Dor de ouvido – Causas, causas em crianças, fármacos, remédios caseiros

A dor de ouvido pode ter diversas causas e tratamentos.Saiba identificar os motivos e como tratá-la com fármacos ou remédios caseiros O post Dor de ouvido – Causas, causas em crianças, fármacos, remédios caseiros apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Ao longo de nossa vida sentimos várias dores e incômodos em nosso corpo. E uma delas é a dor de ouvido. Embora não seja em si uma doença, a dor pode sim ser o sinal de alerta para algo. Além disso, o sintoma costuma ser mais frequente em crianças do que em adultos.

Existem vários tipos da dor. Ou seja, ela pode ser constante ou irregular, localizada em algumas regiões desde a orelha até a área da articulação da mandíbula, que é perto do ouvido.

Causas da dor de ouvido
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Pixabay

Como consequência dos vários tipos de dor, também existe uma diversa gama de causas da dor de ouvido. Desta forma, algumas delas são mais comuns como:

Infecção do canal auditivo fora do tímpano Infecções de garganta e resfriados Canal auditivo infectado por furúnculo ou piloso Rinossinusite Alergias no trato respiratório Orelha bloqueada devido placas de cera ou objetos empurrados pelo canal auditivo Canal auditivo lesionado por objetos pontiagudos ou cotonetes Líquido instalado dentro do canal auditivo, como cosméticos ou água Causas de dor de dente como abcesso dental ou nascimento de siso Artrite da mandíbula Inflamação do nervo facial Problemas na mandíbula como disfunção da articulação temporomandibular Alterações no nervo trigêmeo Eczema no canal do ouvido Barotrauma, causada por variações de pressão

Além disso, é importante salientar que as dores não ocorrem necessariamente nos dois ouvidos. Sendo assim, é comum que apenas um ouvido apresente dor.

Remédios para dor de ouvido, quais usar para adulto, bebês e gestantes × Dor de ouvido em crianças
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Pixabay

Por outro lado, se as dores acontecem com crianças e bebês o cuidado deve ser redobrado. Isso porque alguns sintomas vêm acompanhados de febre. Desta forma, alguns sinais de alerta são:

Rigidez do pescoço Vertigem Dor de cabeça Inchado ao redor do ouvido Dor intensa intermitente pode ser sintoma de rompimento no tímpano Fraqueza nos músculos faciais.

Por vezes, talvez seja difícil perceber que uma criança ou bebê está com dor de ouvido. Sendo assim, existem pistas que podem indicar a dor:

Perda de apetite Audição prejudicada Irritação Problemas no sono Problemas de equilíbrio Tosse e nariz entupido

O médico deve ser consultado se os sintomas persistirem ou piorarem dentro de 24 a 48 horas.

Se prepare para a consulta médica
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Pixabay

Vários especialistas podem diagnosticar a dor de ouvido. Sendo assim, desde clínico geral, pediatra ou otorrinolaringologista podem auxiliar no tratamento.

Entretanto, antes de procurar ajuda médica é indicado que o paciente já tenha informações como lista de sintomas, bem como sua duração. Assim como histórico médico, incluindo condições e medicamentos já utilizados.

No caso dos pais, é bastante provável que o médico faça questionamentos como:

Quais sinais vocês tem observado? Quando começaram? Há histórico de infecção no ouvido? Houve febre? Houve resfriado, gripe ou sintomas respiratórios recentemente? Seu filho possui alergias sazonais? Como você descreveria a dor: leve, moderada ou grave? Possui alergia a algum medicamento, como a penicilina? Houve algum corrimento na orelha? Como era o aspecto? Já observou sinais como puxões de orelha, dificuldade de dormir ou irritabilidade? Já observou alguma deficiência auditiva? O seu filho responde aos sons? Ele pergunta “O quê?” com frequência? Como é feito o diagnóstico?
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Ouvido humano – Pixabay

O instrumento utilizado para analisar uma possível infecção no ouvido é o otoscópio. Com ele, o médico verificará a coloração do tímpano.

Isso porque quando saudável, o tímpano apresenta cor perlácea. Portanto, alterações como inchaço ou vermelhidão podem indicar a infecção no órgão. Além disso, se houverem dúvidas sobre o diagnóstico o médico pode sugerir testes como timpanometria, timpanocentese e reflectometria de pulso acústico.

Por outro lado, se a infecção for persistente ou haver acúmulo de líquido no ouvido, é provável que o paciente seja encaminhado para um fonoaudiólogo (especialista em audição).

Outro profissional que pode ajudar no tratamento é o terapeuta de desenvolvimento para aplicar testes de audição, compreensão de linguagem, habilidades de desenvolvimento e fala.

Também existem casos em que é necessário procedimentos cirúrgicos. É comum que eles sejam realizados em situações de infecções de repetição ou persistência de secreção na orelha.

Remédios para dor de ouvido
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Pixabay

Como dito anteriormente, a dor de ouvido pode ser causada por diversos fatores. Consequentemente, o tratamento varia de acordo com sua causa. Justamente por isso apenas um médico pode prescrever os medicamentos indicados, de acordo com a situação do paciente.

Entretanto, os medicamentos mais usados para aliviar uma dor de ouvido são:

Dipirona Toragesic Deocil Nimesulida Tramal

Para a eficácia do tratamento é extremamente importante que o paciente siga as orientações médicas relacionadas a dose do medicamento, e que não interrompa o uso sem consulta prévia. Além disso, o paciente nunca deve se automedicar.

Remédios caseiros para dor de ouvido
Dor de ouvido

Dor de ouvido

Segredos do Mundo
Chá de camomila – Pixabay

De acordo com, Fernando Kaoru, otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o tratamento depende da causa da dor.

Além disso, o médico ainda afirma que a maioria dos tratamentos caseiros não são eficazes. Isso porque não existe nenhum estudo comprovando cientificamento que os métodos funcionam, e em alguns casos existe a opção de até piorarem a causa da dor.

Entretanto, ele também indica que um remédio caseiro bastante eficaz e prático é uma compressa de água quente no local da dor. Apesar da técnica não servir como tratamento da inflamação, ela reduz basante as dores de ouvido.

Contrariando o que afirma o médico, existem vários remédios caseiros para dor de ouvido. Muitos deles são difundidos oralmente, porém a maioria pode ser encontrada na internet. Alguns dos remédios são:

Colocar Chá de camomila no ouvido inflamado Inserir algodão com álcool no local Colocar chá de hortelã Aplicar gotas de azeite na inflamação Aplicar cebola no local inflamado

Gostou desta matéria? Você também vai gostar dessa: Dor de cabeça com frequência? Entenda as possíveis causas

Imagem de destaque: Opas

Fontes: MinhaVida, Minha Vida

O post Dor de ouvido – Causas, causas em crianças, fármacos, remédios caseiros apareceu primeiro em Segredos do Mundo.