Segredos do Mundo Cutia – Quem é o animal conhecido por uma música infantil

Cutia – Quem é o animal conhecido por uma música infantil

Corre cutia de noite e de dia... Muitos já cantaram essa música durante a infância, mas a grande maioria não sabe que o animal é um roedor. Essa matéria Cutia – Quem é o animal conhecido por uma música infantil foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A cutia é um animal muito famoso entre as crianças. Até porque, quem nunca cantou o corre cutia, na casa da tia? Mas o que mais se sabe sobre esse ser vivo?

Primeiramente, a cutia é um roedor. Pequeno, rápido, guloso e nada doméstico. Contudo, esse pequeno ser também é responsável por distribuir semente pelas florestas.

Ou seja, o animal ajuda a manter a manutenção das matas em dia. No Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, que fica em Belém, é possível encontrar em torno de 100 desses animais.

Esses roedores mamíferos adoram comer. Em resumo a sua alimentação é constituída de raízes, sementes, frutos e folhas.

Características da cutia

Cutia - Quem é o animal conhecido por uma música infantil?

Cutia - Quem é o animal conhecido por uma música infantil?

Segredos do Mundo
Fonte: Ufrgs

Seu nome científico é Dastprocta azarae e é possível encontrar cutias com tamanhos de 49 a 64 cm. São animais de cor marrom, podem pesar de 3 a quase 6 kg e costumam viver até 20 se forem criadas em cativeiro. Aliás, só a cauda da cutia tem 2,5 cm.

Além disso, esses roedores são muito bons em fazer reservas de comida no solo. Ou seja, eles enterram as sementes para que possam se alimentar delas em períodos em que a comida está escassa. Por outro lado, quando essa semente é esquecida, ela acaba germinando e virando uma nova planta.

Seus hábitos são naturalmente diurnos. Entretanto, se a cutia se sentir ameaçada por predadores ela passa o dia escondida dentro de sua toca. E então, ao anoitecer, sai para buscar comida.

Reprodução

Cutia - Quem é o animal conhecido por uma música infantil?

Cutia - Quem é o animal conhecido por uma música infantil?

Segredos do Mundo
Fonte: Youtube

A cutia chega em sua maturidade sexual com 1 ano de vida. A fêmea é capaz de ter de 1 a 3 filhos durante a gestação que dura apenas três meses. Além disso, depois que nascem, a mãe se torna super ciumenta e protetora. Ou seja, os pais não podem se aproximar dos filhotes recém-nascidos.

Por fim, esse animal consegue se reproduzir no máximo duas vezes por ano. Contudo, todo o processo de acasalamento passa por diversos rituais. Como por exemplo, o macho jogar jatos de urina nas fêmeas ou também vibrar a sua cauda para conseguir atenção.

Ameaça às cutias

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Ademircarosia

As duas maiores causas de morte das cutias são: a caça e o desmatamento de seus habitats. No primeiro caso, é porque, surpreendentemente, a cutia é um dos mamíferos que os caçadores mais perseguem. O mais comum é que eles utilizem armadilhas para capturar esses animais.

Em florestas é comum encontrar a cutia em regiões densas ou em matas ralas, além do cerrado. Suas casas são, em maioria, tocas construídas em barrancos, sob raízes ou ocos de árvores caídas. Enfim, quase sempre é um animal solitário, que tenta passar despercebido ficando parado quando sente algum perigo próximo.

Curiosidades

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Biofaces

A cutia tem a cabeça mais estreita e um focinho achatado, enquanto a sua garupa é grande. Suas pernas são finas, e as patas traseiras possuem menos dedos do que as frontais. Isso acontece porque as cutias utilizam as patas dianteiras para se alimentar, segurando o alimento.

Além disso, suas orelhas são largas e de tamanho médio e seus olhos são grandes. A pele é grossa e lustrosa, tendo uma tonalidade que vai de laranja pálido até um marrom bem escuro. Por outro lado, as partes inferiores costumam ser brancas.

A cutia é muito caçada porque os índios valorizam muito a carne do animal como alimento. Mas em geral, elas podem ser encontradas no sul do México, no decorrer da bacia do rio Amazonas – ao leste dos Andes – e também no sul do Equador.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Falcão-peregrino – Características e hábitos da espécie andarilha

Imagens: Agenciabrasil, Ufrgs, Youtube, Ademircarosia e Biofaces

Fontes: Ebc, Ra-bugio, Portalsaofrancisco e Oncafari

Essa matéria Cutia – Quem é o animal conhecido por uma música infantil foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas