Segredos do Mundo Coração acelerado – Causas e como tratar esse problema

Coração acelerado – Causas e como tratar esse problema

Coração acelerado, taquicardia ou arritmia cardíaca. Todos esses nomes definem um evento muito comum e que pode trazer males às pessoas. Essa matéria Coração acelerado – Causas e como tratar esse problema foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Sentir o coração acelerado, a famosa taquicardia, é comum em determinados momentos. Como por exemplo quando se pratica exercícios físicos ou em momentos de nervosismo.

Entretanto, em alguns casos, com quando o coração acelera quando a pessoa está dormindo, esse evento precisa ser analisado por um médico.

Isso porque, mesmo que a arritmia cardíaca não seja uma ameaça para a vida das pessoas, ela pode ser muito grave. Podendo estar ligada a infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Enfim, normalmente o batimento cardíaco de um adulto varia entre 60 e 100 batimentos por minuto. Quando essa número ultrapassa o 100 batimentos por minuto, é considerado taquicardia.

Alguns motivos comuns que levam a esse aumento de batidas são: sustos ou emoções fortes, prática de atividades físicas em geral e também a idade. Porque quanto mais nova, maior a quantidade de batimentos por minuto.

Como funciona o coração

Coração acelerado - O que causa e como tratar esse problema

Coração acelerado - O que causa e como tratar esse problema

Segredos do Mundo
Fonte: Infoescola

Nosso coração possui átrios, ventrículos e um circuito elétrico que faz com que o músculo trabalhe de forma autônoma. Enfim, é por causa dos eletrólitos presentes no nosso organismo que o circuito é ativado. Por fim, toda a energia elétrica do coração é disparado pelo Nó Sinoatrial, localizado sobre o átrio direito.

Contudo, para que tudo funcione da melhor forma possível, essa energia elétrica não pode ser distribuída para todo o coração de uma só vez. Caso isso acontecesse, todos os átrios e ventrículos bateriam juntos. Ou seja, a eletricidade deve seguir um ritmo certo.

Então tudo deve ocorrer assim:

Primeiro os átrios (a parte de cima) contraem; Depois os ventrículos (a parte inferior) recebe o estímulo; A sincronização desse movimento provoca o barulho do batimento cardíaco.

Problemas que fazem com que o coração fique acelerado

Taquicardia

Taquicardia

Segredos do Mundo
Fonte: Noticiasaominuto

Assim como existe todo um sistema para que o coração bata corretamente, também existem dois sistemas que fazem com que ele acelere ou diminua os batimentos. São chamados: Sistemas Nervosos Parassimpático e Simpático. Contudo, esse nosso músculo também pode sofrer algumas interferências. São elas que causam a arritmia cardíaca.

Enfim, abaixo estão algumas coisas que podem deixar o coração acelerado:

Consumo em excesso de cafeína e álcool Consumo de drogas estimulantes – lícitas e ilícitas Cigarro Tumores Desidratação Anemia Remédios de bronquite e asma Febre Aterosclerose Doenças reumáticas Hipoglicemia Insuficiência cardíaca Hipertireoidismo Anemia Obesidade Infecções Propensão genética Infarto Crise de pânico

Outros casos

Taquicardia

Taquicardia

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Existem casos em que a pessoa já sofreu com alguma doença do coração. Portanto, dessa forma as cicatrizes que foram deixadas no músculo podem alterar como a eletricidade passa por ele. Ou seja, os batimentos acabam sendo alterados.

Aliás, quando a taquicardia é muito forte, a pessoa pode chegar a sentir falta de ar, dores no peito, sofrer desmaios e até mesmo chegar a uma morte súbita. Portanto, é sempre importante ficar atento ao que está acontecendo no seu corpo e buscar um cardiologista caso seja necessário.

Tipos de taquicardia

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Vecteezy

O coração acelerado pode acontecer de duas maneiras. A primeira é a ventricular, quando começa na parte inferior do músculo. E a segunda é a atrial, quando acontece na parte de cima do órgão. É necessário identificar onde começou o problema para saber a melhor forma de tratá-lo.

Tratamentos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Solutudo

Quando a pessoa fica com o coração acelerado por muito tempo ou constantemente, pode ser um indício de que algo está errado. Entretanto, o único que pode afirmar isso é um cardiologista. Em alguns casos a arritmia cardíaca vai precisar de um tratamento. Aliás, ele pode ser realizado de duas formas principais:

Ablação – esse procedimento tem como o intuito acabar totalmente com a arritmia do paciente. Enfim, ele é um modelo de cauterização do foco da taquicardia. Medicamentoso – alguns remédios ajudam a controlar o coração acelerado. Contudo, em alguns casos é necessário o uso contínuo de medicamento.

Aliás, é importante fazer check-ups periódicos mesmo se você não sentir nenhuma palpitação. Além disso, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a manter a boa saúde do coração. São elas:

Realizar atividades físicas com regularidade Evitar cigarros e bebidas alcoólicas Manter uma alimentação saudável e o peso regular Evitar drogas e bebidas estimulantes E por fim, manter hábitos de vida saudáveis

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Bolo na garganta – 9 problemas que podem causar essa sensação

Imagens: Gestaoopme, Infoescola, Noticiasaominuto, Pinterest, Vecteezy e Solutudo

Fontes: Clinicaritmo, Cmosdrake e Unicardio

Essa matéria Coração acelerado – Causas e como tratar esse problema foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas