Segredos do Mundo Gases na barriga – Principais causas, tratamento e como evitar

Gases na barriga – Principais causas, tratamento e como evitar

Expelir gases é um processo saudável da digestão, mas pode se tornar um problema quando há excesso de gases, dor na barriga e outros sintomas. Essa matéria Gases na barriga – Principais causas, tratamento e como evitar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Arrotar, soltar pum é algo que todos nós fazemos. Mas você já se perguntou quando os gases na barriga são normais e quando não são, e quais suas principais causas?

Para esclarecer, o gás se acumula no trato digestivo de duas maneiras principais. A primeira é engolir ar enquanto come ou bebe. Isso faz com que o oxigênio e o nitrogênio se acumulem no trato digestivo, que você eventualmente arrota ou solta pum.

Além disso, ao mascar chicletes, fumar, beber muitas bebidas carbonatadas ou gaseificadas, pode engolir mais ar do que o normal. Desse modo, o excesso de gases causa dor de barriga e outros sintomas.

Por conseguinte, distúrbios digestivos específicos, como síndrome do intestino irritável ou doença celíaca, também podem levar a um aumento dos gases e das dores na região da barriga. Confira as principais causas e sintomas!

Causas de gases na barriga

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Existem alguns motivos potenciais que podem resultar em excesso de gases na barriga. Alguns gases derivam de hábitos aparentemente inofensivos, como comer muito rápido, não mastigar corretamente os alimentos, bem como beber refrigerantes ou mascar chicletes.

Por outro lado, os gases também podem surgir em razão de uma mudança na dieta. Por exemplo, aumentar a ingestão de fibras, por um lado ajuda o sistema digestivo, mas às vezes provoca mais gases, já que o corpo precisa de tempo para se acostumar com esse impulso extra. Portanto, alimentos que podem causar gases incluem:

Brócolis Couve-flor Espargos Feijões Leguminosas Produtos de farelo de aveia Repolho Cebola Alho Aspargos Leite e derivados Chiclete Refrigerante Ervilhas

Contudo, se nenhuma dessas causas se aplicar, os gases em excesso poderão ser um sinal de um problema digestivo latente e sensibilidades alimentares mais frequentemente ao glúten ou laticínios. Também pode haver um problema mais profundo como crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, doença celíaca ou DRGE (doença do refluxo gastresofágico).

Sintomas de gases na barriga

Gases na barriga: quais são as causas e como evitar

Gases na barriga: quais são as causas e como evitar

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Os sintomas mais comuns de excesso de gases na barriga incluem:

Flatulências Arrotos excessivos Cãibras, dor ou sensação de nó no abdômen Inchaço na região da barriga Aumento observável no tamanho do abdômen (distensão) Sensação de peso no estômago Perda de apetite Azia Falta de ar Fisgada no peito Desconforto gástrico Dor abdominal ou cólica intensa Barriga dura

Tratamento

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Pinterest

Para auxiliar no tratamento de excessos de gases na barriga, algumas dicas podem ser eficazes como as listadas abaixo:

Em primeiro lugar, evite alimentos conhecidos por causar gases, como certas frutas como maçãs e peras, vegetais específicos como brócolis, couve e cebola, bem como laticínios e itens que contenham açúcar e amido. Em segundo lugar, beba antes das refeições, pois beber enquanto consome solta os ácidos do estômago, dificultando a decomposição dos alimentos. Desse modo, o ideal é beber 30 minutos antes da refeição para ajudar a uma melhor digestão. Coma e beba devagar, pois a mastigação e a bebida rápidas podem fazer você engolir muito ar, e consequentemente causa o aumento da presença de gases. Evite hábitos como fumar, mascar chicletes e beber com um canudo, pois isso pode encher seu estômago de ar e causar problemas com gases. Por fim, evite adoçantes artificiais e outros álcoois relacionados ao açúcar presentes em alimentos ‘light ou zero açúcar’ que podem agravar os gases na barriga.

Todavia, se o problema persistir, consulte um médico para obter um diagnóstico preciso.

Enfim, você gostou deste conteúdo? Aproveite para ler também: 9 erros que todos cometem e que dão MUITOS gases

Fontes: Unimed Fortaleza, Tua Saúde, Ecycle

Fotos: Pinterest

Essa matéria Gases na barriga – Principais causas, tratamento e como evitar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas