Segredos do Mundo Hércules – Origem, história e os doze trabalhos do semideus

Hércules – Origem, história e os doze trabalhos do semideus

Filho de Zeus com uma mortal, Hércules precisou realizar doze trabalhos praticamente impossíveis para obter o perdão do Oráculo.

Segundo a mitologia grega, Hércules foi um dos maiores heróis vivos. Filho de uma mortal, Alcmena, com Zeus, ele herdou poderes do pai.

O mito conta que enquanto o marido de Alcmena estava ausente, Zeus se disfarçou com a aparência dele. Assim, acabou se encontrando com a mulher, que engravidou de Hércules. Ao descobrir a traição, o homem se revoltou e construiu uma fogueira para queimar a esposa. O deus dos deuses, no entanto, provocou uma chuva para impedir o fogo.

Do lado de Zeus, sua esposa Hera também não gostou da traição. No nascimento de Hércules, a deusa enviou duas serpentes para matar o bebê. Com a sua força heroica, entretanto, a criança conseguiu estrangular os animais com as próprias mãos.

Vida adulta

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Segredos do Mundo
Know Your Myth

Já crescido, Hércules acabou se casando com Megara, com quem teve vários filhos. A família viveu feliz por muito tempo, mas acabou sendo vítima da revolta que Hera ainda mantinha.

Infeliz com a existência do bastardo, a deusa decidiu lançar uma maldição sobre Hércules. Assim, ele acabou enlouquecendo e entrando num profundo estado de fúria, vendo a sua própria família como inimigos de batalha. Dessa maneira, ele acabou matando a própria esposa e os filhos.

Quando já tinha voltado a seu estado normal, ele só descobriu o que tinha acontecido porque a deusa Atena lhe contou. Abalado, ele passou a viver como transeunte, vagando sem rumo pela Grécia. Em uma de suas viagens, acabou encontrando o Oráculo de Delfos.

A fim de poder se redimir dos crimes que cometeu contra a própria família, Hércules acabou recebendo 12 tarefas quase impossíveis. Assim, elas ficaram conhecidas como os 12 trabalhos de Hércules.

Hades, quem é? Origem e história do Deus do Submundo

×

Doze trabalhos de Hércules

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Segredos do Mundo
Ancient Greece Matar o leão de Nemeia: o herói conseguiu estrangular a criatura durante uma batalha. Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo: matou o monstro, a hidra de Lerna, enterrando sua principal cabeça sob uma pedra gigante. Capturar a corça de Gerínia: Hércules perseguiu a corça por um ano e, portanto, a deixou cansada para ser capturada. Acabar com o javali de Erimanto: Hércules expulsou o javali do esconderijo com a força do grito. Logo após o feito, conseguiu capturá-lo. Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos: o estábulo tinha três mil bois e não havia sido limpo nos últimos 30 anos. Para a faxina, o herói desviou o curso de dois rios. Acabar com as aves do lago Estinfale: as aves antropófagas foram mortas com flechas envenenadas. Capturar um touro louco na ilha de Creta: ainda que o touro estivesse influenciado por Poseidon, o herói o capturou vivo. Eliminar as éguas do rei Trácia: primeiro ele usou sua força super humana para capturá-las e, em seguida, alimentá-las com o corpo do antigo dono. Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita: logo após matar a senhora das amazonas, conseguiu cumprir a missão. Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eriteia: Hércules usou a força de sua espada para conseguir domar e capturar os bois. Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides: enquanto substituía Atlas na função de carregar o firmamento, ele ajudou o herói a conseguir as frutas. Capturar o cão de três cabeças Cérbero: o herói foi até o portão do inferno, onde conseguiu capturar o cão de três cabeças, cauda de dragão e pescoço de serpente.

Adaptações

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Hércules - origem, história e os doze trabalhos do semideus

Segredos do Mundo
Metro

Entre todas as lendas mitologia grega, a história de Hércules é uma das mais populares de todas. Sendo assim, existem mais de 20 filmes focados no personagem, só nos Estados Unidos. Entre os atores que viveram o personagem, estão nomes como Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno e Dwayne Johnson.

Uma das produções mais populares sobre o herói é a animação da Disney, de 1997.

Só na Itália, nas décadas de 50 e 60, foram produzidos 25 filmes com o personagem.

Além disso, o herói foi protagonista de várias séries de TV. A mais famosa delas, foi produzida entre 1995 e 1999, nos EUA, e exibida no Brasil pelo SBT e pela Rede Record. A série tinha Kevin Sorbo como Hércules e chegou a gerar dois spinoffs: Jovem Hércules e Xena: A Princesa Guerreira.

Fontes: InfoEscola, Toda Matéria, Brasil Escola, Aventuras na História

Imagem de destaque: How Stuff Works

Essa matéria Hércules – Origem, história e os doze trabalhos do semideus foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas