Segredos do Mundo Dor de cotovelo – O que significa e qual origem dessa expressão popular

Dor de cotovelo – O que significa e qual origem dessa expressão popular

Dor de cotovelo é uma expressão popular usada pelos brasileiros para designar pessoas que estão sofrendo por desilusão amorosa. Essa matéria Dor de cotovelo – O que significa e qual origem dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Uma das expressões populares mais conhecidas, dor de cotovelo, é bastante utilizada pelos brasileiros. Basta vermos alguém sofrendo por um amor não correspondido que já dizemos que tal pessoa está com a famosa dor de cotovelo. No entanto, essa expressão não se encaixa apenas para pessoas em sofrimento, mas também, para pessoas invejosas, frustradas e decepcionadas com algo ou alguém.

Por isso, é muito comum ver retratado essa expressão em inúmeras letras de músicas, em enredos de filmes ou novelas e séries de TV. Hoje, a expressão dor de cotovelo faz parte do dicionário de língua portuguesa, isso, graças ao sambista Lupicínio Rodrigues. Conhecido por ser um mulherengo incorrigível, Lupe, usou suas diversas ilusões amorosas como inspiração para compor seus sambas. O que acabou ajudando a difundir cada vez mais a expressão popular.

De acordo com Lupe, a dor de cotovelo podia ser classificada e, três categorias, conforme sua intensidade de sofrimento. Sendo a primeira, denominada a federal, onde sempre acabava em um porre. Já a segunda, chamada a estadual, era suportável. Por fim, a chamada municipal, que não lhe rendia nem mesmo uma letra de samba. Em suma, todos os sambas compostos por Lupe retratavam episódios de dor de cotovelo.

O que é dor de cotovelo?

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Tricurioso

A expressão popular dor de cotovelo é usada para designar um momento de tristeza por ter perdido uma pessoa amada. Ou em alguns casos, por não ter seu amor correspondido e ser trocado por outra pessoa. Ademais, pode ser usada também ao se referir a uma pessoa com inveja ou ciúmes. Por exemplo, quando você consegue algo que queria muito e a tal pessoa não. Nesse caso, dizemos que tal pessoa está com dor de cotovelo.

Origem da expressão

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Psicólogo e Terapia

Acredita-se que a origem da expressão popular dor de cotovelo, seja, literalmente sobre a dor forte que se sente ao levar uma pancada no local. No entanto, outra teoria seria o fato de que uma pessoa sofrendo de amor fica horas sentada em uma mesa de bar. Apoiando seus cotovelos na mesa e segurando sua cabeça. Como resultado, após horas chorando e sofrendo pelo amor perdido, seus cotovelos ficariam doendo.

História do sambista

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Discogs

Ao longo da história do samba, é comum encontrar grandes nomes de compositores que usaram de suas experiências próprias para compor suas letras. Por exemplo, o famoso compositor e sambista Lupicínio Rodrigues, conhecido por todos como Lupe. Que retratava em suas letras as diversas desilusões amorosas que vivenciou. Dessa forma, ficou conhecido por suas letras melancólicas repletas de dor de cotovelo. Onde afirmava que o melhor lugar para se curar era a mesa de um bar e que a cada gole, ia esquecendo a ingratidão de sua amada.

Apesar de não ser o autor da expressão dor de cotovelo, foi Lupe o responsável por ajudar em sua popularização. Em fim, suas desilusões amorosas foram tantas, que Lupe as dividiam em categorias conforme sua intensidade. Sendo elas:

Federal – onde a dor de cotovelo era tão intensa que só poderia ser curada com uma total embriaguez. Estadual – a dor de cotovelo era suportável, e logo tudo voltaria ao normal. Municipal – nesse caso, a dor de cotovelo não serviria nem mesmo como inspiração para compor uma letra de samba.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Sem eira nem beira – Origem dessa famosa expressão brasileira.

Fontes: Só Português, Aventuras na História, Brasil Escola Brasil, Significados

Imagens: Clínica Senior Gym, Tricurioso, Psicólogo e Terapia, Discogs

Essa matéria Dor de cotovelo – O que significa e qual origem dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas