Doença de Crohn – o que é, quais os sintomas e os tratamentos

Você já ouviu falar sobre a Doença de Crohn? O Segredos do Mundo realizou uma matéria completa para você entender tudo sobre o problema. O post Doença de Crohn – o que é, quais os sintomas e os tratamentos apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Apesar de não ser muito popular ou pelo menos muito discutida, provavelmente você ao menos já ouviu falar sobre a Doença de Crohn. Basicamente ela é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal.

Da mesma forma que ela pode afetar a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), ela também pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Acima de tudo, se trata de uma crônica e provavelmente. Ela é provocada por uma desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Normalmente o transtorno inicia-se com mais frequência na segunda e terceira décadas de vida. Apesar disso pode afetar qualquer faixa etária.

A doença se comporta como a colite ulcerativa, consequentemente as duas são agrupadas na categoria de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Diferentemente da doença de Crohn, em que todas as camadas  estão envolvidas, a colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial (mucosa) do cólon de modo contínuo.

Além disso, a Doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite. O termo Doença de Crohn pode ser usado para qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno).

Estágios da Doença de Crohn
O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

Segredos do Mundo

Inicialmente o desenvolvimento da doença de Crohn é imprevisível. Enquanto tem alguns pacientes que não apresentam nenhum sintoma até um surto, também existem aqueles em que os sintomas aparecem gradualmente. Ou seja, a doença de Crohn não progride da mesma maneira em todos os pacientes, consequentemente também dificulta o diagnóstico e o controle dos sintomas.

Leve a moderada

Primeiramente o paciente tem diarreia frequente e dor abdominal. Apesar disso pode andar e comer normalmente. Aqui o paciente não está desidratado e nem tem febre alta.

Moderada a grave

Aqui os sintomas são mais evidentes, como febre, perda de peso significativa, dor abdominal ou sensibilidade, náusea e vômitos intermitentes ou anemia significativa.

Fulminante

Aqui os sintomas anteriores persistem. Pode sentir febre alta e vômitos. O paciente apresenta também evidências de obstrução intestinal ou abcesso, além de perda de peso mais grave.

Beber água – por que beber, o quanto beber e 14 motivos para beber × Sintomas
O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

Segredos do Mundo

Inicialmente a doença de Crohn causa sintomas como diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e sangramento retal. Ela também podem levar a perda de apetite e perda de peso subsequente. A diarreia pode se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, podendo haver também dores articulares e lesões na pele.

Dores articulares, falta de apetite, perda de peso e febre são sintomas precoces da doença de Crohn. Hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos também são comuns.

Algumas vezes a inflamação e as úlceras podem penetrar nas paredes dos intestinos, formando um abscesso. Poderá também se formar uma conexão anormal com outras partes do intestino ou de outros órgãos, o que é chamado de fístula.

Tratamento
O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

O que é, quais os sintomas e os tratamentos da Doença de Crohn

Segredos do Mundo

O tratamento para o problema é feito em etapas. Existe um sistema de mensuração da atividade da doença baseado no número de evacuações, dor abdominal, indisposição geral, ocorrência de fístulas e de manifestações patológicas à distância, que permite classificar a doença em leve, moderada ou grave.

Quando a doença de Crohn é leve, o clínico acompanha a evolução do paciente indicando um tratamento bem mais leve do que o arsenal usado nos casos mais avançados. Em alguns casos nenhuma medicação é necessária. O tratamento terapêutico é direcionado para reprimir o processo inflamatório desregulado.

Além disso, os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e controlam os sintomas. Isso acontece porque a doença não tem cura, até o momento.

O tratamento clínico é feito com aminossalicilatos, corticoides, antibióticos, imunossupressores e terapia biológica e objetiva diminuir os sintomas da fase aguda, induzir o período de remissão e proporcionar a manutenção do mesmo. Além disso, para completar, o tratamento cirúrgico é usadp para tratar obstruções, complicações e falta de resposta ao tratamento clínico.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Gastrite: conheça os tipos da doença e seus sintomas

Fonte: Minha Vida

Imagens: Very Wellhealth David Wolfe Medical News Today Sonas Home Health Care

O post Doença de Crohn – o que é, quais os sintomas e os tratamentos apareceu primeiro em Segredos do Mundo.