Segredos do Mundo Dentes amarelos – Causas, prevenção e tratamento

Dentes amarelos – Causas, prevenção e tratamento

Existem várias opções para evitar a descoloração do esmalte, clarear e recuperar o brilho dos dentes deixando seu sorriso pronto para selfies Essa matéria Dentes amarelos – Causas, prevenção e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Se você já se olhou no espelho e se perguntou “Por que meus dentes estão amarelos?” você não está sozinho. A descoloração do esmalte dos dentes pode aparecer gradualmente e passar despercebida até que você finalmente repare, ou a cor se tornar visivelmente mais escura. Dessa forma, existem diversas causas que contribuem para dar um tom amarelo aos dentes.

Em primeiro lugar, é preciso saber como os dentes ficam amarelados. Para esclarecer, o esmalte é a camada externa dos dentes e com tons que vai do branco a azul-acinzentado esbranquiçado ou translúcido. A camada logo abaixo, chamada de dentina, torna-se visível à medida que a camada de esmalte fica mais fina. E qual é a cor da dentina? Adivinhe: amarelo. Além disso, os dentes também começarão a criar mais dentina com a idade, o que também faz com que os dentes tenham uma aparência mais escura.

Quais são as principais causas dos dentes amarelos?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Desse modo, há muitas coisas que podem fazer com que seus dentes fiquem amarelados ou descoloridos. O hábito de fumar, por exemplo, é um dos mais comuns, pois pode manchar os dentes com muita facilidade. Além disso, uma dieta rica em café, chá, refrigerante e vinho escuro também pode fazer com que seus dentes fiquem manchados e descoloridos. Como resultado, essas manchas são muito difíceis de remover, mesmo quando se usa um creme dental clareador e faz a escovação no mínimo duas vezes ao dia. Algumas outras causas comuns dos dentes amarelos incluem:

Tratamento de câncer: o tratamento quimioterápico pode fazer com que seus dentes fiquem descoloridos. Medicação: certos medicamentos são conhecidos por descolorir os dentes, incluindo os antibióticos, anti-histamínicos, bem como certos antipsicóticos e medicamentos anti-hipertensivos podem causar a descoloração dos dentes. Trauma Oral: quando os dentes são danificados em um acidente, é possível que eles comecem a perder a cor. Fumar: componentes de cigarros e fumaça mancham os dentes. Consequentemente, o uso contínuo do cigarro acelera o processo de escurecimento dos dentes. Acúmulo de placa: quando você não escova os dentes com a frequência indicada e não usa fio dental rotineiramente na boca, para remover o acúmulo de placa, isso pode acelerar a descoloração dos dentes. Condição genética: também é possível herdar o esmalte mais amarelo do que o de outras pessoas cujos genes são diferentes.

Como evitar a descoloração dos dentes?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Felizmente, é possível evitar que os dentes fiquem amarelos rapidamente com algumas mudanças no estilo de vida. Ou seja, evitar alimentos e bebidas que possam manchar os dentes, bem como parar de fumar, são maneiras excelentes de prevenir qualquer descoloração excessiva dos dentes. Por conseguinte, fazer limpezas dentárias regulares a cada seis meses também é uma excelente maneira de evitar o acúmulo de placa bacteriana ou tártaro, que danificam os dentes e desgastam prematuramente o esmalte. Ademais, a limpeza frequente irá clarear e deixar seus dentes com uma aparência branca e brilhante. No entanto, às vezes até as melhores medidas preventivas não são suficientes, já que a descoloração ainda ocorrerá naturalmente com a idade.

Como tratar os dentes amarelos?

Todavia, existem várias maneiras de restaurar o brilho natural dos dentes, e o método escolhido dependerá de suas necessidades individuais. Alguns dos tratamentos clínicos e naturais de clareamento dental mais comuns são:

Produtos clareadores

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Você só deve comprar fármacos odontológicos com receita do seu médico dentista, pois são produtos que devem ser usados ​​com cautela.

Clareamento em consultório

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

É um método excelente para pacientes cuja descoloração dos dentes se deve a hábitos de vida ou dieta alimentar, por exemplo.

Lentes dentárias

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

São lentes ou facetas de resina ou porcelana feitas sob medida se encaixam na superfície frontal dos dentes e podem não apenas ajudar a corrigir a descoloração dos dentes, mas também a vários outros problemas dentários. Nesse sentido, é uma excelente solução para quem quer um sorriso mais brilhante e saudável em pouco tempo.

Prótese dentária

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Este método é geralmente indicado quando um único dente está descolorido devido a trauma oral ou outro dano.

Comer frutas e vegetais

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Certas frutas podem ter propriedades que ajudam a clarear os dentes. Consuma regularmente frutas como morango e abacaxi, além de vegetais crus para ajudar a remover a placa bacteriana e manter os dentes com aspecto brilhante.

Passar óleo de coco nos dentes

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

A primeira solução caseira para clarear os dentes é passar óleo de coco na boca por 15 a 20 minutos para remover as bactérias. Portanto, usar este óleo diariamente pode reduzir a placa bacteriana e clarear os dentes.

Escovar os dentes com bicarbonato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Escovar com uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água pode reduzir as bactérias na boca, remover manchas superficiais e clarear os dentes. Contudo, não exagere no uso do produto.

Mantenha uma dieta rica em cálcio

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

Uma dieta rica em cálcio pode ajudar a prevenir o amarelecimento dos dentes. Por isso, consumir alimentos que são fontes de cálcio e escovar os dentes com cremes dentais adequados pode ajudar a prevenir manchas.

Não descuide da higiene bucal

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Foto: Pxhere

A escovação e o uso do fio dental diários, junto com as limpezas regulares no consultório do dentista, evitam o acúmulo de placa amarelada nos dentes.

Por fim, para prevenir ou tratar dentes amarelos, verifique com seu dentista as opções de clareamento profissional e também conselhos sobre mudanças de hábitos. Como você leu, existem várias opções para recuperar o brilho dos dentes e deixar seu sorriso pronto para selfies.

Curtiu este artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, clique e leia: Dentes – Hábitos que afetam negativamente a saúde dos dentes

Fontes: Sorridents, Saúde e Bem Estar, Compass 3D

Fotos: Pxhere

Essa matéria Dentes amarelos – Causas, prevenção e tratamento foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas