Segredos do Mundo Fones de ouvido – História, popularização e novos dispositivos

Fones de ouvido – História, popularização e novos dispositivos

Os fones de ouvido surgiram ainda no fim do século XIX, como headphones imensos, para melhorar a comunicação em rádios e centras de telefonia. Essa matéria Fones de ouvido – História, popularização e novos dispositivos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Os fones de ouvido estão entre os acessórios indispensáveis para a vida moderna, para muita gente. Entre headphones, earbuds, fones bluetooth ou com fio, esses dispositivos surgiram ainda no século XIX e não eram feitos para ouvir músicas.

Pode parecer que não, mas os fones de ouvido já possuem uma história de mais de mil anos. No início, no entanto, eles eram bem diferentes dos modelos compactos e com ótima qualidade de áudio disponíveis hoje em dia.

Se atualmente é fácil encontrar gente que não vivem sem fones de ouvido, as coisas ainda estavam tomando forma no início do século passado.

História

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Segredos do Mundo
Fun With Tubes

Os primeiros headphones surgiram ainda no final do século XIX, a fim de melhorar serviços de comunicação da época. A princípio, os headphones funcionavam em apenas um ouvido e podiam pesar até 4,5 kg.

Nos anos seguintes, surgiram algumas melhorias fundamentais para  a evolução dos aparelhos. Em 1891, por exemplo, o engenheiro Ernest Jules Pierre Mercadier criou a patente dos earbuds, ou fones de ouvido intra-auriculares.

Entretanto, foi só no início do século XX que os fones chegaram ao grande público. A partir de 1930, foi lançado o primeiro modelo portátil e com mais qualidade, fazendo com que os fones não ficassem restritos a rádios e centrais telefônicas.

Foi finalmente a partir de 1958, então, que foi produzido o primeiro fone estéreo, popularizando a tecnologia.

Popularização de headphones

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Segredos do Mundo
MAAS

Os headphones inventados por John C. Koss e Martin Lange tornaram possível o consumo de música a partir dos fones. Antes disso, só era possível fazer isso com a ajuda de headphones militares.

A partir daí, as invenções otimizaram cada vez mais os aparelhos. Rapidamente Koss também inventou um novo tipo de fonógrafo, com entrada para fones. Seis anos mais tarde, então, a Sony lançou um rádio portátil que incluía pela primeira vez entradas de 3,5 mm. A funcionalidade se tornou um dos principais atrativos do Sony Walkman, lançado em 1979.

Com a popularização dos dispositivos portáteis, os headphones se tornaram uma febre. Com o crescimento, novos modelos e novas funcionalidades passaram a fazer parte do desenvolvimento dos fones.

Novas tecnologias

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Fones de ouvido - dos primeiros headphones aos dispositivos sem fio

Segredos do Mundo
link

O ano de 1997 viu uma importante evolução para o mercado dos headphones. Isso porque foi o ano em que o holandês Jaap Haartsen registrou a patente do Bluetooth. O novo recurso tecnológico permitia a utilização de dispositivos sem fio para ouvir músicas.

Uma outra adição importante para a evolução dos fones foi o isolamento acústico. Com o investimento em designs menores e mais leves, os fones perderam a capacidade de isolamento que os primeiros modelos ofereciam, com almofadas resistentes nas pontas.

Entretanto, a tecnologia se desenvolveu de forma a permitir o cancelamento de ruídos externos até mesmo em fones menores.

Além disso, a Apple tem importantes contribuições para a transformação dos dispositivos. A princípio, a influência direta oferecida pelo iPod e sua loja online revolucionou a forma de ouvir músicas. Mais tarde, lançou modelos ergonômicos e compactos de fones que já acompanhavam os aparelhos. A evolução alcançou um novo estágio em 2016, com o lançamento dos AirPods.

Os fones da Apple também contam com a tecnologia de uma dos principais aparelhos do mercado: o Beats by Dr. Dre. O headphone foi idealizado numa parceria do rapper Dr. Dre com o produtor Jimmy Iovine e vendido para a Apple, em 2014.

Fontes: Tech Tudo, TOP Use, Fast Life, IHODL

Imagens: CNN, link, MAAS, Fun With Tubes

Essa matéria Fones de ouvido – História, popularização e novos dispositivos foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas