Segredos do Mundo Como aumentar a serotonina- 7 formas de elevar o neurotransmissor

Como aumentar a serotonina- 7 formas de elevar o neurotransmissor

Saber como aumentar a serotonina também implica em manter bons níveis de triptofano e, consequentemente, ter mais bom humor e prazer. Essa matéria Como aumentar a serotonina- 7 formas de elevar o neurotransmissor foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente, você já reparou como as emoções afetam até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. Além disso, é possível que você também já tenha reparado que quando sente prazer e bem-estar, tudo flui melhor. O que talvez você não saiba é que essas sensações estão ligadas à ação de um neurotransmissor chamado serotonina. Ao aprender como aumentar a serotonina no organismo, automaticamente, você passa a ter formas de sentir mais disposição e bom humor.

inicialmente, a serotonina é um neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano, que pode estar relacionada com várias funções no organismo. De modo geral, funções como regulação do sono e da temperatura corporal, promoção do bom humor e da sensação de bem estar estão ligadas à ação deste neurotransmissor no organismo.

Apesar de ser produzida no cérebro, boa parte da serotonina é enviada para o resto do corpo, como sistema digestivo e plaquetas. Desse modo, quando a produção desse neurotransmissor está baixa, várias funções psicológicas e corporais podem ser afetadas.  Dentre elas está a sensação de bom humor, prazer e bem estar. Sendo assim, é por esses motivos que você deveria aprender a como elevar os níveis de serotonina do seu organismo.

Como aumentar a serotonina

Meditar te ajuda a elevar o neurotransmissor

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Viva bem

De acordo com estudos recentes, a meditação eleva os níveis de serotonina e inibe a produção de cortisol, hormônio do estresse. Além disso, a prática é uma boa aliada de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, uma vez que eleva o neurotransmissor do bom humor.

Praticar atividades físicas aumenta a sensação de bem estar

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Viva bem

A prática de atividades físicas também está ligada à produção da serotonina. Isso porque, se exercitar favorece o aumento da produção e liberação de triptofano, o aminoácido relacionado com a produção desse neurotransmissor. Desse modo, aumenta-se a sensação de bem estar.

Mas, para sentir os efeitos da atividade física é preciso que ela seja feita de maneira regular. Além disso, os exercícios aeróbicos costumam estar associados a um maior nível de produção desses neurotransmissor. Você pode optar, por exemplo, por corrida, natação, caminhadas ou dança.

Tomar sol diariamente é importante para manter o bom humor

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Segredos do Mundo

Segundo estudos, tomar sol também ajuda a elevar o neurotransmissor. Isso porque, a exposição solar promove a produção de vitamina D, o que tem impacto direto no metabolismo do triptofano. Desse modo, há a elevação na liberação da serotonina e, consequentemente, dos níveis de bom humor.

Por isso, tente tomar sol de 10 a 15 minutos por dia, de preferência nas horas do dia em que o sol não é tão quente. Sendo assim, entre 10h e 15h é o melhor horário para a absorção de vitamina D. Além disso, evite a exposição excessiva ao sol, que pode prejudicar a saúde.

Consumir carboidratos ajuda na liberação de serotonina

Como aumentar a serotonina- Formas de elevar o neurotransmissor

Como aumentar a serotonina- Formas de elevar o neurotransmissor

Segredos do Mundo
Fonte: Viva Bem

Certamente, você já reparou que quando está de mau humor fica com mais vontade de comer doces. Isso acontece porque, os níveis de serotonina estão baixos, e a vontade de comer é o jeito do organismo de te avisar isso. Por isso, é importante ingerir carboidratos, que são fontes de triptofano, um aminoácido importante para o humor.

Contudo, lembre-se de que essa ingestão deve ser moderada, pois a ingerir carboidratos em excesso pode levar ao ganho de peso e ao desenvolvimento de doenças como a diabetes.

Momentos de lazer são essenciais para aumentar o bem estar
Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Fonte: Viva BemApesar de uma rotina agitada, é importante ter momentos de lazer e ócio. Isso porque,  é essencial dedicar um tempo para fazer atividades que dão prazer. Manter um tempo para atividades prazerosas, certamente eleva os níveis do neurotransmissor, aumentando a sensação de bem estar e bom humor.

Além disso, é importante manter a mente positiva a fim de lidar melhor com situações cotidianas. Sendo assim, reserve algumas horas do seu dia para fazer algo que te deixe feliz: falar com um amigo, ler um livro ou até mesmo não fazer nada por alguns instantes.

O consumo de vitamina B também auxilia a aumentar a serotonina

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Catalmedic

Outra fonte de serotonina são as vitaminas B, sobretudo B6 e B12. Principalmente no caso de pessoas idosas é preciso garantir bons níveis dessa vitamina, sendo necessário realizar suplementação, em alguns casos.

Busque alimentos ricos em triptofano

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Viva Bem

Se dua dúvida é como aumentar a serotonina, você pode começar pela alimentação. Isso porque, é por meio da alimentação que é possível obter quantidades ideais de triptofano. Desse modo, busque inserir na sua dieta diária, comidas ricas nessa susbtância:

banana, abacate e abacaxi; couve-flor, brócoli, batata, beterraba e ervilhas; queijo, frango, peru, ovos e salmão; nozes, amendoim, caju e castanha; soja e derivados; spirulina e algas marinhas; cacau.

A suplementação pode ser necessária para aumentar a serotonina

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Viva Bem

Mas, como aumentar a serotonina quando as técnicas naturais não são suficientes? Nesses casos, é necessário fazer suplementação. Desse modo, após avaliação médica ou nutricional, recomenda-se o uso de suplementos que promovem o aumento da concentração de triptofano no organismo e da liberação de serotonina.

Um dos suplementos, por exemplo, o o 5-HTP, que consegue facilmente chegar no sistema nervoso e induzir a produção de serotonina. Outra alternativa pode ser o uso de probióticos. Isso porque, o mesmo promove aumento dos níveis de triptofano no sangue o que representa, consequentemente, maiores quantidades desse aminoácido no cérebro e maior produção de serotonina.

Saiba tudo sobre como manter a saúde em dia, leia também essa matéria: Termogênicos, o que são? Para que servem e como utilizar

Fonte: Jasmine Alimentos, PanoramaTua Saúde.

Imagens: Viva Bem, Tua Saúde, Catalmedic e Spartancast.

Essa matéria Como aumentar a serotonina- 7 formas de elevar o neurotransmissor foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas