Segredos do Mundo Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

O título político czar é uma denominação própria dos imperadores russos, mas também é comum encontrar o termo tsar para se referir a eles. Essa matéria Czar, o que é? Origem, significado e características do título político foi criada pelo site Segredos do Mundo.

A palavra czar significa imperador, mas também pode ser escrita “tsar”, quando em russo. No geral, esse termo se trata de um título adotado por soberanos russos durante o período do chamado Império Russo. Ou seja, durante os anos de 1547 e 1917, quando a Revolução Russa transformou a política do país.

Em primeiro lugar, esse título foi adotado inicialmente pelo Imperador Ivan III, durante seu reinado no ano de 1502. Nesse sentido, é uma importante figura histórica, pois fundou o que se tornaria o Czarado da Rússia. Em outras palavras, foi responsável pelo desenvolvimento do modelo político do estado autocrata.

Basicamente, esse modelo político unificava a região da Eurásia, Leste Europeu e Ásia Setentrional sobre a mesma bandeira da Rússia. Além disso, era comandado por um mesmo imperador, o czar Ivan IV, que ainda recebeu o título de Czar de Todas as Rússias.

Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

Segredos do Mundo
Fonte: Dicio

Origem do título político

A princípio, o termo czar é documentado como uma variação do título imperial Caesar, utilizado pelos romanos. Nesse sentido, a expressão romana também significa imperador e tem origem no latim.

No geral, essa adoção de termos romanos partiu da influência do Império Romano no Ocidente. Em especial, a atuação de Júlio César, general militar e ditador da República Romana, inspirou outros governos autoritários no mundo.

Além disso, vale ressaltar que existe a expressão feminina de czar, sendo czarina, ou tsaritsa quando escrito em russo. Normalmente, o filho de um czar é chamado de tsarevitch, e a filha de tsarevna.

Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

Czar, o que é? Origem, significado e características do título político

Segredos do Mundo
Fotografia de Nicolau II, o último czar – Fonte: Exame

Quem foi o último Imperador Russo?

Como explicado anteriormente, a Rússia Czarista existiu entre 1547 e 1917, quando foi derrubado pela Revolução Russa. Nesse período, Nicolau II e sua família reinavam sobre a Rússia, com o mesmo autoritarismo de seus antecessores.

Porém, o envolvimento da Rússia em conflitos bélicos, o declínio de potências rivais e as condições climáticas de um dos piores invernos do país criaram uma verdadeira crise econômica. Assim, diversas indústrias e fábricas começaram a fechar, causando aumento dos índices de desemprego.

Mais ainda, a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial criou ainda mais desgaste entre o czar e a população. Eventualmente, movimentos sociais contra o governo começaram a surgir em todo o país, originando a Revolução Russa.

Porém, a queda do czarismo aconteceu somente no dia 17 de julho de 1917, três meses após o início do período de conflitos. Em outras palavras, nessa data, Nicolau II e sua família foram executados por fuzilamento pelos revolucionários bolcheviques.

Assim, encerrou-se os mais de três séculos da Dinastia Romanov e os quase quatro séculos do czarismo na Rússia. Apesar disso, esse modelo político entrou na história, devido ao seu período de duração e abrangência continental.

Qual a diferença entre o termo czar e tsar?

Basicamente, a diferença está no idioma. Em outras palavras, tsar é a expressão russa do termo czar. Porém, esse título político foi difundido em outros países e se popularizou mais a expressão czar.

Entretanto, possuem simbolismos diferentes, em especial pela forma com que foram utilizadas. Em primeiro lugar, os imperadores russos eram chamados de tsares, mas tratavam outros líderes políticos como reis e rainhas. Desse modo, essa era uma denominação específica do governo russo.

Apesar disso, a popularização da expressão czares foi adotada pelos imperadores russos. Como exemplo, pode-se citar Ivan IV, que também começou a se intitular dessa forma.

Por fim, tsar é a palavra mais próxima do russo e da origem desse título político. Apesar de existirem pessoas que defendem essa expressão como a denominação mais correta, é possível utilizar qualquer uma das duas.

E aí, gostou de aprender mais sobre o que é czar? Então leia sobre Personalidades importantes – 40 figuras mais influentes da história.

Fontes: Conhecimento Científico | Aventuras na História | Significados

Imagens: Rússia Beyond | Dicio | Exame

Essa matéria Czar, o que é? Origem, significado e características do título político foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas