Segredos do Mundo Groselha – Origem da fruta, características e benefícios à saúde

Groselha – Origem da fruta, características e benefícios à saúde

Típica da Europa e popular por seu xarope, a groselha é rica em nutrientes que contribuem para a saúde e tem mais Vitamina C do que a laranja

Desde a infância, a maioria das pessoas conhece o sabor da groselha. O xarope de gosto açucarado é utilizado para dar gosto a bolos, sobremesas, raspadinhas e sorvetes, dentre outros. Além disso, pode ser consumido misturado com água ou leite, por exemplo.

O que muita gente não sabe, na verdade, é que groselha é uma fruta. Não só isso, como é uma fruta rica em nutrientes que fazem bem para o corpo.

Típica de regiões da Europa, a fruta pode ser encontrada nas cores preta, verme ou vermelha. É exatamente a vermelha, inclusive, que é mais popular no Brasil.

Características

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde

Segredos do Mundo
Wild Food UK

A groselha é o fruto da groselheira, uma planta arbustiva que pode alcançar os 6 metros de altura. Na Europa, a estação da fruta é o verão, entre os meses de julho e agosto. Apesar de o xarope ser mais famoso por aqui, lá a fruta é mais consumida na forma natural. Além disso, é muito consumida em conservas e geleias, bem como como ingrediente em diversas receitas.

A fruta é rica em vitaminas e possui mais vitamina C do que a laranja. Outros nutrientes que podem ser encontrados são potássio, caroteno, ferro, fósforo, magnésio e vitamina E, só para ilustrar alguns. Dentre algumas vantagens oferecidas, eles contribuem para a saúde da visão, melhoram o sistema imunológico e previnem envelhecimento precoce. Elas também contêm fibras, contribuindo para a saúde do intestino.

A groselha também tem poucas calorias. Isso porque 100 gramas da fruta carregam apenas cerca de 40 a 50 calorias. Entretanto, devem ser consumidas em moderação, principalmente por quem sofre com problemas estomacais. Uma vez que é muito ácida, pode agravar casos de gastrites, úlceras e outras condições.

Além disso, o consumo da fruta também é recomendado para o combate a diabetes, por conta do crômio. Por outro lado, o xarope precisa de moderação, já que é concentrado e rico em açúcares.

Bolha de sangue – Tratamento seguro e quando se preocupar

×

Benefícios da groselha

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde

Segredos do Mundo
Wild Food UK

Anti-inflamatórios: a groselha é uma ótima de fonte de fitoquímicos fenólicos, como flavonas e antocianinas. Os compostos são úteis por vários efeitos, inclusive combate a envelhecimento, inflamações e doenças neurológicas.

Vitamina A: cada 100g da fruta tem cerca 10% Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Vitamina A. A vitamina é importante para garantir a integridade das membranas mucosas e da pele, além de ser boa para a visão.

Vitaminas B1, B5 e B6: a groselha também contêm pequenas porções de vitaminas essenciais, assim como piridoxina (B6), ácido pantotênico (B5), e tiamina (B1). Essas vitaminas são importantes especialmente para um bom funcionamento do metabolismo do corpo.

Vitamina C: apenas 100g de groselha oferecem até 46% da IDR de Vitamina C. Segundo pesquisas com frutas ricas em vitamina C, ela é importante para o desenvolvimento da imunidade contra infecções e para eliminação de radicais livres de oxigênio prejudiciais.

Antioxidantes: por conta da riqueza de minerais variados, assim como o manganês, contribui no desenvolvimento de enzimas fundamentais nas defesas antioxidantes do corpo humano.

Fontes: HuffPost Brasil, Forma Saudável

Imagem de destaque: Wild Food UK

Essa matéria Groselha – Origem da fruta, características e benefícios à saúde foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas