Curtiu esse conteúdo? Então, clique e leia também: 5 formas de controlar a ansiedade sem tomar remédios

Fontes: Dicionário popular, Só português, Significados

Fotos: Pinterest

Essa matéria Chato de galochas – Como surgiu e o que significa a expressão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas