Segredos do Mundo Hábitos japoneses – Práticas pra uma vida melhor direto do Japão

Hábitos japoneses – Práticas pra uma vida melhor direto do Japão

No Japão a vida é muito diferente, mas há vários hábitos japoneses que podem ser adotados pelos brasileiros para ter uma vida melhor. Essa matéria Hábitos japoneses – Práticas pra uma vida melhor direto do Japão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

É fato que a cultura do Japão é bastante diferente da nossa. Mas há diversos hábitos japoneses que podemos adotar a fim de garantir uma vida melhor. Afinal, boa parte dessas práticas está voltada para a qualidade de vida e para uma boa convivência entre as pessoas.

Os japoneses são muito conhecidos em todo o mundo pelas boas maneiras. Isso faz com que muitos brasileiros que visitam o Japão se surpreendam com alguns hábitos japoneses. Contudo, várias dessas práticas podem facilitar nossa vida por aqui, basta um pouquinho de esforço e mudança de pensamento.

Além disso, pode ser que você já conheça alguns desses hábitos japoneses. Afinal, com a imigração japonesa no Brasil, os imigrantes japoneses incluíram dezenas de elementos novos à cultura local. Vamos viajar pra o Japão conhecendo um pouco de seus costumes.

Hábitos japoneses que podemos incorporar

Não desperdiçar comida

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Vix

Primeiramente, um hábito japonês que veio da guerra. Isso porque, devido aos longos anos na guerra, os japoneses aprenderam a não desperdiçar alimentos. Inclusive, desde bem novos os japonese são ensinados a evitar a ação conhecida como motainai, ou seja, deixar comida no prato. Que tal começar hoje mesmo?

Genkan

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Nozawa

Já esse hábito japonês é mais comum. Apesar de não ser um consenso, consiste na prática de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Além disso, os calçados são substituídos  por chinelinhos chamados Suripas e deixados no genkan, uma espécie de hall de entrada.

Mas não para por aí. Normalmente,  ele é construído num nível mais baixo em relação ao piso da casa. Contudo, não é preciso ter um genkan para adotar esse costume oriental. É possível, por exemplo, usar um banco ou uma caixinha para deixar os calçados.

Etiqueta no transporte público

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Vjea

Os costumes orientais têm muito a nos ensinar quanto ao respeito interpessoal e boa convivência. Sendo assim, uma prática comum para todo japonês é a etiqueta no transporte público. Primeiramente, metrô, trens e ônibus são muito pontuais, de modo que os passageiros são avisados em casos de atraso.

Além disso, ninguém atende o celular dentro do metrô, pois é proibido. As conversas também são em voz baixa a fim de garantir o conforto de todos.

Dar mimos quando visita a casa de alguém

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Linkedin

Outra prática bastante comum no Japão é o temiyage. Isso significa levar um presentinho para alguém quando visitar sua casa. Sendo assim, os japoneses presenteiam os anfitriões com caixa de biscoitos, um docinho, uma caneta ou outro objeto. Não precisa ser caro, porque o que vale é o gesto.

Sendo assim, há muitas lojas no país especializadas nesse tipo de souvenir. Além disso, é comum presentear com objetos feitos em casa, mas só em casos de intimidade com a pessoa presenteada. Tente colocar em prática a próxima vez que visitar alguém, com certeza vai agradar.

Não jogar lixo na rua

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Coisas do Japão

Apesar de parecer um hábito óbvio, os brasileiros deixam a desejar. Já no Japão, isso é diferente. Isso porque, cada um é responsável pelo seu lixo e não tem lixeira nas ruas. Além disso, é proibido fumar na rua e quem quiser usar o cigarro tem que ir a áreas próprias para isso. Inclusive, há uma multa de até 2.000 yenes para quem fumar andando.

Mochiyori

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Japão em Foco

Este elemento da cultura japonesa também é relativavelmente comum para os brasileiros. Isso porque, o mochiyori consiste na prática de levar um prato de comida para compartilhar em uma reunião ou festa. Isso revela o hábito japonês de compartilhar, que é muito comum.

Além disso, o mochiyori foi um dos responsáveis em preservar a culinária japonesa no Brasil. Isso porque, compartilhando com os outros, os japoneses tiveram a oportunidade de mostrar ao nosso país um pouco da culinária oriental.

Cumprimentar, agradecer e pedir desculpas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte:Criatives

Além disso, os japoneses também são muito educados. Por isso há um costume oriental de pedir desculpas por cada mínima coisa, até mesmo um esbarrão rende um Gomenasai, pedido de desculpas. Outra prática japonesa é a de pedir licença, a fim de não incomodar as pessoas ao se dirigir a elas.

No entanto, esses cumprimentos são um pouco diferentes do que estamos acostumados. Isso porque, os japoneses costumam fazer reverências silenciosas ao interagirem com outras pessoas. Não custa nada tentar seguir essa prática da boa educação, não é mesmo?

Noshibukuro

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte:Veja online

Um outro hábito japonês bastante comum é o de presentear com dinheiro. Ao contrário de outras culturas, em que dar dinheiro é deselegante, no Japão é comum e muito bem visto, sobretudo em datas comemorativas. No entanto, eles costumam fazer isso também em situações difíceis como doenças e velórios.

Desse modo, foi criado o noshibukuro, um tipo de envelope específico para essas situações. Eles podem ser decorados de acordo com a situação em que se vai presentear com dinheiro ou feitos de origami.

Etiqueta na rua e no trânsito

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: SAPO viagens

Os japoneses também valorizam muito a etiqueta na rua e no trânsito. Desse modo, se a rua estiver deserta, mas se o sinal estiver fechado ninguém atravessa. Além disso, nenhum pedestre atravessa fora da faixa. Como o transporte coletivo é eficiente, as pessoa até preferem andar de metrô do que ter um carro próprio. Como seria isso no Brasil? Provavelmente um dos hábitos japoneses que mais precisávamos por aqui!

Usar máscara

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: B9

Mesmo antes da pandemia do Covid-19, já era um hábito comum dos japoneses usar máscara. Isso porque, eles precisam combater alergias ao pólen e vírus da gripe e resfriados. Por ser uma prática que ajuda a evitar passar doenças e contagiar os outros, é vista como um gesto de respeito.

Agradecer antes das refeições

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Missake

Além dos cumprimentos ao longo do dia, os japoneses também costumam agradecer antes das refeições. Desse modo, eles pronunciam itadakimassu e fazem uma prece antes de começar a comer. Nessa ação, eles agradecem por ter alimento e por ter quem os prepare.

Respeitar os animais

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: R7

Para ter animais de estimação no Japão, é preciso registrar o bichinho e preencher uma série de requisitos. Esse hábito já revela como eles respeitam os animais e os levam a sério. Além disso, casos de maus tratos e abandono de animais é bem raro. Certamente um dos mais interessantes hábitos japoneses.

Respeitar o próximo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Caçadores de Lendas

No Japão, outra prática muito comum é o Omotenashi, ou seja, a hospitalidade. Receber e tratar bem a todos é um hábito cotidiano dos japoneses. Além disso, as regras para um bom convívio social são muito claras e as pessoas raramente as desobedecem.

Fazer as coisas certas

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo

Segredos do Mundo
Fonte: Coisas do Japão

No Japão, por exemplo, se  alguém perde ou esquece alguma coisa, ninguém rouba. Além disso, furar fila ou tentar tirar vantagem de tudo é algo que raramente acontece.

O que achou de saber mais sobre hábitos japoneses? Então leia essa matéria: Países mais visitados, quais são? Tudo sobre eles

Fonte: Catraca Livre, JF

Imagens: Vix, Nozawa, Linkedin, Criatives, SAPO viagens

Essa matéria Hábitos japoneses – Práticas pra uma vida melhor direto do Japão foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas