Segredos do Mundo Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação

Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação

É importante saber identificar ouro, principalmente se você possui uma joia e deseja saber sua autenticidade. Para isso existem alguns testes simples. Essa matéria Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Quem nunca tentou descobrir se uma joia que ganhou ou comprou era de ouro verdadeiro ou não? Por isso, é importante saber como identificar ouro para que não sejamos enganados. Mas, para isso, é necessário levar alguns aspectos em conta. Por exemplo, a composição da joia.

Pois o ouro é conhecido por ser bastante maleável, sendo possível mudar sua forma simplesmente o apertando entre as mãos. Ou seja, o ouro em sua forma mais pura possui a característica de ser totalmente maleável.

Por isso, é comum que o ouro seja misturado com outros metais nobres, com o objetivo de tornar a joia de ouro mais rígida e resistente. Porém, sem perder o seu valor de mercado e sua autenticidade.

Portanto, caso você queira saber como identificar ouro, existe algumas técnicas caseiras que podem ajudar, a saber, se sua joia de ouro é verdadeira ou falsa. Mas, vale lembrar que devem ser feitas com cuidado para que a joia não seja danificada. E caso deseje um parecer mais garantido, procure por especialistas e avaliar joias.

Como identificar ouro de acordo com sua classificação

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Miguel Alcade

Para saber como identificar ouro, antes de testar uma joia de ouro, é importante conhecer suas classificações. Onde as mais usadas nas joalherias são:

24 K – é o ouro em sua forma mais pura, porém é pouco usado na joalheria por ser muito maleável, ou seja, pode ser danificado com maior facilidade. 18 K – é uma peça cuja divisão é a cada 24 partes 18 partes são de ouro, portanto é uma peça bem composta pelo metal, bastante utilizado na confecção de joias. 14 K – também é um ouro bastante usado em joias e significa que 14 partes da composição da joia são de ouro. 10 K – joias com essa quantidade do metal nobre já não são consideradas peças de ouro pelas joalherias.

Dicas de como identificar ouro

1- Examine atentamente a joia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Stella Diamonds

Antes de qualquer coisa, examine a joia, pois essa é o primeiro passo para identificar ouro. Portanto, procure pelo timbre na parte interna da joia, pois peças de ouro costumam carregar o timbre contendo a classificação da joia. Por exemplo, 24K, 18K, etc.

Por fim, procure por imperfeições, afinal em joias de ouro é improvável que existam imperfeições. Como oxidações, cor desbotada, por exemplo.

2- Como identificar ouro com o teste do imã

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Youtube

O teste do imã se mostrou bastante útil para identificar ouro, pois como o ouro não possui propriedade de atração basta posicionar sua joia diante um imã. Então, caso a peça seja atraída pelo imã, indica que não se trata de ouro verdadeiro.

No entanto, esse teste não possui 100% de eficácia, pois alguns fatores podem interferir no teste. Por exemplo, se sua joia possuir em sua constituição algum metal que sofra atração magnética, é bem provável que seja atraída elo imã. Mesmo se tratando de uma joia de ouro verdadeiro.

Por isso, caso fique na dúvida, procure um especialista para fazer a avaliação da peça.

3- Como identificar ouro com ácido nítrico

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Aloisi

Para identificar ouro com ácido nítrico é muito simples, porém, deve ser realizado com cuidado, pois o ácido nítrico é bastante corrosivo. Portanto, ao realizar o teste use luvas e um recipiente de aço inoxidável, além de tomar cuidado com a peça.

Primeiramente, aplique uma gota do ácido nítrico na peça, se não houver nenhum tipo de alteração, quer dizer que a joia é de ouro legítimo. Pois o ouro não sofre nenhuma alteração quando entra em contato com o ácido nítrico.

Mas, há alguns resultados que podem significar que existe alguma mistura na joia, por exemplo:

Caso a joia fique verde, indica que a peça é apenas banhada a ouro. Se a joia ficar com uma cor esbranquiçada e leitosa significa que é prata folheado com ouro.

4- Como identificar ouro com vinagre

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: Youtube

Outra maneira eficiente de identificar ouro é através do teste com vinagre. Mas é importante ressaltar que esse teste pode danificar a joia, portanto, pense bem antes de realiza-lo em sua joia preferida.

Para realizar o teste são necessários alguns procedimentos, tais como:

Limpar a joia com uma flanela. Aplicar de duas a três gotas de vinagre na peça. Observe durante algum tempo se há alguma alteração na peça.

Por fim, se a cor da joia não mudar significa que é de ouro, pois o metal nobre não sofre oxidação. Mas, caso mude de cor, provavelmente não se trata de ouro.

5- Teste da cerâmica

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Imagem: New Greenfil

Ao usar cerâmica para identificar ouro, você deve ser bastante cauteloso, pois, caso contrário pode danificar a peça. Primeiramente, peque vasilha de cerâmica branca e passe delicadamente a peça nela. Caso fique uma marca preta, significa que a peça não é de ouro. Mas, caso a marca deixada na cerâmica seja dourada, significa que sua joia é de ouro legítimo.

Em suma, de todos os testes citados acima, a maioria deles pode danificar sua peça. Por isso, caso fique na dúvida, é melhor levar sua joia a um joalheiro profissional. Pois ele será capaz de fazer uma avaliação precisa e eficiente quanto à autenticidade de sua joia.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Diamante – 8 formas de diferenciar um verdadeiro do falso.

Fontes: Ouro Savassi, Aloisi, Waufen

Imagens: Waufen, Miguel Alcade, Stella Diamonds, Youtube, New Greenfil

Essa matéria Como identificar ouro – Classificação e técnicas para identificação foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas