Segredos do Mundo Cheiro de gás, o que causa? O que fazer em casos de vazamentos

Cheiro de gás, o que causa? O que fazer em casos de vazamentos

O cheiro de gás que sentimos é causado por um componente que é acrescentado ao GLP, como precaução para evitar possíveis explosões. Essa matéria Cheiro de gás, o que causa? O que fazer em casos de vazamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Você sabia que o gás natural, composto de metano, e o GLP, composto de propano e butano, não possuem cheiro em seu estado natural? Entretanto, o que causa aquele forte cheiro de gás?

O cheiro de gás é proveniente de um aditivo chamado Mercaptano, que é inserido ao gás. Com o intuito de alertar as pessoas do risco decorrente, foi adicionado esse aditivo. Logo, para evitar riscos de explosões provenientes de vazamentos, é bastante útil.

Mesmo não sendo um gás tóxico, ele pode causar asfixia em algumas pessoas. Logo, existem maneiras de se prevenir contra os vazamentos. Além disso, também existem medidas cautelosas que devem ser tomadas em casos de vazamentos.

Propriedades e características do gás de cozinha

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Veja

O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, é um dos resultados do refino do Petróleo. Ademais, é composto por uma mistura de gases hidrocarbonetos, como, por exemplo, Propano (C3H8) e Butano (C4H10). Isso devido ao fato de apresentarem grande aplicabilidade como combustível. Em suma, possui alto poder calorífico, qualidade de queima, baixo impacto ambiental, e simples manuseio, armazenamento e transporte.

Quando está à temperatura ambiente e submetido a pressões de 4 kgf/cm² a 15 kgf/cm², o GLP se encontra em estado líquido. Logo, ele é menos denso que a água, e qualquer contato com um corpo d’água o GLP permanece na superfície.

Por isso, facilita seu transporte e armazenamento nos recipientes que são utilizados. Ademais, ele encontra-se na fase gasosa quando é mantido na temperatura ambiente e na pressão atmosférica. Por ser mais denso que a água, em casos de vazamento ele ocupa locais mais baixos, liberando um cheiro de gás.

O que causa o cheiro de gás?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Gás box

Em seu estado natural, o GLP e o gás natural não possuem cheiro. Entretanto, quando ocorrem vazamentos, um forte cheiro de gás predomina no ambiente. Isso devido ao fato de adicionarem um aditivo chamado Mercaptano.  Isso porque o cheiro deve ser perceptível por qualquer pessoa, além de ser bastante desagradável, evitando que seja confundido com qualquer outro cheiro.

Ademais, o odor deve atender alguns requisitos, como não ser tóxico, ser resistente ao ser absorvido pelo solo, não deve reagir quimicamente nem evaporar rapidamente.

Objetivo do cheiro de gás

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Soluções em condomínios

Por possuir um cheiro de gás forte e bastante desagradável, em casos de vazamentos, ele funciona como um alerta, evitando possíveis acidentes, como explosões.

Pois, quando ocorre um vazamento, tendo um comburente, como o oxigênio, e uma fonte de ignição, é gerado uma explosão que destruirá tudo à sua volta. Porém, se o vazamento for identificado antes, e meditas forem tomadas, nada acontecerá.

O que fazer em casos de vazamentos?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Hospital de queimaduras

Em caso de vazamentos, é necessário que algumas medidas sejam tomadas, evitando possíveis complicações, tais como:

Feche o registro: Assim que você sentir o cheiro de gás, feche o registro, e caso tenha botijão, retire-o do fogão e mantenha em um local arejado. Deixe as portas e janelas abertas para arejar: É importante que circule o ar, por isso, mantenha as portas e janelas abertas, e nunca use um ventilador para acelerar o processo, pois ele pode soltar faíscas e causar explosões. Saia do local: Enquanto deixa o lugar arejar, e sair o cheiro de gás, é importante que saia do local para evitar respirar demais o gás. Ache o vazamento: Por último, é essencial que você encontre de onde vem o vazamento.

Como evitar

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: O Defensor

Para evitar vazamentos de gás e as possíveis dores de cabeça que podem causar, existem algumas medidas para isso, tais como:

Contratar serviços de um profissional: É importante contratar pelo menos uma vez ao ano os serviços de algum profissional, que possa inspecionar seu fogão, forno e outros eletrodomésticos. Verifique se a chama do seu fogão está azul e não amarela: A chama azul indica que tem uma boa proporção de oxigênio, assim o combustível é todo queimado. Não desregule seu forno ou aquecedor de água. Mantenha o seu fogão limpo. Não durma em um espaço com ventilação a gás ou aquecedor a querosene.

Em suma, o cheiro de gás serve como um alerta, pois em caso de vazamento, pode evitar acidentes ou explosões mais graves. Portanto, caso o cheiro de gás continue, é mais seguro procurar por orientação de um profissional.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Vazamento de gás – Você sabe o que fazer se acontecer?

Fontes: RW Engenharia, Prominent, Consul, Ecycle

Imagens:  Triider, Veja, Gás box, Soluções em condomínios, Hospital de queimaduras, O Defensor

Essa matéria Cheiro de gás, o que causa? O que fazer em casos de vazamentos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas