Segredos do Mundo Como aumentar a ocitocina – Benefícios da substância para o corpo

Como aumentar a ocitocina – Benefícios da substância para o corpo

A oxitocina, também conhecida como 'hormônio do amor', é um neurotransmissor que desempenha uma função essencial para as relações humanas. Essa matéria Como aumentar a ocitocina – Benefícios da substância para o corpo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Sabe aquilo que você sente em um momento afetuoso, por exemplo quando você acaricia um cachorrinho, recebe um abraço apertado ou um beijo? Isso é o hormônio do amor entrando em ação. Mas você sabe qual a sua função e como aumentar a oxitocina?

A oxitocina é o que muitas pessoas chamam de hormônio do amor, hormônio do carinho ou do afeto. A ocitocina é um neuropeptídio, ou seja, ela é um neurotransmissor que permite a comunicação entre o cérebro e o corpo. Além disso, a oxitocina também é um hormônio que desempenha um papel essencial para as relações humanas.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Essa pequena e incrível substância química cerebral tem diversas funções importantes. Por exemplo, ela desempenha um papel durante a relação sexual, no parto, na interação social, nas emoções e em muitas outras funções importantes do corpo e da mente. Ela é produzida naturalmente pelo cérebro, mas também existe a oxitocina sintética que é usada terapeuticamente.

O que acontece quando o hormônio do amor está baixo?

Os baixos níveis de oxitocina no cérebro estão relacionados à condições de saúde mental como depressão, ansiedade, fobia social, esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático entre outros distúrbios. O ‘hormônio do carinho’ é vital para lidar com questões como a dor do trauma, tristeza, vergonha e rejeição.

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Pesquisadores descobriram que níveis adequados de ocitocina aumentam os sentimentos de calma e segurança, diminuindo a atuação de uma parte do cérebro chamada amígdala, que tem como função nos manter em um estado de alerta e medo constante. Dessa forma, a oxitocina pode melhorar o humor, reduzir os hormônios do estresse e a inflamação, aumentar a sensação de confiança e segurança, aumentar a resistência à dor e a tolerância ao estresse, reduzir a irritabilidade e a tensão e proporcionar sensações de conforto e prazer em diversas situações.

Como aumentar o ocitocina?

Como visto, a função da oxitocina é garantir o nosso bem-estar físico, mental e social. Ela nos faz sentirmos mais conectados e sintonizados com os outros. Por isso, fique atento as situações que geram o aumento da ocitocina como as indicadas abaixo:

1. Afeto e compaixão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, uma das maneiras naturais de aumentar a oxitocina é por meio do afeto e da compaixão. Receber um carinho ou um abraço aumentará automaticamente a oxitocina no cérebro.

2. Vitaminas C e D

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

A produção de oxitocina depende das vitaminas C e D. Todavia, existem diversos suplementos e alimentos ricos nessas vitaminas como laranja, morango, goiaba, mamão, abacaxi, ovos, queijo, leite de soja e cereais.

3. Magnésio

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Os receptores de oxitocina precisam de magnésio para funcionar adequadamente e, consequentemente, aumentar a ação da oxitocina no cérebro. Dessa forma, os alimentos indicados são: espinafre cozido, acelga, amêndoas, abacate, bananas e chocolate amargo.

4. Pets

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Os bichinhos fofinhos que alegram nossa rotina, com certeza estão entre os fatores que elevam os níveis do hormônio do amor. Um estudo descobriu que os níveis de oxitocina aumentaram em humanos e cães após apenas cinco minutos de contato, brincadeiras e carinho. Então, conviva com seus animais de estimação o máximo possível, pois eles são realmente bons para nossa saúde física e mental.

5. Sorrir

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Sorrir é um das respostas mais simples à pergunta ‘Como aumentar oxitocina?’. Também aumenta a sociabilidade e suaviza interações difíceis. Além disso, sorrir provoca uma mudança de humor imediata, reduz o estresse e aumenta as sensações de relaxamento e positividade.

6. Sexo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

O hormônio do amor é liberado, sobretudo, durante as relações íntimas. Por conseguinte, um estudo da Alemanha sugeriu que a oxitocina pode tornar o orgasmo das pessoas mais intenso. Outro estudo científico também descobriu que o hormônio parece aumentar a atração dos homens por suas parceiras, mesmo quando são colocado frente a frente com outras mulheres. O hormônio do carinho tem efeitos físicos e psicológicos, inclusive influenciando o comportamento social e as emoções.

Interação entre mamãe e bebê e ‘hormônio do amor’

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pexels

Por fim, os cientistas descobriram que os níveis de oxitocina das mulheres durante o primeiro trimestre de gravidez precedem seu como será o vínculo com seus bebês durante o primeiro mês após o nascimento. Além disso, as mães que tiveram níveis mais elevados do hormônio do carinho durante a gravidez e no primeiro mês pós-parto também relataram maior proximidade com seus filhos em diversos momentos, inclusive, no período de amamentação. Ou seja, quanto mais oxitocina você tem, mais amoroso e atencioso você será com o seu bebê.

Então, curtiu saber mais sobre a função e como aumentar a ocitocina? Que tal ler: Os lados do cérebro – Como se dividem e mitos e verdades sobre eles

Fontes: Vittude, Dr. Roberto Franco do Amaral, Tua Saúde

Fotos: Unsplash, Pexels

Essa matéria Como aumentar a ocitocina – Benefícios da substância para o corpo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas