Cobra de duas cabeças – Espécie, hábitos e curiosidades sobre o animal

Apesar do nome, a cobra de duas cabeças não é uma cobra. E nem mesmo possui duas cabeças. Isso é apenas um pequeno detalhe do seu rabo. Essa matéria Cobra de duas cabeças – Espécie, hábitos e curiosidades sobre o animal foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Apesar de ser chamada de cobra de duas cabeças, esse animal não é uma serpente, e também não faz parte do grupo dos lagartos. Por outro lado, esses animais são répteis, mas do grupo dos anfisbenídeos (ou anfisbenas). No nome veio por causa do corpo que é comprido, sem patas e alongado, assim como o de uma cobra.

Por outro lado, cauda desse animal é arredondada e curta, o que faz com que ela se assemelhe com o tamanho da cabeça dela. Por isso o nome cobra de duas cabeças, por que parece te ela possui uma em cada extremo do corpo. Entretanto, isso não acontece realmente.

Aliás, esse animal também tem uma semelhança com as minhocas. Isso porque, assim como as minhocas, esse animal peculiar vive no subsolo. Além disso, ele pode ser encontrado em toda a América do Sul, mas no Brasil as cobras de duas cabeças estão apenas no Estado de São Paulo.

Características da espécie

Anfisbena

Anfisbena

Segredos do Mundo
Diferenças entre o rabo e a cabeça – Fonte: icmbio

As cobras de duas cabeças são de pequeno e médio porte. Ou seja, elas podem ter até 60 cm de comprimento. Além disso, sua pele é grossa e áspera, porque são animais escamados. Aliás, a tonalidade de sua pele varia dependendo da idade. Quando jovens são avermelhados e quando adultos são acinzentados.

Aliás, apesar da semelhança com as cobras cegas, ambos os animais não possuem nada em comum. A diferença dos dois já começa pela classe. Enquanto a cobra de duas cabeças é um réptil, a cobra cega é um anfíbio. A única semelhança entre elas, além do nome, é o fato de viverem se arrastando.

Estes animais são ovíparos, ou seja, se reproduzem através de ovos. Entretanto, por viverem embaixo do solo, é muito difícil observar seus hábitos na natureza. Entretanto, sabe-se que em nosso país, já são conhecidas 67 diferentes espécies desses animais.

Iguanas – Origem, reprodução, hábitos e como vivem

×

Hábitos da cobra de duas cabeças

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Portal Amazônia

As cobras de duas cabeças, também conhecidas como anfisbenas vivem quase o tempo todo embaixo do chão. Elas utilizam a cabeça, que é super resistente, para conseguir cavar seus túneis. Ou seja, é raro para os seres humanos encontrar com alguma anfisbena de bobeira por aí.

Esses animais conseguem achar alimento no subsolo, contudo, algumas vezes eles chegam até a superfície, escondidos embaixo de folhas e e húmus. Basicamente sua alimentação são invertebrados como formigas e cupins, minhocas e larvas. E também pequenos roedores, por exemplo filhotes de camundongos.

Quando são ameaçados

Cobra de duas cabeças - Espécie, hábitos e curiosidades sobre o animal

Cobra de duas cabeças - Espécie, hábitos e curiosidades sobre o animal

Segredos do Mundo
Fonte: Wikimedia

A anfisbena não possui veneno, entretanto, determinadas espécies conseguem morder com força para se proteger. Ou seja, se você encontrar com alguma por aí, evite pegá-la com as mãos ou até mesmo confrontá-la de alguma forma. Mesmo sendo pequena, a cobra de duas cabeças consegue se defender.

Além disso, em outras espécies, elas podem usar as caudas quando se sentirem ameaçadas. Isso porque, como ela se assemelha com a cabeça, a anfisbena começa a mover a cauda da mesma forma que move a cabeça, deixando o inimigo confuso sobre o que é cada parte do corpo.

Por outro lado, outras espécies conseguem soltar parte da sua cauda para confundir seus predadores Dessa forma elas conseguem um tempo maior para fugir. Essa técnica também é feita pelos lagartos que conseguem soltar o rabo, que ainda fica mexendo por um tempo.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Nuvem de gafanhotos – Como se forma e como impedir que espalhe?

Imagens: Wikipedia, Wikimedia, Icmbio, Portalamazonia

Fontes: Escolakids, Nativealimentos, Brasilescola

Essa matéria Cobra de duas cabeças – Espécie, hábitos e curiosidades sobre o animal foi criada pelo site Segredos do Mundo.