Dicas para não enlouquecer em uma viagem com crianças

Vai viajar com crianças? Não importar se é dentro ou fora do Brasil, com 5 dicas seus férias em família vão ser muito mais tranquilas e agradáveis. A matéria Dicas para não enlouquecer em uma viagem com crianças foi criada pelo Segredos do Mundo.

Como foram as últimas férias com seus filhos? Foi um sucesso e todos se divertiram e descansaram ou você quase enlouqueceu e voltou mais cansado do que viajou? Viajar com crianças é muito bom. Os pequenos são adoráveis, mas podem ser tornar imprevisíveis se estiverem cansados ou entediados.

Por isso, o ideal é fazer um super planejamento antes de fazer as malas, afinal, para que as férias sejam bem aproveitadas, os pais não só podem como devem relaxar. Algumas dicas podem te ajudar a ter as férias mais tranquilas com seus filhotes. Confira!

Dicas essenciais para viajar com os pequenos 1. Escolha o destino junto com seus filhos

Muitas vezes as crianças mal sabem para onde vão viajar. Os pais geralmente avisam aos filhos sobre a viagem com tudo já acertado. Escolha duas ou três opções viáveis e mostre a eles fotos e informações dos destinos para que façam a escolha juntos. Assim, as crianças já criam afinidade com o roteiro.

Procure locais com atrativos lúdicos, nos quais as crianças possam se divertir e aprender sobre história, artes, natureza ou esportes. Ouça a opinião das crianças sobre o que gostariam de visitar. Além de contribuir para o sucesso do passeio, você ainda pode se surpreender com os gostos dos pequenos.

2. Opte por voos noturnos

Na hora da compra das passagens aéreas, procure por voos no horário da noite, especialmente se for uma viagem internacional.

Voos diurnos costuma ser mais baratos, mas à noite, as crianças tendem a estar cansadas e talvez até durmam durante todo o trajeto, caso o dia tenha sido movimentado. Assim, os pais conseguem mais conforto e tranquilidade.

3. Contrate um seguro viagem

Imprevistos acontecem e nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Como durante as viagens as crianças geralmente são expostas a mudanças, seja de clima ou alimentação, isso pode fazer com que elas se sintam mal. Por menores que sejam as chances disso acontecer, é bom estar preparado.

Caso você precise de assistência estando em outro país, as coisas se tornam mais complicadas. Alguns cartões de crédito oferecem seguro saúde gratuito. Se não for o seu caso, procure por alguma empresa que ofereça o serviço e viaje despreocupado.

4. Atenção ao arrumar as malas das crianças

Viagens em família sempre rendem bastante bagagem, especialmente se há crianças pequenas envolvidas. Carrinho, brinquedos, mamadeira, fralda e lenços umedecidos: há muito com o que se preocupar. Mas tome cuidado para não exagerar.

Alguns viajantes experientes dizem que a dica é colocar tudo que se deseja levar sobre a cama e colocar na mala apenas metade do que se separou. Outros, que deve-se pensar no que compraria para passar alguns dias caso a mala fosse extraviada e levar exatamente o que se imaginou usar nessa situação.

Avalie com cuidado e pensa nas combinações previamente para não carregar mais peso que o necessário.

5. Tente mapear locais para comer

Para adultos, a alimentação costuma ser a menor das preocupações durante as viagens, certo? Come-se a qualquer hora do dia, onde é possível, entre uma atrção e outra.

Porém, viajar com crianças exige uma dinâmica diferente e um planejamento mais cuidadoso. Carregue sempre alguns lanchinhos práticos, como biscoitos saudáveis, cenourinhas, frutas e sucos.

Ao definir os pontos turísticos e atrações que irão visitar, pesquise na internet locais para comer nas proximidades e leia resenhas de visitantes para saber se há opções de cardápios para crianças. Assim, você não precisará procurar locais no desespero quando a barriga roncar. A fome consegue arruinar qualquer passeio.

Destinos para viajar com crianças

Confira alguns locais que agradarão em cheio não só os pequenos, mas toda a família.

– Caldas Novas (GO)

O paraíso das águas quentes é um verdadeiro oásis no Cerrado. Caldas Novas guarda atrações para todos os gostos: enquanto os pais relaxam em piscinas de águas quentinhas, as crianças se esbaldam em toboáguas e atrações aquáticas de todo o tipo.

– Bonito (MS)
Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
.

O nome faz jus ao destino, repleto de rios de águas cristalinas e peixes coloridos. Um cenário paradisíaco que deixará todos boquiabertos diante de tanta beleza. Em Bonito, os pontos fortes são banhos de cachoeiras e flutuações nos rios, nas quais as crianças poderão aprender sobre o ecossistema da região.

– Gramado e Canela (RS)

As famosas cidades serranas do sul do país também são um prato cheio para quem viaja em família. Há muito o que ver na região: adultos e crianças vão se encantar com as miniaturas do Mini Mundo, o Zoo e o Museu de Cera, além de se deliciar com o Reino do Chocolate. Há ainda o famoso Snowland, o primeiro parque de neve indoor do Brasil.

O bom é que, optando pela serra gaúcha, você pode conhecer as duas cidades em uma tacada só. E o melhor é que elas ficam bem pertinho da capital Porto Alegre.

Se você quer mais dicas de destinos para viajar com crianças, acesso o artigo Destinos para se divertir com as crianças, no blog da Maxmilhas.

A matéria Dicas para não enlouquecer em uma viagem com crianças foi criada pelo Segredos do Mundo.