Segredos do Mundo Dor nos dedos dos pés – Principais causas e como tratar

Dor nos dedos dos pés – Principais causas e como tratar

A dor nos dedos dos pés pode surgir devido a anormalidades ou lesões no pé ou em qualquer uma das estruturas das falanges. Essa matéria Dor nos dedos dos pés – Principais causas e como tratar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Certamente, você já deve ter sentido dor nos dedos dos pés, ao menos uma vez na vida. Para esclarecer, este é um problema muito comum. No entanto, às vezes é difícil chegar à raiz dessa condição, pois existem muitas causas potenciais diferentes que geram o desconforto. Contudo, identificar onde a dor está e como é sentida pode oferecer pistas para estabelecer um diagnóstico.

Geralmente, a dor nos dedos dos pés pode ocorrer devido a certas escolhas de estilo de vida ou a uma condição médica. Desse modo, as causas mais comuns incluem uso de sapatos inadequados, joanetes, bem como calos e até unhas encravadas. Além disso, você também pode desenvolver dor nos dedos dos pés ao se machucar durante exercícios ou atividades esportivas de alto impacto, como corrida ou funcional intenso por exemplo. Continue lendo para saber mais.

Causas de dor nos dedos dos pés

Joanetes – causam dor nos dedos dos pés

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Causas
Sabe aquelas protuberâncias extravagantes na base do dedão do pé? Elas são chamadas de joanetes e podem causar dor, fricção, inflamação e até infecção na pele. Ademais, elas ocorrem por causa da estrutura defeituosa do pé (tendência hereditária). Todavia, algumas condições que contribuem para o desenvolvimento de joanetes incluem pés chatos, ligamentos excessivamente flexíveis e estrutura óssea anormal. Dessa forma, alguns especialistas acreditam que sapatos apertados também causam joanetes ou pioram o problema.

Diagnóstico
Joanetes são diagnosticados por um exame físico, embora, às vezes, um raio-X seja solicitado para analisar a articulação do dedão do pé.

Tratamento
Joanetes, que apresentam sintomas muitas vezes são tratados com:

Aplicação de gelo Alongamentos dos dedos dos pés Anti-inflamatórios Uso de calçado adequado Cirurgia, caso os sintomas do joanete forem graves, persistentes ou debilitantes.

Calos e Calosidades – causam dor nos dedos dos pés

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Calosidades são áreas espessadas da pele sobre partes dos pés, onde ocorrem quantidades excessivas de pressão ou fricção. Por outro lado, os calos ocorrem nos dedos dos pés, devido à pressão contra o sapato. Ao contrário dos calosidades, os calos têm um núcleo central ou ponto no meio que é cercado por pele morta. Além disso, os calos são maiores que as calosidades e geralmente não são dolorosos, a menos que se rompam.

Causas
Calçados inadequados, sejam sapatos muito apertados ou muito largos, são os principais responsáveis pela formação de calos e calosidades.

Diagnóstico
A inspeção visual do pé geralmente é tudo o que é necessário para diagnosticá-los.

Tratamento
Além de usar sapatos adequados, alguns remédios caseiros simples podem ajudar no tratamento, como:

Em primeiro lugar, mergulhe o pé em água morna por 15 minutos e posteriormente, use uma pedra-pomes ou lixa para remover a pele morta ao redor do calo; Em segundo lugar, considere colocar pequenos pedaços gaze entre os dedos, onde são formadas as calosidades; Por fim, se os calos ou calosidades continuarem sendo um problema, procure atendimento médico.

Unhas encravadas – causam dor nos dedos dos pés

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Uma das causas mais comuns de dor nos dedos dos pés, são as unhas encravadas. Desse modo, elas acontecem quando a lateral da unha cresce no interior da pele. Portanto, você pode tratar as unhas encravadas em casa. Porém, se houver complicações procure tratamento médico.

Causas
Muitas coisas podem causar uma unha encravada, incluindo:

Cortar as unhas dos pés incorretamente; Unhas dos pés irregulares e curvas; Calçados apertados, estreitos e pontudos; Lesão na unha; Higiene inadequada dos pés; Predisposição genética.

Diagnóstico
Um médico poderá diagnosticar se o seu dedo do pé está com a unha encravada através de um exame físico. Contudo, se o dedo do pé parecer infeccionado, poderá ser necessário fazer um raio-X para mostrar a profundidade do crescimento da unha na pele.

Tratamento
Para tratar a unha encravada alguns remédios caseiros ou prescritos pelo médico, podem ajudar:

Fazer escalda-pés, ou seja, mergulhar os pés em água morna por cerca de 15 a 20 minutos, três a quatro vezes por dia Afastar a pele da ponta da unha com uma bola de algodão embebida em azeite de oliva Usar medicamentos de venda livre para aliviar a dor Se necessário, o médico irá receitar antibióticos e pomadas para prevenir a infecção.

Pé de atleta

Dor nos dedos dos pés: principais causas e como tratar

Dor nos dedos dos pés: principais causas e como tratar

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Apesar do nome, o pé de atleta não acomete apenas atletas – qualquer calçado que deixe os pés quentes e suados pode torná-lo propenso a esta infecção fúngica. Como resultado, essa infecção pode causar coceira, descamação e dolorosa divisão da pele entre os dedos. Nesse sentido, cremes antifúngicos e talco (para absorver o suor) devem resolver o problema, embora você precise continuar usando o creme por uma ou duas semanas para evitar a recorrência do pé de atleta.

Tratamento

Lave os pés diariamente. Seque muito bem entre os dedos dos pés, usando uma toalha limpa e seca. Use meias de algodão para deixar seus pés respirarem. Não utilize o mesmo sapato todos os dias Não use tênis sem meias. Eventualmente, fique com os pés descalços em casa.

Gota

Dor nos dedos dos pés: principais causas e como tratar

Dor nos dedos dos pés: principais causas e como tratar

Segredos do Mundo
Fonte: Unsplash

Gota é um termo geral para uma variedade de condições causadas pelo acúmulo de ácido úrico, que afeta geralmente os pés. Quem sofre dessa condição reclama de inchaço e dor nas articulações do pé, principalmente no dedão. Além disso, dor súbita e intensa, ou ataques de gota, podem fazer com que pareça que seu pé está queimando. Portanto, se a dor nos dedos dos pés for aguda e recorrente, é importante consultar um médico para uma avaliação.

Tratamento de gota

Em suma, se não for tratada, a gota pode levar à artrite. Em outras palavras, essa condição dolorosa pode deixar sua articulação permanentemente danificada e inchada. Todavia, o tratamento recomendado por seu médico dependerá do estágio e da gravidade da gota. Para esclarecer, os medicamentos para tratar a gota funcionam de duas maneiras: eles aliviam a dor e diminuem a inflamação ou previnem futuros ataques de gota, reduzindo os níveis de ácido úrico.

Gostou deste conteúdo? Então, clique e leia: O que é Joanete (Hálux Valgo)? Sintomas, causas e tratamento

Fontes: Doctor Shoes, Tua Saúde

Fotos: Unsplash

Essa matéria Dor nos dedos dos pés – Principais causas e como tratar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas