Segredos do Mundo Em quem votar? 8 dicas para escolher um candidato assertivamente

Em quem votar? 8 dicas para escolher um candidato assertivamente

Saiba como escolher o candidato que levará o seu voto de confiança, para representá-lo durante o seu mandato no cargo público. Essa matéria Em quem votar? 8 dicas para escolher um candidato assertivamente foi criada pelo site Segredos do Mundo.

De modo geral, durante as eleições, estão em jogo escolhas importantes. Quer se trate de uma corrida municipal ou nacional, isso afetará definitivamente sua comunidade ou o modo como é dirigido o país. Dessa forma, as eleições são um momento para considerar as questões que você considerar mais relevantes e decidir qual candidato você apoia.

Além disso, é possível ir além dos anúncios de campanha, das postagens nas redes sociais e das caminhadas barulhentas para encontrar o melhor candidato que represente seus valores e necessidades. Portanto, continue lendo e saiba como escolher em quem votar, abaixo.

Critérios para escolher em quem votar

1. Determine o que você busca em um candidato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Em primeiro lugar, você pode julgar os candidatos de duas maneiras. A primeira é pela a posição que eles assumem diante de questões que você considera mais importantes. E a segunda é pelas qualidades de liderança e experiência que ele tem para assumir o cargo. Neste sentido, o primeiro passo para escolher um candidato é decidir as questões que lhe interessam e as qualidades que você almeja em um líder.

2. Conheça o histórico e a vida do candidato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Busque todas as informações possíveis sobre o candidato. Informações sobre os antecedentes criminais, posições sobre questões diretamente ligadas à sua comunidade e sobre o trabalho realizado em cargo público, caso ele já tenha experiência na vida política.

3. Avalie suas propostas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Pesquise e colete informações sobras propostas dos candidatos. Leia as posições deles no site da campanha, assista à cobertura da mídia e às discussões online. Saiba quais são as demandas da comunidade e quais propostas atenderão estas demandas.

4. Assista entrevistas e debates políticos

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Em campanhas eleitorais, entrevistas com os candidatos podem ser úteis. Ou seja, elas podem servir para fornecer uma impressão geral sobre o político, e proporcionar conclusões específicas sobre as posições dos participantes.

5. Conheça as funções do cargo que o candidato está concorrendo

voto nas eleições

voto nas eleições

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Decidir se um candidato será um bom líder ou não é muito difícil. Mas você pode saber sobre o cargo ao qual ele está concorrendo, quais são as atribuições pertinentes a ele, bem como, se suas propostas condizem com o que pode ser feito no cargo.

6. Fale com outras pessoas sobre o candidato

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

As opiniões de outras pessoas podem ajudar a esclarecer seus próprios pontos de vista, mas não descarte a sua opinião ou julgamento sobre o candidato. Contudo, converse com pessoas de opiniões e posições diversas, para descobrir qual candidato elas apoiam e porquê.

7. Analise como está sendo conduzida a campanha

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

Nesse sentido, busque informações sobre onde os candidatos obtêm fundos para financiar suas campanhas ou se eles usam seu próprio dinheiro. Muitos tipos de informações sobre as contribuições da campanha devem ser informadas à justiça e monitoradas pela imprensa, portanto, as informações são relativamente fácil de encontrar.

8. Por fim, existem outros pontos que devem ser analisados, para evitar uma má escolha na hora de votar, são eles:

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Freepik

O candidato utiliza xingamentos ou ofensas em suas falas: acusações como por exemplo, “Meu oponente é mentiroso”, não dão nenhuma informação real sobre o candidato.

O candidato promove fake news (notícias falsas): a promoção de boato e inverdades tem sido bastante recorrente nas últimas eleições. Por isso, é preciso ficar atento nas informações que você recebe acerca do seu candidato e dos oponentes.

O candidato promete o céu:  analise se as promessas feitas pelo candidato podem ser cumpridas e cabem na realidade ou se são apenas promessas irrealistas. Aliás, algumas delas podem ser usadas como apelo ao voto durante o período de eleições.

Certamente, você curtiu o assunto e quer saber mais sobre o tema. Então, clique nesta matéria: É #FAKE mensagem no WhatsApp sobre voto em branco anular outros votos

Fonte: TSE

Fotos: Freepik

Essa matéria Em quem votar? 8 dicas para escolher um candidato assertivamente foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas