Segredos do Mundo Ho’oponopono – Origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Ho’oponopono – Origem, significado e objetivo do mantra havaiano

O Ho'oponopono é uma técnica de meditação e mantra de origem no Havaí que visa limpar e remover obstáculos mentais, a fim de corrigir erros Essa matéria Ho’oponopono – Origem, significado e objetivo do mantra havaiano foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O Ho’oponopono é um mantra de origem havaiana que tem objetivo de restaurar e fortalecer a harmonia e a gratidão, tanto na parte interior como na das relações com outras pessoas.

A técnica surgiu depois que Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona estudou as tradições da cultura do Havaí e sintetizou as bases dos ensinamentos locais para levar a outros povos.

A ideia é focar na mensagem de quatro frases simples e diretas: “Sinto muito”, “Por favor, me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou Grato”. Por meio delas, a meditação visa corrigir erros na forma de encarar e perceber o mundo e a si mesmo.

O que é Ho’oponopono

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Segredos do Mundo
Unsplash

Na língua local Ho’oponopono tem origem em duas palavras havaianas. Ho’o significa cura, enquanto ponopono quer dizer arrumar ou corrigir. Sendo assim, a expressão completa tem o sentido de corrigir algum erro.

Esse objetivo é buscado a partir de uma técnica de meditação voltada para o arrependimento e para o perdão. De acordo com a cultura dos havaianos antigos, todo erro tem origem em pensamentos contaminados por alguma dor, trauma ou memória do passado.

Dessa maneira, a intenção é focar nesses pensamentos e erros para que eles possam ser eliminados e, assim, o equilíbrio interno possa ser reestabelecido. Além disso, a técnica do Ho’oponopono tem intenção de ajudar o praticante a entender e enfrentar seus próprios problemas.

Como funciona

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Segredos do Mundo
Unsplash

O Ho’oponopono visa eliminar alguns pensamentos negativos que podem desconectar as pessoas de uma vida equilibrada. Esses conceitos podem estar em traumas, mas também em ideias básicas repetidas de forma incessante por muitos anos.

Pensamentos como “a vida é muito difícil”, por exemplo, ou frases que atacam a autoestima e incluem críticas, como “você é feio”, “você é burro”, “você não vai conseguir” podem acabar reforçando comportamentos negativos e limitadores.

Sendo assim, o Ho’oponopono busca reviver esses pensamentos para que eles sejam trazidos à tona, trabalhados e eliminados do pensamento durante a repetição do mantra havaiano. Dessa maneira, seria possível criar uma reconexão com conceitos interiorizados, a partir da limpeza das memórias.

Como colocar o Ho’oponopono em prática

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Ho'oponopono - origem, significado e objetivo do mantra havaiano

Segredos do Mundo
Unsplash

A princípio, a indicação é mentalizar os conceitos do Ho’oponopono sempre que estiver diante de situações e momentos desagradáveis. A técnica não exige posição ou dedicação específica, consistindo apenas a repetição das frases sugeridas, seja mentalmente ou em voz alta.

Para quem gosta de se aprofundar em superstições e espiritualidade, indica-se a repetição das frases “Sinto muito”, “Por favor, me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou Grato” por 108 vezes. Isso porque o número é considerado sagrado em algumas culturas, o que ajudaria a potencializar o ritual e os efeitos das frases no pensamento.

Para isso, por exemplo, é possível contar com o japamala. O acessório é um colar de bolinhas, parecido com o terço católico, e traz 108 marcações para fazer a contagem do mantra havaiano.

Apesar da indicação do Ho’oponopono, em casos de traumas graves ou dificuldade para superar memórias, é indicado procurar o tratamento com um especial profissionalizado da área de saúde mental. Ainda que a meditação possa ser uma tratamento alternativo, o especialista saberá indicar técnicas apropriadas para cada caso específico.

Fontes: Personare, Meca, Gili Store, Capricho

Imagens: Unsplash

Essa matéria Ho’oponopono – Origem, significado e objetivo do mantra havaiano foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Últimas